Como começar a correr depois dos 40? Um guia completo

· 18 de julho de 2018
A idade não serve de desculpa para desistir de praticar esportes; com uma série de dicas e levando em conta as características próprias de cada etapa, podemos aproveitar a corrida de forma completa

Geralmente se pensa que após uma certa idade não podemos mais iniciar nenhum exercício novo… Isso é um grande erro! Embora não tenhamos a mesma flexibilidade, resistência ou força que tínhamos aos 20, podemos começar a correr depois dos 40 sem problemas. Você quer saber como? Nós te contaremos neste artigo.

Guia para correr depois dos 40

Se você tem mais de quatro décadas de vida e decidiu se exercitar… Parabéns! Nunca é tarde para começar. É claro que não será a mesma coisa que quando você era adolescente, mas a verdade é que, pouco a pouco, você pode conseguir resultados muito bons e superar a si mesmo. Preste atenção nas dicas a seguir para correr depois dos 40:

1. Faça um check-up médico

É verdade que pode ser meio chato, mas é fundamental saber como está a nossa saúde, especialmente se você não pratica esportes há muito tempo (ou nunca praticou depois da escola).

Marque uma consulta com o médico e peça que ele indique os exames que você precisa: exames de sangue e urina, eletrocardiograma, densitometria… Você precisa estar bem de saúde para iniciar o exercício! Ou, pelo menos, deve saber se você sofre de algum problema e adaptar o treino às suas necessidades.

2. Descanse mais

Talvez você antes pudesse praticar exercícios todos os dias sem sentir fadiga… Mas agora que você já passou dos 40 você vai sentir cansaço depois de correr e no dia seguinte. É por isso que é importante que você espere 48 horas para voltar às pistas (ou à esteira).

Mulher dormindo em paz

O tempo que você leva para se recuperar e para que seus músculos se acostumem também dependerá de como você dorme: depois do treino, vá para a cama cedo.

3. Escolha um bom calçado

Este conselho não serve apenas para correr depois dos 40 anos, mas sim em qualquer idade. É uma condição imprescindível ter um calçado adequado para correr. Não se trata de um capricho ou de uma estratégia de marketing, mas sim que você deve estar bem protegidos dos impactos.

E isso não é tudo, porque se você não tiver uma pisada adequada, seus joelhos e até seus quadris também sofrerão. Invista em um calçado adequado e você não vai se arrepender.

4. Vá devagar

Quando começamos qualquer atividade, as primeiras vezes não são fáceis; é por isso que ir devagar ajudará você a não desistir no meio do caminho. Comece por 10 minutos, depois vá para 15, para 20 e assim por diante até completar uma hora de corrida…. Você quase não vai notar!

Não estabeleça uma meta muito exigente desde o primeiro dia, nem queira ir de 0 a 100 da noite para o dia. Não se esqueça que a frustração e o desespero levam ao desânimo e ao abandono. Lembre-se da frase: “devagar e sempre”.

Mulher calculando o tempo do exercício no relógio

5. Alimente-se bem

A dieta é um dos pilares fundamentais da vida saudável (o outro é o esporte), não importa que idade tenhamos. Consulte um nutricionista ou um médico esportivo para planejar uma dieta específica para sua idade, peso, estrutura física e suas características particulares.

Não escolha as ‘dietas milagrosas’ ou qualquer coisa assim. Lembre-se que correr depois dos 40 anos consome muita energia e o que você mais precisa são nutrientes que se transformem no combustível que permitirá que você continue treinando.

Não podem faltar cálcio, vitamina D, proteínas, zinco e fósforo. Onde você os consegue? Nos laticínios, nos vegetais de folhas escuras como o espinafre, nas castanhas, nos ovos, na carne magra e no peixe.

6. Alongue-se antes e depois

O chamado ‘aquecimento’ não é uma perda de tempo… Tampouco o alongamento após o exercício. Ambos são muito importantes porque previnem lesões, preparam os músculos para o esforço, reduzem cãibras e dores e permitem que o treino funcione melhor.

Além disso, são apenas 10 minutos (cinco antes e cinco depois) que não vão alongar tanto o tempo de treinamento.