Cardio em jejum é uma boa prática?

· 16 de novembro de 2018
Se você costuma correr de manhã sem qualquer alimento no estômago, este artigo é para você. A seguir, vamos te dizer as consequências de fazer cardio em jejum. Anote!

Muitas pessoas perguntam se a realização de cardio em jejum pode melhorar os resultados e aumentar a perda de gordura. Existem alguns atletas que consideram que a realização de cardio com o estômago vazio é uma boa opção.

Certamente, você deve saber que o glicogênio, um carboidrato armazenado, geralmente se esgota pela manhã depois de passar a noite sem comer. Isso faz com que o corpo queime uma porcentagem maior de gordura em jejum, já que seu estoque de carboidratos não está disponível.

Na maioria dos casos você não esgota completamente os estoques de glicogênio enquanto dorme, o que lhe permite realizar ainda algum exercício antes de comer e queimar gordura com segurança.

Mulher na  academia com professor

No entanto, você deve ter cuidado porque, embora seja verdade que uma baixa reserva de glicogênio pode ajudá-lo a queimar mais gordura, se elas estiverem completamente esgotadas, isso pode ser muito negativo para o seu corpo e até causar consumo da massa muscular.

De forma alguma isso deve acontecer, já que o músculo é o que dá definição e tonifica. Além disso, à medida que os estoques de glicogênio nos músculos e no fígado se esgotam, o nível de glicose no sangue começa a diminuir. Isso pode causar fadiga, falta de coordenação, tontura e dificuldades de concentração.

Por outro lado, um excesso de comida antes do treino também pode ser negativo, pois isso faz com que uma parte do sangue se desvie dos músculos para o sistema digestivo para ajudar a processar a comida.

Tendo em mente que o sangue é o sistema de suprimento de oxigênio do seu corpo, isso significa que há uma alta probabilidade de que haja menos oxigênio disponível para o seu corpo, o que pode reduzir sua capacidade de queimar gordura através do exercício.

É bom fazer cardio em jejum?

Muitos atletas se perguntam se exercícios cardiovasculares com o estômago vazio podem acelerar a perda de gordura. Alguns acreditam que o cardio em jejum é mais eficaz na queima de gordura, enquanto outros acreditam que ele pode diminuir o desempenho e limitar a perda de gordura.

Antes de saber a resposta, é importante interpretar a importância dos alimentos nas sessões de cardio. Os carboidratos são a fonte preferida de combustível para fornecer a energia que o corpo necessita, enquanto as proteínas são usadas para o crescimento e reparação muscular.

Mulheres correndo na esteira

Tenha em mente que o corpo converte carboidratos em glicose, que posteriormente fornece energia. Durante o exercício, seu corpo recorre ao glicogênio armazenado como combustível quando a glicose não está disponível.

Por isso, recomendamos que você experimente para ver o que é melhor para o seu corpo. Se você ver que os resultados são bons com o estômago vazio, continue assim. Garanta um ótimo consumo de proteína e carboidratos logo depois de terminar o treinamento.

Faça o que funciona melhor para os seus treinos

O fato de fazer cardio em jejum faz com que o suprimento de glicogênio seja baixo, já que não entrou nada no estômago desde a noite anterior. Sem glicogênio suficiente, o corpo começa a queimar gordura mais cedo.

De fato, alguns estudos mostram que o cardio em jejum faz com que os atletas queimem 20% mais de gordura corporal, em comparação com aqueles que tomaram café da manhã antes do treinamento.

Mas isso só acontece em níveis muito baixos de intensidade de treinamento. Durante os níveis de intensidade moderada a alta, o corpo continua a quebrar significativamente mais gordura em jejum comparado a treinar depois de comer.

No entanto, outra pesquisa mostrou que as mulheres perdem quase a mesma quantidade de peso corporal com uma hora de cardio de intensidade moderada, independentemente de jejuar ou não.

Finalmente, recomendamos que, se você quiser comer alimentos antes de fazer cardio, coma alimentos leves, como maçãs, bananas ou nozes. Escolha alimentos que sejam fáceis de digerir e ideais para obter a energia necessária para o seu treinamento.

De qualquer forma, você nunca deve se sentir pressionado a fazer cardio com o estômago vazio, simplesmente porque você quer acelerar os resultados. Pelo contrário, se você realizar suas sessões de cardio e se sentir totalmente exausto depois de alguns minutos, pode não ser a abordagem mais adequada para você.

Não se esqueça que, em geral, se os seus treinos são longos, intensos e incluem intervalos de alta intensidade ou pesos pesados, é uma boa ideia alimentar-se antes das sessões.