Confie nas suas capacidades e seja seu próprio guia

26 de junho de 2019
Você tem controle de tudo, e deve estar consciente que pode guiar a si mesmo em direção ao sucesso. Compromisso, confiança, determinação e perseverança são valores essenciais para manter o foco!

Você não precisa da ajuda de terceiros para te empurrar no caminho dos seus objetivos. Adquira confiança em si mesmo e seja seu próprio guia. Com os seguintes conselhos, você terá um passo a passo para iniciar este caminho. Confie nas suas capacidades!

Geralmente as pessoas estão acostumadas a ter alguém para orientá-las e guiá-las em direção ao objetivo que desejam alcançar. Por exemplo, quando criança ou adolescente, temos a ajuda de nossos pais, professores, irmãos e pessoas mais velhas que nos acompanham no dia a dia.

Contudo, na idade adulta, apesar de termos muito mais independência, ainda existem figuras similares, como o chefe do trabalho ou o professor da academia. No entanto, tudo que você precisa para alcançar o sucesso está dentro de você mesmo.

A força do desejo

Existe uma frase de Aristóteles ideal para descrever o ponto de partida do caminho até algum propósito: ”Há apenas uma força motriz: o desejo”. Quando o ser humano deseja muito alguma coisa, não há maior impulso do que o fato de querer.

O desejo é importante para você se tornar seu próprio guia, porque ninguém além de você mesmo pode desejar algo positivo com tanta força. Portanto, a primeira coisa que você deve estabelecer é o que você deseja.

Pergunte a si mesmo o que você quer e escreva. É primordial ter um objetivo claro, se não, por onde você vai se guiar? Não é aconselhável que você perca seu tempo se dispersando.

Confie no que você pode fazer

Em 2005, Steve Jobs apresentou um discurso na Universidade de Standford onde afirmou o seguinte: “Então vocês devem confiar que os pontos se ligarão alguma vez no futuro. Você tem que confiar em algo, seu instinto, o destino, a vida, o karma, o que for…”

A preparação mental é importante

Assim como afirma Jobs, é necessário que você confie que o que você está fazendo te levará onde você quer estar ou ao que deseja. Cedo ou tarde tudo vai se encaixar, mas é necessário que você confie em seus instintos.

Da mesma forma, confiar no que você faz vai de mãos dadas com a autoconfiança. Você deve acreditar em si, no que você faz e no que você deseja. É também essencial que você acredite que é capaz de alcançar aquilo que quer alcançar.

Confiar nas suas capacidades é um degrau importante na escada de coisas que você pode fazer. Por exemplo, para uma pessoa que nunca praticou esportes, pode ser muito difícil começar. No entanto, o fato de acreditar em si mesmo o fará buscar maneiras de avançar para conseguir ser bom nessa atividade.

Compromisso: um recurso básico

O compromisso é essencial. Se você não se comprometer com alguém ou alguma coisa, é muito provável que vá fracassar. Não é certo começar algo, parar por um tempo e depois retomar, pois isso mina nossa autoestima e autoconfiança. Lembre-se: confie nas suas capacidades!

Não é conveniente ter uma relação instável com o que você deseja. Por isso, você deve se comprometer e tornar isso uma prioridade. Diminuir o valor do seu objetivo só te coloca mais longe dele.

Confie nas suas capacidades: seja seu próprio guia

Compromisso, confiança, determinação e perseverança são valores primordiais para se manter focado. Esses elementos são os que te manterão em constante trabalho para alcançar o que você quer.

Ao longo da jornada, haverá pessoas que irão intervir, umas positivamente e outras de forma negativa. No entanto,  você é quem deve tomar as rédeas. Você pode escutar os comentários e conselhos positivos e descartar tudo que for negativo e que possa afetar seu desempenho.

Mulher fazendo esportes

Um caso exemplar é mostrado no filme Em busca da felicidade, que relata a história real de Chris Gardner, um homem desempregado, abandonado pela esposa, com um filho e uma grande dívida. Este homem vendia artefatos médicos, até que um dia tomou a decisão de entrar no mercado da bolsa de valores.

Seu desejo era tão grande, assim como a vontade de alcançar uma estabilidade e compromisso, que não precisou de uma esposa para guiá-lo ou algum amigo para ensinar sobre o mercado da bolsa de valores. Ele foi seu próprio guia, ele mesmo teve a determinação para trabalhar em busca do seu sonho.

Fique com essa lição: você deve acreditar que é capaz de conquistar tudo que quer e você pode sim ser seu próprio guia. Você tem o controle de tudo e deve estar consciente de que pode se guiar para o sucesso apesar das dificuldades. Seja seu próprio guia e confie nas suas capacidades!