Qual a função dos músculos abdominais?

Além da sua importante contribuição estética, a função dos músculos abdominais é decisiva para a postura do corpo e para a proteção dos órgãos vitais. 
Qual a função dos músculos abdominais?

Última atualização: 21 outubro, 2019

Eles nos mantêm na posição vertical, reforçam as costas e protegem as vísceras. A função dos músculos abdominais é de vital importância para o organismo. Eles estão localizados entre a parte inferior do tórax e a pélvis, na frente do corpo.

Qual a função dos músculos abdominais?

Os oblíquos abdominais internos e externos, o abdômen transverso e os músculos retos abdominais protegem as vísceras. Eles também ajudam a manter uma postura ereta e a controlar a respiração.

Quando contraídos, eles expandem o peso intra-abdominal pelo tempo necessário para espirrar, tossir, levantar objetos, urinar ou dar à luz.

Juntamente com os músculos paralombares, os músculos abdominais fortalecem os movimentos do corpo a partir do momento em que a pessoa se levanta e se deita. Eles fazem isso de maneira harmoniosa e equilibrada.

Os músculos abdominais desempenham um papel primordial em ajudar o tronco a coordenar ações com o cérebro, a medula e o resto do corpo. Em muitos casos, eles se destacam por seus atributos estéticos.

Quais são os músculos abdominais?

Reto anterior ou reto abdominal

O reto anterior é um músculo longo e achatado localizado entre as costelas e o osso pélvico, na parte frontal da pelve. Sua principal função é a flexão do tronco.

Esse músculo também protege os movimentos que acontecem entre a caixa torácica e a pélvis e mantém a postura reta. Sua função é básica na manutenção do corpo. Simultaneamente, controla a respiração e protege os órgãos internos através do peso intra-abdominal.

Qual a função dos músculos abdominais?

Quando um indivíduo em uma academia trabalha o abdômen superior e inferior, ele se concentra nesse músculo. O reto abdominal é definido por uma linha branca no centro, conhecida como linha alba. Há outras três que lhe dão sua forma característica, aquela que busca se destacar através do treinamento.

Oblíquos

Outros músculos em que as pessoas se concentram para desenvolver um corpo mais bonito são os oblíquos. Existem os externos e internos:

  • Os oblíquos externos são os maiores dos quatro músculos abdominais e estão localizados nas laterais do reto abdominal, desde as costelas até a pélvis. Esses músculos facilitam a torção lateral, a rotação central e a flexão da coluna vertebral. Além disso, eles compartilham com o resto dos músculos abdominais a função de proteger as vísceras.
  • Os oblíquos internos são um par de músculos profundos localizados abaixo dos oblíquos externos, que ajudam na flexão do tronco. Eles facilitam a inclinação e a rotação para os lados, e oferecem proteção aos órgãos internos.
  • Os internos atuam em um ângulo oposto aos externos em flexão lateral.
Oblíquos

O transverso abdominal 

É a camada muscular abdominal mais profunda, localizada sob os músculos retos abdominais e oblíquos. É uma espécie de cinta que estreita e suaviza a área do estômago e se une à estrutura abdominal.

Basicamente, esse músculo protege e compacta os órgãos e o peso interno do estômago. Tem uma função importante na forte expiração do ar dos pulmões e no equilíbrio da coluna.

Flexores do quadril, músculos abdominais?

Muitas vezes eles trabalham como se fossem músculos abdominais. Na verdade, os flexores do quadril unem as pernas e o tronco. O músculo reto femoral, psoas iliacus, sartório e pectíneo são músculos grandes e sólidos que auxiliam nas contrações abdominais.

Flexores do quadril, músculos abdominais?

Tensão abdominal

Por ser uma das partes do corpo que mais trabalha durante os treinos, é mais propensa a episódios de tensão. As lesões nos músculos são frequentes e muitas vezes relacionadas à execução de atividades intensas.

Um descanso impróprio dos músculos ou um peso que excede as habilidades do indivíduo são outras causas. Também podemos adicionar o movimento rápido e mal executado. Hérnias abdominais podem ser uma consequência desse tipo de prática, o inchaço e as cãibras também.

Tensão abdominal

Se ocorrerem tonturas, vômitos ou suor frio, juntamente com a tensão abdominal, será necessário consultar um médico. Para evitar esses desconfortos, é imperativo realizar um aquecimento antes de um treino forte. Além disso, o descanso subsequente é obrigatório.

Além disso, para neutralizar esses problemas, várias opções podem ser usadas. Por exemplo, é possível aplicar uma bolsa térmica fria na área para reduzir a irritação, a dor e o inchaço.

Finalmente, o calor também será útil para relaxar os músculos, aliviando a tensão e minimizando a irritação. Os analgésicos, a pressão através de cintas e o descanso por um tempo razoável são outras alternativas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.