Correr no calor: 8 pontos-chave e dicas para correr no verão

26 de janeiro de 2019
Nos dias de muito calor, é preciso levar em conta certas precauções para praticar esportes, e no caso da corrida ainda mais, já que ela é praticada ao ar livre; por isso é conveniente evitar as piores horas do dia.

Com os dias mais ensolarados e quentes, começamos a fazer atividade física ao ar livre. Isso é muito bom, sem dúvida, mas para não sofrer muito ou ter os efeitos desejados devemos levar em conta algumas questões. Neste artigo vamos te dar 8 dicas para correr no verão.

Dicas para correr neste verão

Se você gosta de correr ou começou recentemente neste esporte fascinante, é muito importante que você tenha em mente certas questões. As precauções que você tomar podem significar um bom desempenho ou um dia de treinamento para ser esquecido.

Além disso, quando você corre na hora certa e com a roupa certa, há menos chance de você desistir na primeira semana (ou menos). Preste atenção nas dicas a seguir para correr neste verão:

1. Não corra ao meio-dia

As horas centrais do dia são as menos indicadas para o exercício, sobretudo ao ar livre. Se você quiser correr, prefira fazer isso no início da manhã ou então após as 18 horas. Evite o meio-dia e depois do almoço e procure um caminho que tenha uma boa sombra.

2. Proteja-se do sol

Não importa se o dia amanhecer nublado, embora não o estejamos vendo, o sol está sempre à espreita. Ainda que você siga a primeira das dicas para correr neste verão que te fornecemos, você terá que se proteger dos raios do sol (a menos que você queira correr às 10 horas da noite, é claro).

Antes de sair de casa, passe um bom protetor solar, principalmente no rosto e na nuca. Não se esqueça dos óculos escuros, bem como de um bom chapéu. Desta forma, você estará protegido contra os efeitos nocivos dos raios UV.

3. Beba muita água

Certamente você já ouviu ou leu essa recomendação centenas de vezes, mas nunca é demais recordá-la. Aos famosos “dois litros de água por dia” devemos acrescentar mais um para a época do ano e o exercício que fazemos.

Mulher bebendo água

Não se esqueça de levar uma garrafa de água quando for correr. Mesmo que seja chato carregá-la, você precisará dela a qualquer momento. E consuma a quantidade diária por meio de ingestões a cada uma hora, aproximadamente.

4. Escolha lugares naturais

Diz-se que, quando está fazendo calor, o cimento tem mais graus do que outros cenários. Por isso, escolha um local natural, com árvores e plantas, para correr. Isso não apenas será bom para distrair a vista, mas também terá menos impacto nas articulações devido à grama ou aos caminhos de pedra.

Se você mora perto de um rio, mar ou lagoa (ainda que seja artificial), recomendamos que você se exercite nesse local para dessa forma receber uma brisa fresca adicional… Exatamente o que você precisa quando está treinando!

5. Escolha roupas adequadas

Atualmente, podemos obter milhares de itens específicos para fazer exercício. Uma das dicas para correr no verão é comprar roupas de acordo não só com o esporte em si, mas também com a época do ano.

Evite cores escuras, pois elas aumentam a sensação de calor ao não permitir a passagem da luz solar. Além disso, também não use lycra. É melhor escolher tecidos mais frescos e que absorvam a transpiração rapidamente.

Mulher se alongando

7. Preste atenção ao clima

A sensação térmica é a combinação entre a umidade e a temperatura e é um dado muito importante quando se vai correr ao ar livre.

Quando o ar está muito úmido, é mais difícil para o corpo se resfriar com o suor. Além disso, é provável que você não tenha tanto oxigênio em seus pulmões, ainda que você respire como de costume.

7. Reduza a intensidade

No verão, não podemos tentar quebrar recordes ou superar as nossas marcas de outras épocas do ano, quando faz menos calor. Ainda que você goste de treinar nesses meses, tenha em mente que o corpo fará um esforço maior devido às altas temperaturas.

É essencial, então, reduzir a intensidade e o ritmo durante a corrida. Isso significa que você terá que se exigir menos. E, além disso, evite se exercitar até que o corpo não aguente mais. Depois será mais difícil para você se recuperar. Ao invés de não fazer nada, é sempre preferível fazer só um pouquinho.

8. Aproveite

Finalmente, recomendamos que, quando você sair para correr neste verão, você tenha momentos maravilhosos. Aproveite esta época para se exercitar ao ar livre, observar a paisagem e aproveitar suas férias para continuar treinando.

Com essas dicas para correr no verão, sua experiência será mais do que benéfica, tanto física quanto emocionalmente.