Chá de cavalinha emagrece? Conheça os benefícios dessa planta

· 11 de julho de 2018
Trata-se de uma planta não muito conhecida no Brasil, mas a cavalinha ou rabo de cavalo tem excelentes propriedades para nossa saúde e faz parte da receita de muitos remédios naturais

A cavalinha ou rabo de cavalo é mundialmente conhecida por suas múltiplas propriedades . Seja qual for sua idade ou estado de saúde, com certeza tomar um chá por dia fará com que você se sinta melhor. A seguir, vamos lhe contar se chá de cavalinha emagrece, quais são os seus benefícios e em que casos podemos utilizá-la.

Como você verá, é muito mais que apenas um chá, já que também pode ser aplicada de forma direta ou ser tomada em cápsulas. Antes de começar a falar sobre essa planta, é importante destacar que seu consumo não é recomendado para mulheres grávidas. Isso porque a planta pode danificar o feto ou facilitar um aborto.

Se você quer saber todos os benefícios da rabo de cavalo e se esse chá de cavalinha emagrece de verdade, siga lendo. Com certeza, ao fim do texto, você vai querer colocar uma xícara deste chá em sua dieta.

Formas de tomar a rabo de cavalo

Chá de cavalinha com laranja

O normal é tomar a rabo de cavalo como chá. Se você escolher esse método, deverá ferver um litro de água com duas colheradas de sopa de rabo de cavalo. Mantenha a ebulição durante 10 minutos e deixe repousar.

Depois de 15 minutos, coe e tome durante o dia, em pequenas doses. Se você não gosta de chá, outra opção é tomar a rabo de cavalo em cápsulas. Podemos comprá-las em casas de ervas ou lojas especializadas. Para seu uso, siga as indicações do fabricante, já que não é indicado tomar mais do que a dose diária recomendada.

Chá de cavalinha emagrece?

Os chás de rabo de cavalo são muito utilizados pelas pessoas que desejam reduzir seu peso. Mas chá de cavalinha emagrece mesmo? Na verdade o que acontece é que seu consumo favorece a eliminação de líquidos e tem um efeito de saciedade. É preciso saber que o chá de rabo de cavalo não substitui uma refeição, mas é sim um complemento que ajuda na perda de peso.

Outro dado a ser levado em conta é que não se deve tomar mais do que três xícaras de chá por dia. O exagero leva a uma perda de potássio e abaixa a pressão. É por isso que é tão importante tomar a medida certa e não achar que, ao tomar mais, os resultados serão melhores.

Benefícios para o cabelo

rabo de cavalo para o cabelo

Poucas pessoas sabem, mas a rabo de cavalo é muito benéfica para o cabelo. Seja em forma de chá ou aplicada no cabelo, ajuda a fortalecer o fio e previne a caspa. Se você tem tendência à caspa, é recomendável que quando chegar o outono – época em que a caspa mais aparece – você inclua na dieta um ou dois chás de cavalinha por dia.

Além disso, outro dos benefícios da rabo de cavalo é que ela estimula o crescimento e previne a queda de cabelo. Para aplicá-la diretamente sobre o cabelo, devemos fazer um chá de rabo de cavalo e deixar repousar por 15 minutos.

Depois, aplicamos sobre o couro cabeludo, fazendo uma massagem suave. Tenha certeza de passar em todo o cabelo e deixe atuar por meia hora. Depois disso, limpe e seque o cabelo.

Fortalecedor natural de unhas

A rabo de cavalo tem altos níveis de silício. Esse componente traz muitos benefícios para as unhas e especialmente para as pessoas têm unhas que quebram facilmente. Se você quer fortalecer as unhas de forma natural, faça um chá concentrado de rabo de cavalo. Coloque aproximadamente o dobro desta planta no chá em relação à receita para consumo.

Quando a mistura esfriar, coloque as unhas na água por cerca de 15 minutos. Repita essa rotina duas vezes por mês e você verá que suas unhas estarão mais fortes e não quebrarão com tanta facilidade.

O chá perfeito para as pessoas mais velhas

Chá de rabo de cavalo quente

As infusões de rabo de cavalo são recomendadas especialmente para as pessoas mais velhas. Um chá por dia contribuirá para seu bem-estar físico em todos os aspectos: 

  • Mais elasticidade na pele e por isso menor aparição de rugas. Isso porque a rabo de cavalo favorece a produção de colágeno no organismo.
  • Fortalecimento do sistema imunológico. É muito recomendável tomar o chá para prevenir resfriados no inverno.
  • Melhora nos ossos por seu teor de silício. Serve tanto para a recuperação de fraturas quanto para doenças como a osteoporose.