Treinos com pesos beneficiam a saúde cardiovascular

· 31 de janeiro de 2019
Um treinamento com pesos pode nos ajudar a melhorar nossa saúde cardiovascular; podemos realizar muitos exercícios diferentes e até mesmo comprá-los para praticar em casa.

Costuma-se dizer que aqueles que fazem treinos com pesos negligenciam sua saúde cardiovascular por não fazerem exercícios aeróbicos. No entanto, o esforço necessário para levantar halteres, discos e barras também pode ser bom para o coração. Saiba mais no artigo a seguir.

A importância do treinamento com pesos

Hoje o levantamento de peso tem sido “ofuscado” por outras disciplinas que são tendência, razão pela qual muitos acreditam que este exercício não é o suficiente para manter uma boa saúde.

No entanto, a verdade é que ele é uma das melhores opções para desfrutar de uma vida saudável. O principal objetivo dos pesos é marcar e fortalecer os músculos. Para isso você precisa de resistência e potência.

Mulher segurando coração de plástico

Embora o ideal seja complementá-lo com um exercício aeróbico antes ou depois (por exemplo esteira ou bicicleta fixa), o certo é que quando procuramos fortalecer os músculos com os halteres e barras já fazemos exercício suficiente.

O resto nos ajudaria a queimar gordura e a ter mais resistência, mas o peso nos proporciona benefícios muito interessantes, como reduzir o risco de sofrer de osteoporose, melhorar a postura, ter mais força e evitar a perda de massa muscular.

Claro que não podemos deixar de lado o fator estético, já que braços bem marcados são sinônimos de beleza nos países ocidentais. E, além disso, merece destaque a disciplina e o comprometimento que são gerados quando cumprimos uma rotina de treinos.

Muitas pessoas evitam levantar pesos por medo de sofrer uma lesão ou mesmo com medo de aumentar desproporcionalmente uma parte do corpo. As mulheres chegam a afirmar que essa atividade as “masculiniza”.

No entanto, se formos acompanhados e dirigidos por um bom treinador, cumprirmos a técnica e levantarmos pesos de acordo com nossas habilidades, nada disso vai acontecer.

Os pesos são bons para a saúde cardiovascular?

Como dissemos antes, levantar pesos traz muitos benefícios. Mas há também vantagens desta atividade que não levamos em conta: promover a saúde, envelhecer melhor, prevenir lesões e desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

Mulher malhando com pesos

Até agora, acreditava-se que a saúde cardiovascular não era uma das vantagens de levantar pesos na academia, mas isso não é verdade. Como esse exercício aumentamos o fluxo sanguíneo da área trabalhada, e é fácil entender que isso tem uma consequência para o coração.

Embora os benefícios nos níveis cardíaco e respiratório não sejam os mesmos que os exercícios aeróbicos trazem, não devemos subestimar as melhorias que o levantamento de peso implica.

Para que as vantagens sejam ainda maiores não basta apenas levantar barras ou halteres, mas devemos ir além: adicionar um pouco de movimento às nossas sessões de treinamento.

Uma rotina de levantamento de peso de alta intensidade, incluindo cinco séries de 10 repetições de cada exercício, pode aumentar o oxigênio no corpo e melhorar a circulação sanguínea.

Portanto, uma sessão de pesos intervém na saúde das veias e artérias de forma semelhante ao que acontece quando fazemos cardio ou um treino aeróbico.

Ao contrário desta teoria, há outra versão que diz que o treinamento com pesos é ruim para a saúde cardiovascular. O problema está na pressão que o organismo precisa para levantar os halteres, os discos ou as barras, o que seria negativo para o nosso coração.

Um treino integral de pesos, especialmente a nível profissional ou competitivo, teria efeitos prejudiciais sobre as veias e artérias, por exemplo, da carótida e do pescoço.

Preste atenção quando você executar um exercício de bíceps ou tríceps: ao levantar os braços, as veias da sua testa e pescoço ficam marcadas. Isso acontece porque elas tensionam mais. O mesmo acontece com o coração, embora não possamos vê-lo.

Para evitar que o treinamento com pesos seja prejudicial à sua saúde cardiovascular, aconselhamos que você consulte o médico. O profissional fará diferentes estudos e indicará se você pode ou não fazer um treino desse tipo ou como complementá-la com outras disciplinas aeróbicas.

Dessa forma, tanto o coração quanto os músculos funcionarão da melhor maneira e você poderá aproveitar todos os benefícios que o exercício tem para te oferecer.

Cecconi, A., & Vivas, D. (2013). Corazón y deporte. Medicine (Spain). https://doi.org/10.1016/S0304-5412(13)70674-7