Como fazer um treino na praia e quais seus benefícios

· 20 de setembro de 2018
Areia, sol e mar! Esta expressão não só lembra a delícia que é aproveitar o relaxamento e o descanso que um dia na praia envolve, mas também a diversão e o tempo aproveitado com amigos e familiares. Mas que tal usarmos o ambiente da praia também para treinar?

Se você é apaixonado pelas atividades físicas em geral ou caso tenha um esporte favorito, a praia acaba sendo um local não apenas apropriado, mas também gratificante para praticá-lo devido ao contato direto com a natureza. Descubra neste post como fazer um treino na praia de forma fácil e prática.

A praia como local de treinamento

É importante que você pense em todas as possibilidades que a praia oferece para se exercitar. Para isso, é necessário conhecer algumas opções de treinamento para que dessa forma você aproveite ao máximo as suas visitas à praia.

Tenha em mente que você pode alternar entre treinos na areia e também na água, dessa forma os exercícios serão bastante dinâmicos.

Que fique claro: não se esqueça de que você deve escolher uma hora apropriada do dia, já que o calor do sol pode te afetar caso você não tome cuidado. Use as primeiras horas do dia e o final da tarde, quando os raios do sol já diminuíram a sua intensidade.

Mulher se alongando na praia

Lembre-se de que na praia você não vai precisar de uma sessão de aquecimento longa, pois devido ao ambiente a temperatura natural do corpo fica mais alta.

Em que pode consistir um treino na praia?

Para começar sua atividade, uma das melhores coisas que você pode fazer são alguns exercícios de alongamento. Isso vai estimular a mobilidade geral dos seus músculos e tendões. Você pode fazer o seguinte:

  • Comece a nadar por um espaço de 5 a 10 minutos.
  • Mesmo que você ainda não saiba nadar, você pode começar com uma caminhada curta na beira da praia e depois passar para o trote.
  • Escolha o melhor local para fazer isso. Verifique a área primeiro e visualize possíveis riscos, como por exemplo conchas afiadas, pedaços de madeira, vidro ou latas e também maré alta.

Treino na praia básico

Depois do aquecimento, seu corpo estará mais ativo para iniciar um treino mais específico:

  • Enquanto corre, faça alguns tiros rápidos (sprints) por 10 segundos. Faça uma pausa de 10 segundos e então inicie o ciclo novamente. Corrida e tiros.
  • Em seguida, você pode fazer um treino de agachamentos na areia com os braços estendidos à frente ou sobre a cabeça. Tente fazer pelo menos entre 10 e 15 agachamentos.
  • Faça pausas no treino ou então um descanso ativo. Você pode caminhar pela beira da praia, mas com a água cobrindo até um pouco abaixo do joelho. Espere entre 2 e 4 minutos e então inicie os exercícios novamente.
  • Faça flexões de peito ou de braços na areia fina. Pelo menos entre 6 e 10.
  • Repita o descanso ativo.

Este seria o esquema básico de exercícios e você pode repetir o treino no espaço de uma hora.

Como um treino na praia te beneficia

Estes exercícios básicos podem te levar a um nível moderado ou médio, onde a intensidade será maior. Por exemplo, em vez de correr ou caminhar na beira da praia, você pode fazer isso dentro da água; deixe que ela cubra suas coxas para dessa forma gerar resistência para o músculo.

Você também pode combinar com a parte cardiovascular. Na praia, você vai melhorar sua resistência, potência e força.

Mulher fazendo exercícios na praia

Aproveite o treino na praia

Cuidar da sua condição física faz parte da sua vida. Por isso, mantenha o treino e lembre-se:

  • Utilize as primeiras horas da manhã e as últimas da tarde.
  • Beba muita água para estar sempre hidratado.
  • Faça o circuito ou treino pelo menos 2 ou 3 vezes por semana.
  • Não pule o café da manhã para que dessa forma o seu corpo tenha os nutrientes necessários para começar bem o dia.
  • Você pode levar oleaginosas para a praia para complementar sua alimentação durante as pausas.
  • Além disso, você também pode variar seu treino jogando um esporte como o vôlei, por exemplo.

Finalmente, você pode incluir um complemento para relaxamento, a música. Use seus períodos de relaxamento e descanso ouvindo música ou os sons do mar, assim você entrará em contato com você mesmo.

Você pode fazer esse treino caso você more perto da praia, ou também se você estiver descansando nas suas férias. Se você tiver uma atitude positiva, já sabe que até nas férias na praia você tem onde treinar!