Como tornar os treinos menos chatos?

29 de junho de 2019
Tornar os treinos menos chatos é possível se você levar em consideração algumas dicas. Neste artigo oferecemos algumas recomendações que podem ser muito úteis.

Às vezes tornar as atividades físicas mais agradáveis é extremamente complicado. No entanto, é uma das chaves para garantir a continuidade e o comprometimento como esportista. Portanto, neste artigo você saberá como tornar os treinos menos chatos. Siga essas dicas!

Levar em consideração alguns aspectos-chave é importante especialmente quando chega a hora de agregar um pouco de emoção e diversão às suas sessões. No entanto, você não deve se preocupar muito já que, na maioria dos casos, as mudanças que você deve realizar são mínimas.

Por exemplo, apenas o fato de ir a uma parte diferente de sua academia, treinar com outro grupo de pessoas ou mudar de centro de treinamento pode ser tudo o que você precisa para quebrar a rotina e recuperar a motivação.

Não perca de vista o fato de que um treino chato pode comprometer seus objetivos de condicionamento físico e dificultar muito a permanência na atividade. Felizmente existem muitas maneiras de tornar o exercício interessante e saudável.

Além disso, se você se esforça para fazer com que seu regime de exercícios tenha resultados positivos, você alcançará seus objetivos mais rapidamente e evitará a estagnação. A seguir, contamos como fazer isso.

Como tornar os treinos menos chatos?

1. Altere o cenário

A primeira das dicas para tornar os treinos menos chatos é mudar com frequência o local onde você realiza suas sessões. Se você costuma treinar todos os dias da semana somente na academia, recomendamos, por exemplo, introduzir ao treino, por um dia ou dois, uma corrida ao ar livre.

O fato de mudar o cenário agregará riqueza ao seu treino e, assim, você acabará com a monotonia. Além disso, tenha em mente que cada cenário é diferente e envolve o trabalho de outros músculos do corpo.

Um treino chato pode comprometer seus objetivos de condicionamento físico e dificultar muito a permanência no curso

2. Registre e supere suas próprias conquistas

Uma das melhores maneiras de manter a motivação intacta é buscar a superação pessoal constantemente. Para tornar os treinos menos chatos, é aconselhável manter um registro diário dos trabalhos realizados.

Isso se aplica tanto aos tempos pessoais em exercícios aeróbicos quanto à carga de peso utilizada ou ao número de séries e repetições no levantamento de peso. Busque novas conquistas pessoais e recompense-se por alcançá-las.

3. Contrate um personal trainer

A grande maioria das academias dispõem de personal trainers para controlar o uso correto das máquinas e dos pesos. Além disso, seu papel é ajudar os atletas a dar uma renovada no seu treino.

Em outras palavras, o fato de contratar um personal trainer serve como guia para que muitos atletas treinem de maneira correta e corrijam alguns aspectos básicos, como a nutrição. Você verá como não apenas conseguirá melhores resultados, mas seus treinos passarão de monótonos a desafiadores e interessantes.

4. Frequentar uma nova aula fitness em grupo

As aulas de ginástica em grupo te ajudam a conhecer novas pessoas e também a aprender novos exercícios. Esta é também uma das melhores maneiras, além das mais fáceis, de tornar os treinos menos chatos.

Neste sentido, recomendamos que você confira as aulas em grupo oferecidas pela sua academia e se inscreva naquela que parecer mais interessante. Se gostar, você pode incorporá-la em suas séries de exercícios.

5. Procure companhia para que seus treinos sejam menos chatos

Por último, você deve saber que você também pode envolver seus amigos e torná-los parte de seu treino. Às vezes, apenas o fato de ter alguém com quem treinar pode mudar sua atitude.

Procure companhia para que seus treinos sejam menos chatos

Adicionalmente, o fato de ir à academia na companhia de alguém também provoca um aumento na motivação e na intensidade das sessões. No entanto, a única coisa para a qual você deve ficar atento é não perder muito tempo conversando enquanto treina.

Como você pode observar neste artigo, é possível tornar seus exercícios menos chatos se você seguir apenas algumas recomendações. Estamos convencidos de que nossa lista de dicas permitirá que você dê o seu melhor em cada um de seus treinos. O que você está esperando para começar?

  • Caudwell, K. M., & Keatley, D. A. (2016). The effect of men’s body attitudes and motivation for gym attendance. Journal of Strength and Conditioning Research, 30(9), 2550–2556. https://doi.org/10.1519/JSC.0000000000001344
  • Miquelon, P., Knäuper, B., & Vallerand, R. J. (2012). Motivation and goal attainment. The role of compensatory beliefs. Appetite, 58(2), 608–615. https://doi.org/10.1016/j.appet.2011.12.025
  • Khaghani Far, I., Ferron, M., Ibarra, F., Baez, M., Tranquillini, S., Casati, F., & Doppio, N. (2015). The interplay of physical and social wellbeing in older adults: investigating the relationship between physical training and social interactions with virtual social environments. PeerJ Computer Science, 1, e30. https://doi.org/10.7717/peerj-cs.30
  • Sibley, B. A., & Bergman, S. M. (2018). What keeps athletes in the gym? Goals, psychological needs, and motivation of CrossFitTM participants. International Journal of Sport and Exercise Psychology, 16(5), 555–574. https://doi.org/10.1080/1612197X.2017.1280835