A melhor forma de emagrecer de maneira saudável

· 9 de outubro de 2018
Emagrecer pode ser um processo árduo e que precisa de muita força de vontade, e muitas vezes queremos que isso aconteça rapidamente. Não devemos, no entanto, esquecer da importância de uma nutrição adequada para manutenção da saúde

Se você quer emagrecer e não voltar a recuperar o peso, esqueça as dietas milagrosas ou aquelas que proíbem o consumo da maioria dos alimentos. Siga lendo e descubra qual a melhor forma de emagrecer de maneira saudável. 

Primeiro: mudança de mentalidade

A primeira coisa a levar em conta se você deseja emagrecer de maneira saudável é que, mais do que uma dieta, você passará por uma aprendizagem. Trata-se de aprender a comer.

Ainda que essa pareça uma frase muito óbvia, na verdade são muitas as pessoas que não sabem comer. É normal comer muito rápido, muito devagar, muitas vezes ou alimentos pouco saudáveis.

Por isso, antes de começar a dieta, é preciso fazer uma mudança interior. Temos, por exemplo, que deixar de lado a ideia de que você vai passar fome na dieta.

Comece a pensar que você vai aprender a levar uma vida saudável, e que você vai descobrir outra maneira de se alimentar. Essa nova forma vai te permitir comer o que você gosta, mas de um jeito muito mais variado e saudável.

O exercício: fundamental

Se você quer emagrecer de maneira saudável, deve saber que a alimentação não é tudo. Além de variar a forma de se alimentar, como falaremos a seguir, você precisa incluir a prática de exercícios em seu dia a dia.

O recomendado é que você dedique uma hora por dia para realizar qualquer atividade esportiva, seja ela de baixa ou alta intensidade. Você pode alternar diferentes exercícios como caminhar, correr, nadar ou ir à academia.

Você também pode mudar sua rotina e caminhar até o trabalho ou para o supermercado. Acostume-se a utilizar o carro ou o transporte público somente quando seja necessário. Deslocamento também é exercício.

Casal caminhando no parque

Fazer exercícios regularmente. Além de contribuir com a perda de peso saudável, traz muitos benefícios para a saúde: 

  • Aumenta a densidade óssea;
  • Aumenta a força muscular;
  • Diminui os níveis de estresse;
  • Melhora a mobilidade das articulações.

Mude a forma de cozinhar

Se você está consumindo alimentos saudáveis e mesmo assim não perde peso, pode ser que o motivo seja que você não cozinha da forma adequada.

Pouco adianta comer verduras se forem empanadas ou cheias de molho. O mesmo acontece com a salada, que torna-se um alimento pouco saudável quando comemos com molhos calóricos ou outros ingredientes nada saudáveis.

Mulher cozinhando

Se você quer emagrecer de maneira saudável e garantir que não voltará a recuperar os quilos, é preciso realizar essas mudanças em seu dia a dia:

  • Ao invés de empanar a carne ou o peixe, cozinhe na grelha. São feitos mais rapidamente, são saborosos e têm muito menos calorias.
  • Pare de comprar molhos prontos e faça seus próprios molhos.
  • Esqueça a comida pré-cozida. Há muitas alternativas muito mais saudáveis e que são fáceis de fazer. Aqui, temos várias opções de jantas rápidas e aqui uma receita de pizza caseira que é muito melhor do que as que você encontra no mercado.

Com apenas essas mudanças, você poderá continuar aproveitando os alimentos de sempre com muito menos calorias. É a melhor forma de diminuir cerca de 300 calorias por dia sem proibir o consumo de nenhum tipo de alimento, assim como acontece em várias dietas.

Mate a fome com snacks saudáveis

O momento crítico de qualquer dieta é aquele no qual sentimos fome em um horário que não seria de nenhuma refeição. É aí que aparece a tentação de comer alimentos pouco saudáveis, que podemos comprar rapidamente em qualquer mercado.

Mulher segurando uma travessa de frutas

A seguir, vamos propor uma série de snacks saudáveis para que você mate a fome de um jeito saudável, sem somar muitas calorias. É a melhor forma de se saciar e ao mesmo tempo não chegar à refeição seguinte com muita fome.

Emagrecer de maneira saudável: conclusão

Não é preciso ter uma alimentação rígida e proibitiva. Você só precisa comer de forma variada e cozinhando os alimentos da forma mais saudável possível. Os snacks saudáveis serão seus grandes aliados nos momentos de mais ansiedade. Além disso, não esqueça que o exercício é fundamental para manter um peso adequado.