6 excelentes benefícios de usar o transport

· 30 de setembro de 2018
A bicicleta elíptica ou transport é uma das máquinas nas quais melhor podemos regular a intensidade, o que nos permite praticar exercícios cardiovasculares sem grandes riscos.

Se você quiser usar uma máquina de cardio, a elíptica é uma ótima opção, pois nela você pode realizar uma série de exercícios completos. Podemos aquecer, queimar calorias, tonificar os músculos, fazer exercícios de intensidade forte para perder peso… São muitos os benefícios de usar o transport durante o seu treino!

Benefícios de usar o transport

É muito simples e prático de se exercitar nessa máquina. Verifique as mudanças positivas que ocorrem em seu corpo depois de usar a elíptica assiduamente.

A bicicleta elíptica é a maneira ideal de perder peso

Perder peso com o aparelho elíptico é simples e eficaz. Treinando com intensidade moderada por 30 minutos você pode perder 300 calorias.

Em uma hora de exercício de alta intensidade, você perderá entre 750-800 calorias. Estes exercícios favorecem também a eliminação da celulite e permite tonificar os músculos.

Fortalece o sistema cardiovascular

Este é um dos principais benefícios de usar o transport. Ele estimula a circulação sanguínea, fortalece os pulmões e reduz o colesterol ruim, o que contribui para o bom funcionamento da saúde cardiovascular.

Diminuição do risco de lesões

Homem com dor no joelho

O risco de sofrer uma lesão é mínimo na bicicleta elíptica, uma vez que as cargas e o impacto nas articulações são reduzidos. Além disso, diminui também as cargas aplicadas aos pés e as tensões musculares, o que evita dores nas costas e nos pés.

Abrange um grande número de movimentos

Cada movimento cíclico é completo, o que permite que você exercite de forma eficiente todo o seu corpo. Isso evita que você tenha que fazer exercícios individuais ou separados para trabalhar seus músculos. Ou seja, economiza tempo e dinheiro.

Você pode realizar exercícios específicos

Com a elíptica você também pode exercitar apenas as partes do seu corpo que deseja, se você quiser. Por exemplo, se você só precisa trabalhar pernas e glúteos, não use a alavanca para os braços e vice-versa. Você pode trabalhar outras partes específicas por meio de pedais reversos, com apenas uma perna ou com resistência.

Reduz o estresse

Mulher estressada no trabalho

Exercitar-se regularmente na elíptica vai oxigenar seu corpo e liberar endorfina; o chamado hormônio da felicidade. Isso contribuirá para uma sensação de bem-estar e eliminará o estresse.

Fortaleça o sistema muscular com a elíptica

Com este dispositivo você fortalece todo o sistema muscular. Enquanto exercita o membro inferior e superior, endurece as nádegas e relaxa os músculos, evitando dores nas costas, desconforto e também cuidando de sua cintura.

Usando a elíptica regularmente, você conseguirá exercitar aproximadamente 80% dos músculos do corpo. Quer mais benefícios de usar o transport?

  • Exercita os músculos principais das pernas: todos se fortalecem.
  • Fortifica a parte superior das nádegas e quadris: faz isso sem pressão excessiva ou sobrecarga.
  • Peitorais e dorsais ao lado da região lombar e abdominal: desde o início das sessões você notará o fortalecimento desses músculos.
  • Bíceps deltoides, tríceps: eles tonificam, ganham força e massa muscular.

Treine na sua casa com a elíptica

Esta máquina é ideal para treinar em casa, você pode se exercitar 5 dias por semana. Da mesma forma, todos os membros adultos da família podem aproveitar dos benefícios de usar o transport.

É um dispositivo que ocupa pouco espaço, você pode ter em casa e, além disso, é fácil desmontar. Seu custo é acessível e há uma grande variedade de modelos.

Quem pode usar a bicicleta elíptica?

Todas as pessoas que desejam praticar uma atividade cardiovascular sem complicações podem usar, mas é muito conveniente para:

  • Pessoas que possuem limitações físicas de qualquer tipo que não podem realizar exercícios de impacto.
  • Pessoas que sofreram uma lesão e que estão em processo de recuperação por meio de exercícios.
  • Indivíduos que precisam desenvolver resistência.
  • Para aqueles que procuram ter uma boa saúde cardiovascular.
  • Aqueles que devem perder peso para melhorar sua saúde e manter uma boa forma física.

Como utilizar essa máquina de cardio?

Mulher usando o transport na academia

Dependendo do seu objetivo, você deve levar em consideração essas sugestões:

  • Use os braços: se você cansar as pernas, apoie mais os braços, dessa forma você descansa, mas continua queimando calorias.
  • Para trabalhar na zona intermediária: deixe as mãos livres como se estivesse correndo, pois a força será concentrada no abdômen e no tronco.
  • No final da sessão: é também aconselhável usá-la depois de outros exercícios, pois consome muita energia.

Seja qual for o seu caso, a bicicleta elíptica é ideal para realizar exercícios, seja para recuperar de uma lesão ou apenas para mantê-lo em boa forma física.

Agora que você já sabe todos os benefícios de usar o transport, dê uma chance para ele na sua próxima ida à academia.