Aumente a sua resistência correndo de diferentes maneiras

· 15 de dezembro de 2018
Se você quer aumentar a sua resistência ao correr, então este artigo é ideal para você. Tome nota!

Se você quer aumentar a sua resistência ao correr, você deve ficar sabendo que você pode conseguir isso de diferentes maneiras. Por isso, neste artigo, vamos aproveitar a oportunidade para rever as diferentes modalidades que podem te tornar um melhor corredor, bem como aumentar a sua capacidade física.

Certamente, a maioria das pessoas que praticam a corrida decidem começar a correr com o objetivo de melhorar o seu condicionamento físico, mas também, e acima de tudo, para correr mais rápido e por uma distância maior. Para alcançar este objetivo, é necessário acostumar o corpo progressivamente.

Além disso, o termo resistência se refere à capacidade de manter um esforço mais ou menos sustentado durante um período prolongado de tempo.

Desta forma, quando você tem muita resistência, você pode correr por um longo tempo sem se cansar. Para um corredor, a resistência é uma habilidade básica; ela permite que o corredor percorra distâncias maiores e que o sofrimento na corrida diminua.

Mulher correndo na estrada

É importante que você saiba que a resistência pode ser medida com a respiração, em nível cardiovascular e em nível muscular.

O último tem a ver com a capacidade de suportar o esforço ao longo do tempo. Finalmente, a resistência também é medida no nível mental. De qualquer forma, vamos descobrir algumas dicas que vão permitir que você aumente a sua resistência e assim se torne um corredor mais completo.

Diferentes maneiras de correr para aumentar a resistência

1.-Correr devagar

A primeira das maneiras de correr para aumentar a resistência é correr devagar. Parece óbvio, mas começar com um ritmo lento é uma das chaves para conseguir aumentar o desempenho.

O que acontece é que muitas pessoas começam imprimindo a sua velocidade máxima; assim, elas se cansam a poucos metros do início da atividade, já que mal conseguem manter esse nível de demanda.

Portanto, correr devagar é crucial se você quiser construir uma boa base de resistência e melhorar a sua capacidade de otimizar o uso do oxigênio.

Mais especificamente, trata-se de encontrar um bom ritmo de corrida que te permita aumentar a distância até se cansar. Aqui, cada pessoa precisa experimentar até que ponto se sente mais confortável e estável.

Mulher correndo em estrada de terra

Quanto à velocidade correta, será a que permitir manter uma conversa mínima. Recomendamos usar um monitor de frequência cardíaca para saber como o seu corpo responde.

Além disso, a corrida nessa intensidade baixa permite que a frequência cardíaca diminua gradualmente e que a velocidade média progrida pelo esforço em si.

2.-Corra por mais tempo

Depois de ter adquirido o ritmo necessário para fazer as suas corridas, talvez tenha chegado a hora de prolongar os treinos. Com o objetivo de trabalhar a resistência, te incentivamos a incluir uma corrida mais longa do que o habitual em um dos seus treinos semanais.

De fato, se você não tiver sucesso e seu corpo não puder lidar com esse novo impulso, você não deve se preocupar muito. Trata-se de, pouco a pouco, ir melhorando até que ele permita que você atinja os níveis de condicionamento desejados.

Para evitar qualquer tipo de lesão inesperada, o ideal é adicionar alguns minutos de corrida por semana. Obviamente, talvez você gaste mais tempo até atingir os seus objetivos; mas, dessa forma, você vai garantir que você chegue lá da melhor maneira possível.

Você só precisa manter a persistência e a motivação intactas!

3.- Saia para correr regularmente

Finalmente, recomendamos que você planeje as suas sessões de treino regularmente. É melhor correr um pouco, mas todas as semanas, do que correr muito sempre em períodos curtos e distantes um do outro.

Mulher correndo na cidade

No início, sair para treinar duas vezes por semana é uma excelente maneira de começar e uma forma segura de progredir. Lembremos que mais sessões no futuro imediato podem causar lesões. A dor muscular prolongada é um sinal claro da necessidade de uma parada completa e descanso.

Correr regularmente é uma das chaves para progredir. Dessa forma, o seu corpo vai se adaptar gradualmente aos esforços que você vai pedir que ele atenda. Lembre-se de que trabalhar com objetivos pequenos ajuda a não desanimar muito rapidamente.

Antes de terminar, não se esqueça de que, se você quiser aumentar a sua resistência correndo de diferentes maneiras, é necessário levar uma vida saudável.

Aspectos tais como o tabaco ou o álcool interferem diretamente na sua resistência, da mesma forma que não manter uma dieta adequada. Portanto, não se esqueça de que o trabalho continua mesmo depois que você terminar as sessões de treino. De qualquer forma, temos certeza de que você vai conseguir!