Esses são os 7 melhores benefícios de correr na praia

· 26 de dezembro de 2018
Não é necessário que seja verão para podermos aproveitar os grandes benefícios que correr na praia traz. Na verdade, durante todos os outros meses do ano a praia fica bem mais vazia e será ainda mais fácil praticar algum esporte nela.

Talvez durante todo o ano você treine, e esteja bem acostumado a fazer exercícios na sua rotina. Mas chega as férias e você não sabe como continuar seu treinamento. Ou talvez seja justamente o contrário, as férias te animaram para começar a se exercitar! Em qualquer dos casos, você pode aproveitar os benefícios de correr na praia.

Por que correr na praia?

No verão podemos fazer uma série de atividades e exercícios ao ar livre, e a chegada das férias não são uma desculpa para abandonar o treino. Inclusive pode ser o momento perfeito para começar a se exercitar, o que poderá continuar durante todo o ano.

Correr na praia é um prazer difícil de explicar com palavras. Temos que experimentar por nós mesmos para ver como é bom! Estar em contato com a brisa e o cheiro do mar, o som das ondas batendo, o sol e a areia sem dúvida recarregam as nossas energias.

São muitos os benefícios de correr na praia. E é bem diferente de correr em terrenos como o asfalto. Conheça-os a seguir.

Benefícios de correr na praia

1. Elimina o estresse

O próprio fato de estarmos no meio da natureza e um pouco afastado do burburinho das ruas e das obrigações já é relaxante por si só. Se você está sofrendo de muito estresse pelo seu trabalho ou problemas cotidianos, te recomendamos começar a correr na praia.

Não há nada mais bonito que fazer exercícios em contato com a natureza. Você pode treinar bem cedo de manhã para ter toda a praia para você e evitar as queimaduras provocadas por um sol forte. Além disso, isso te dará energia para todo o seu dia e você terá mais tempo para fazer todas as suas atividades.

Menina correndo na praia

2. Melhora a respiração

Quando você faz exercício o corpo precisa de uma boa quantidade de oxigênio. E no caso de você estar na praia, poderá respirar um ar mais puro, um dos melhores que você terá acesso.

As condições de umidade, pressão e temperatura que temos na costa são superiores em qualidade do que as que encontramos no meio da cidade. Desse modo, um dos benefícios de correr na praia que você vai sentir na hora é que você tem mais força, energia e resistência.

3. Queima muito mais calorias

Diferentemente do que acontece quando corremos em pistas ou outras superfícies planas, na praia temos um obstáculo a mais: a areia, que não é lisa, nem mesmo a que está perto da água.

Isso faz com que o esforço que realizamos seja maior e por isso que queimemos mais calorias. Além disso, devemos também somar a esse fato um outro aspecto: o calor e a umidade fazem com que suemos mais. Não esqueça de se hidratar antes, durante e depois do exercício!

4. Cicatriza as feridas

Um dos efeitos de correr na praia sem calçado é que podemos tratar feridas típicas que aparecem nos pés dos corredores e de todos aqueles que amam a corrida.

Sempre e quando tivermos o cuidado de limpar bem a pele para que não fique areia após o treino, poderemos contar com a ajuda da água do mar que é um excelente cicatrizante natural.

Ainda que você não esteja acostumado, tente fazer o exercício descalço. Notará a diferença na mesma hora.

5. É perfeito como reabilitação

Correr na areia tem efeitos muito bons também no caso de você ter sofrido alguma lesão. Na verdade, um dos benefícios de correr na praia é que ela funciona como reabilitação para alguns problemas bem conhecidos dos corredores, como a fascite plantar.

E, além disso, se alguma parte do treino é realizado na beira da água, poderemos também reabilitar nossos joelhos, tornozelos e quadríceps.

Casal correndo na praia

6. Cuida das articulações

O impacto na areia é muito melhor que o impacto no asfalto. Por isso recomenda-se a corrida na areia para aquelas pessoas com problemas articulares. Isso pode ser feito todas as manhãs ou tardes. Será possível realizar exercícios sem sentir dores no fim do treino.

7. Potencializa o equilíbrio e a estabilidade

Novamente temos que falar do tipo de superfície da corrida, já que nesse caso o que é benéfico é a superfície irregular da areia. Ela nos dá um apoio desigual que na verdade é um dos benefícios de correr na praia.

Teremos que desenvolver maior equilíbrio e resistência em cada pisada. Com isso, correr em outro lugar, como por exemplo em um parque da cidade, será algo muito mais fácil do que era antes.