Logo image
Logo image

5 dicas para relaxar quando estiver nervoso

4 minutos
É normal ficar nervoso diante de situações desconhecidas, mas é preciso controlar o nervosismo para evitar ser prejudicado. Com essas dicas simples, você poderá relaxar em situações importantes, como competições e jogos oficiais.
5 dicas para relaxar quando estiver nervoso
Última atualização: 11 abril, 2021

Conhecer dicas para relaxar é uma das lições mais úteis que podemos adquirir. Todos nós precisamos de momentos de desconexão, mas nem todas as pessoas sabem como encontrar paz de espírito.

O nervosismo é uma reação normal do corpo diante de uma situação desconhecida ou temida. Essa reação em si não é ruim, já que ela nos prepara para a ação e o enfrentamento. O problema surge quando a reação se mantém durante muito tempo, ou quando é desencadeada diante de situações que não são um perigo verdadeiro, como falar em público, por exemplo.

5 dicas para relaxar

Controlar o nervosismo é uma forma de controlar as reações emocionais. Isso influencia positivamente tanto a autoestima quanto o modo de lidar com a situação. Por isso, a seguir, vamos dar algumas dicas simples para relaxar quando estiver nervoso.

1. Concentre a sua atenção na respiração

A sensação de nervosismo é acompanhada por uma série de sintomas fisiológicos que todos conhecemos bem. O aumento dos batimentos cardíacos, a tensão muscular ou a respiração curta e rápida são alguns exemplos.

Esses sintomas influenciam muito na manutenção do nervosismo, pois a consciência de estar nervoso aumenta o desconforto e o mal-estar. Por isso, controlá-los é uma solução para conseguir relaxar.

As técnicas de respiração, como a respiração diafragmática ou profunda, são muito úteis para eliminar esse componente emocional do nervosismo. Assim afirma um estudo publicado na Revista de Psicología del Deporte: treinar técnicas de respiração é eficaz para reduzir a ansiedade antes das competições em jogadores de tênis de mesa.

2. Pratique o diálogo interno positivo

Some figure

Outro sintoma do nervosismo é ter pensamentos negativos sobre si mesmo ou sobre o futuro. No entanto, esses pensamentos não fazem nada além de reforçar o desconforto.

Livrar-se de pensamentos negativos não é tão fácil quanto parece, e não se trata apenas de dizer ao atleta para parar de pensar na sua preocupação. Pelo contrário, quanto mais se tenta resistir aos pensamentos negativos, mais fortes e intensos eles se tornam.

Uma solução para isso é direcionar o foco do pensamento para instruções positivas. Dizer frases como “vou fazer o meu melhor” ou “estou preparado para lidar com isso” é muito útil para acalmar vozes internas negativas.

3. Permita-se falhar, não há problema nenhum em cometer erros

Cometer erros é a coisa mais natural e humana que existe. Mesmo assim, muita importância é dada ao erro com a ideia de que o erro é algo vergonhoso e que deve ser evitado a todo custo.

Em muitas ocasiões, o nervosismo vem do medo de cometer erros ou de desapontar os outros. O atleta treinou duro e tem as habilidades necessárias para vencer uma competição, mas esse medo irracional de cometer erros pode prejudicá-lo.

Os treinadores devem apoiar os atletas e incentivá-los a continuar tentando, apesar dos erros. O único erro que não deve ser tolerado é desistir ou deixar de tentar.

4. Visualize-se tendo sucesso

A imaginação tem muita influência sobre os pensamentos e emoções. Seu poder é tão grande que ela é usada pelos psicólogos com frequência, como uma técnica para tratar condições como fobias ou ansiedade generalizada.

A visualização é uma poderosa técnica psicológica para aumentar o desempenho esportivo. Uma das suas aplicações é reduzir o nervosismo em momentos importantes.

De acordo com um estudo publicado pela Psychology of Sport and Exercise, a visualização é uma técnica usada pelos pentatletas para que possam se preparar mentalmente antes de uma competição. Esse método traz segurança e tranquilidade porque permite rever o treinamento mentalmente.

5. Aproveite o poder da meditação

São muitas as atividades para relaxar: ouvir música, dançar, escrever… Mas, sem dúvida, há uma que se destaca por causa dos seus efeitos e pela facilidade de aprendizagem: a meditação.

De forma resumida, a meditação consiste em se conectar com o seu eu interior e minimizar as interferências externas. Dessa maneira, é possível se aprofundar nos aspectos que geralmente passam despercebidos ou nos quais não prestamos atenção durante o dia.

Some figure

Graças a isso, é possível descobrir muito sobre si mesmo. Conhecer-se profundamente é uma ferramenta muito valiosa, pois permite que cada um tenha consciência dos seus pontos fortes e das suas formas de enfrentar as dificuldades.

Aplique essas dicas para relaxar e esquecer o estresse

Conforme foi dito no início, o nervosismo é uma reação normal diante de uma situação desconhecida. No entanto, só porque é algo normal, isso não significa que devemos permanecer de braços cruzados. O nervosismo descontrolado é arriscado, pois pode ser a diferença entre ganhar ou perder um jogo ou competição.

Ao aplicar essas dicas para relaxar, você obterá o alívio imediato do estresse. O segredo é colocá-las em prática assim que o desconforto for detectado. Quanto maior a demora para controlar o nervosismo, maior será o esforço necessário por parte do indivíduo para superá-lo depois.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Bertollo, M., Saltarelli, B., y  Robazza, C. (2009). Mental preparation strategies of elite modern pentathletes. Psychology of Sport and Exercise, 10(2), 244-254.
  • Urra Tobar, B. (2014). Evaluación de la efectividad del entrenamiento de estrategias de afrontamiento en el nivel de ansiedad precompetitiva en tenimesistas. Revista de psicología del deporte, 23(1), 67-74.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.