Você já ouviu falar sobre o Yoga facial?

· 12 de outubro de 2018
O Yoga facial é uma variação específica do Yoga tradicional. Com ele podemos relaxar o rosto e a mente.

O Yoga facial é um ramo desta prática ancestral que busca o equilíbrio entre o corpo e a mente humana. O rosto possui uma grande quantidade de músculos. Eles trabalham durante todo o dia com a expressão das emoções e devem ser exercitados para manterem-se firmes e jovens.

O humor reflete-se nos gestos faciais: a felicidade, a raiva e até o cansaço manifestam-se no rosto. Além dos tratamentos cosméticos, o Yoga facial dá um ótimo aspecto a essa parte do corpo.

Benefícios do Yoga facial

  • Reduz as tensões localizadas. O estresse causa a tensão de diferentes músculos e um cansaço que se vê no rosto. A ginástica facial facilita relaxar essa região afetada pelo que acontece no dia a dia.
  • Melhora o tom da pele. Os exercícios feitos ativam todo o sistema linfático, trazendo um aspecto melhor ao rosto.
  • Combate olheiras. Aplicar essa terapia debaixo dos olhos faz com que se reative a circulação sanguínea, eliminando pouco a pouco as inflamações antiestéticas.
  • Combates as rugas. Com atividades realizadas em poucos minutos, o Yoga facial possibilita que a pele seja esticada. Assim, alisam-se as marcas que surgem no rosto pelas expressões e a flacidez.
  • Suaviza inflamações no pescoço e no queixo. O Yoga facial tonifica a musculatura local. A constância nos exercícios traz melhoras notórias de maneira natural.
  • Aumenta a autoestima. Faz com que a pessoa se conecte consigo mesma. Realizar exercícios que são complementados pela respiração traz uma sensação de bem-estar e segurança.
  • Previne imperfeições. A pessoa pode identificar os gestos que deixam seu rosto cansado ou tenso. Esse conhecimento dá a oportunidade de modificá-los ou evitá-los.

O Yoga facial pode ser feito em casa e leva muito pouco tempo por dia. Entre 10 e 15 minutos de exercícios localizados na região do rosto são suficientes. Os resultados farão com que você seja uma pessoa mais tranquila e com um aspecto rejuvenescido.

Exercícios de Yoga facial para fazer em casa

Além de ser uma atividade que traz melhoras importantes no aspecto físico e no bem-estar do indivíduo, o Yoga facial é muito simples de fazer. Você só precisa de vontade e de um espelho. Em algumas ocasiões, pode parecer até um jogo de caretas. É fundamental a concentração para que a conexão realmente aconteça.

  • Olhos e testa: Com os dedos indicador e médio, forme um V e apoie cada um em um dos extremos da sobrancelha. Faça uma pequena pressão. Nessa posição, olhe para cima e leve a pálpebra para cima. Repita seis vezes com cada olho. Essa tarefa combate o envelhecimento e elimina as irritantes olheiras.
  • Língua e olhos: Abra os olhos o máximo possível, tire a língua e estique até o queixo. Concentre-se mentalmente, permaneça dez segundos e descanse. Faça séries de seis. As toxinas que se acumulam na área dos olhos são eliminadas com essa técnica.
  • Pálpebras: Uma área muito afetada pela flacidez da pele e por fatores externos, como a maquiagem. Para tonificar as pálpebras, eleve o olhos e levante as sobrancelhas. Deixe-as para cima enquanto fecha os olhos. Acompanhe com uma inspiração profunda pelo nariz. Repita seis vezes.

Mais exercícios interessantes para fazer em casa

  • Mesmo não sendo tão visíveis na região nasal, também existem músculos que devem ser fortalecidos e tonificados. Pressione suavemente as fossas nasais durante alguns segundos e solte. Faça essa pressão oito vezes.
  • Leve as bochechas para dentro e faça uma boca de peixe. Mantenha a posição por cerca de 30 segundos. Relaxe os lábios por algum tempo e repita a operação. Isso ajuda a combater as linhas que se formas ao redor dos lábios.
Mulher fazendo Yoga Facial

  • Fazer uma boca de peixe e levantar as sobrancelhas durante 20 segundos. Relaxe um pouco e repita o movimento. Assim, trabalhamos os músculos que mantêm a firmeza da testa, evitando rugas.
  • Couro cabeludo. Com massagens circulares de baixo para cima, mexa suavemente no cabelo. Isso melhora a circulação e favorece o crescimento do cabelo saudável. Aliviam-se também as tensões na região.

Recomenda-se realizar Yoga facial desde jovem para ter efeitos melhores, ainda que nunca seja tarde para começar. Um aspecto mais jovem e firme é possível de se conseguir, e ainda de maneira natural.