Dicas para começar a correr de manhã

21 de fevereiro de 2019
Adaptar-se a um novo horário nem sempre é fácil; também pode ser difícil para as pessoas que não estão acostumadas ao trabalho físico regular e optaram por correr para fazer o corpo suar; exercícios no início do dia exigem, entre outras coisas, muita força de vontade.

Para muitos corredores acostumados a treinar à tarde ou à noite, mudar a rotina e começar a correr de manhã causa melhorias inesperadas.

A lista de benefícios dos treinos matutinos passam desde o plano físico até o emocional. Os músculos geralmente estão descansados, livres de tensão e agem positivamente no cérebro; o estresse acumulado é liberado e, além disso, o dia é encarado com a melhor atitude possível.

Regra número um: dormir bem

Para qualquer pessoa, respeitar as horas de sono é um requisito essencial para ter uma boa saúde. Juntamente com uma dieta equilibrada e treinos constantes, isso forma um triângulo vital. Se o objetivo é começar a correr de manhã, esse detalhe se torna ainda mais necessário.

Regra número um: dormir bem

Entre sete e oito horas é o tempo de descanso ideal requerido após um longo e exaustivo dia. Para dormir bem, também é necessário ter um quarto escuro e, além disso, desligar qualquer dispositivo eletrônico que possa atrapalhar o sono; incluindo computadores, tablets ou televisores.

Verificar o Smartphone pouco antes de fechar os olhos não é uma boa ideia. É preferível ler um livro, ouvir música suave ou então fazer exercícios de relaxamento.

Um jantar leve e nutritivo

Da mesma forma, fazer um jantar leve duas horas antes de ir para a cama também é um requisito indispensável para dormir bem. Isso é positivo para que o sistema digestivo tenha completado suas tarefas e assim o corpo esteja realmente pronto para descansar.

Esta última refeição do dia deve incluir carboidratos e proteínas de fácil digestão. Elementos que vão fornecer a carga de energia necessária para se exercitar no dia seguinte.

Deixar tudo preparado

Sair da cama às cinco da manhã pode exigir mais esforço do que correr cinco quilômetros em ritmo acelerado. Por isso, possíveis desculpas que poderiam aparecer enquanto ainda não foi possível superar o sono matinal devem ser minimizadas.

A estratégia a ser seguida nesses casos é deixar tudo pronto na noite anterior. Embora ainda sonolentos, os corredores madrugadores devem saber que têm tudo à mão para atingir seus objetivos.

Esta preparação inclui tudo, desde escolher a roupa até guardar a garrafinha de água que será levada na geladeira. Além disso, também recarregue a bateria do celular e saiba exatamente onde ficaram as chaves, carteiras ou quaisquer outros acessórios necessários.

Mulher correndo feliz

Correr em jejum?

Este é um debate extenso. Algumas pessoas defendem de forma ferrenha os benefícios de correr pelas manhãs sem tomar o café da manhã. Por outro lado, o grupo das pessoas que consideram isso uma falha grave contra o organismo também é numeroso.

De qualquer forma, se treinar de manhã não fizer parte de uma rotina estabelecida, é melhor optar por fazer um pequeno lanche antes de começar a correr.

Além disso, a carga de açúcar incluída nas frutas, tais como as bananas, por exemplo, funciona bem para dar aquela energia ao corpo. Uma xícara de café, de preferência sem açúcar, é uma outra boa opção para dar um estímulo extra aos músculos que os estimule a se mover.

Começar a correr de manhã: melhor em grupo

As pessoas que já estão acostumadas a treinar à tarde provavelmente não sentem tanto a falta de companhia. Mas para as pessoas que quiserem começar a correr de manhã, ter companheiros de treino certamente será um incentivo extra.

Ao formar grupos numerosos, cumprir os treinos deixa de ser uma questão individual para se tornar parte de um pequeno coletivo. Além disso, o apoio é sempre bom quando a tentação de desistir está no ar.

Vestir-se  de forma adequada

É uma ideia relativamente comum começar com planos de treinamento regulares em janeiro, juntamente com os propósitos do novo ano. Mas praticar corrida no verão requer algumas considerações especiais que podem levar os iniciantes a abandonar a prática antes mesmo de sequer ter começado.

À medida que o sol nasce no horizonte, o aumento progressivo das temperaturas, em combinação com o próprio calor do corpo, pode causar uma sensação de fadiga irrecuperável.

Kalak, N., Gerber, M., Kirov, R., Mikoteit, T., Yordanova, J., Pühse, U., … & Brand, S. (2012). Daily morning running for 3 weeks improved sleep and psychological functioning in healthy adolescents compared with controls. Journal of Adolescent Health, 51(6), 615-622.