8 motivos para praticar exercícios todos os dias

· 6 de setembro de 2018
O esporte é uma parte essencial de uma vida saudável. Ajuda a manter a forma e a limpar a mente das ocupações diárias, a prevenir doenças e a descansar melhor à noite. Conheça todos os motivos para se exercitar regularmente.

As taxas de sedentarismo no mundo são bastante altas. Por isso, ainda hoje é necessário enfatizar as vantagens oferecidas por praticar exercícios todos os dias. Se você é um daqueles que ainda tem dúvidas sobre o assunto, nós o convidamos a ler o seguinte artigo.

Devido à proliferação das opções de comida rápida e grandes campanhas da mídia que promovem o consumo de alimentos e produtos pouco benéficos para a saúde, hoje em dia é ainda mais importante praticar exercícios todos os dias.

Muitas pessoas não se dão conta como podem mudar suas vidas com uma quantidade mínima de exercício diário. A seguir, damos oito razões convincentes para adotar esse novo estilo de vida.

Mulher pulando corda no parque

8 motivos para praticar exercícios todos os dias

1.- Mantém a saúde

O exercício é a chave mestra para abrir a porta da boa saúde. Isso inclui tanto a saúde física quanto a saúde mental, por diversos motivos que mostraremos a seguir.

Como os profissionais da medicina costumam dizer, o ideal é não atacar uma condição quando ela ocorre, mas fazer todo o possível para evitá-la. Nesse sentido, o exercício é, talvez, a melhor ferramenta que podemos oferecer ao nosso corpo.

2.- Previne doenças

Praticar exercícios todos os dias será de grande ajuda para evitar diferentes doenças. Alguns das principais são:

  • Doenças cardiovasculares: a atividade física mantém o coração e os pulmões ativos; além disso, otimiza o sistema circulatório e melhora o fluxo de oxigênio por todo o corpo. Portanto, é a melhor maneira para evitar doenças cardíacas, o colesterol alto, a doença arterial coronariana e os AVCs.
  • Diabetes e síndrome metabólica: estas duas condições podem ser evitadas ao praticar exercícios todos os dias graças ao fato de que o organismo reduz os níveis de açúcar no sangue durante e após o exercício. Além disso, a insulina cumpre melhor sua tarefa nos corpos que permanecem em forma.
  • Câncer: o exercício físico reduz o risco de desenvolver câncer de cólon, de mama, de útero e de pulmão.
  • Problemas ósseos e musculares: ao manter a musculatura ativa, sofreremos menos lesões musculares. Além disso, os ossos serão mais estáveis ​​e fortes, especialmente se acompanharmos a atividade física com uma dieta adequada.
Mulher se preparando para fazer exercício

3.- Melhora o humor

Quando nos exercitamos, liberamos grandes quantidades de um hormônio chamado endorfina. Quanto maior o prazer, maior a produção desse “hormônio do bem-estar”, como é chamado.

Seu nome diz tudo: o exercício fará de você uma pessoa mais ativa, relaxada e bem-humorada em situações cotidianas. Depois de uma boa sessão de treino, especialmente se for intensa, você se sentirá cansado, mas radiante.

4.- Favorece a motivação e a concentração para outras atividades

A liberação de hormônios benéficos para o organismo também atinge o cérebro. Assim, ele permanece ativo, descansado e pronto para enfrentar as exigências que impomos após ter tido momentos de ‘desconexão’ durante o exercício.

5.- Permite descansar melhor

Ao realizar atividade física, queimamos energia e liberamos as tensões acumuladas no corpo. Isso nos permite descansar melhor durante as noites. O descanso, na verdade, também é uma parte essencial do treinamento.

6.- Serve para regular o peso corporal

Se queremos ganhar ou perder peso, a prática de exercícios geralmente é a solução. Claro, também deve ser acompanhada de uma dieta de acordo com os objetivos.

A relação existente entre as calorias consumidas na alimentação e as queimadas durante o exercício terá um impacto direto no peso. Assim, é possível evitar uma epidemia da atualidade ao praticar exercícios todos os dias: a obesidade. Com isso, também estaremos evitando muitas doenças.

7.- Favorece as relações sociais

Seja na academia, no clube ou em qualquer outra instituição esportiva, estaremos junto com outras pessoas ao nos exercitarmos. Isso aumentará a possibilidade de entrar em novos relacionamentos, assim como fortalecer os laços de amizade que já temos.

8.- Melhora a autoestima

Claro, o exercício nos fará queimar gordura e ganhar músculos. O resultado direto desse processo é uma melhor silhueta, desde que nos alimentemos de maneira equilibrada.

O indivíduo se sentirá melhor consigo mesmo praticando exercícios habitualmente. Sua autoestima, sua confiança e, consequentemente, sua saúde mental e emocional serão favorecidas. Isso também terá um impacto na sua vida social.

Com base em todos os itens acima, o melhor que você pode fazer é começar a se mover. A Organização Mundial da Saúde recomenda que os adultos façam 150 minutos de exercícios aeróbicos por semana; ou 75 de exercícios de alta intensidade.

Menina correndo no parque em uma competição

Dentro da categoria ‘atividade física’ temos atividades recreativas ou de lazer, os deslocamentos que fazemos diariamente a pé, tarefas domésticas, jogos e esportes, entre outros. Em qualquer um dos casos, você e seu corpo podem desfrutar de todos os benefícios indiscutíveis de praticar exercícios todos os dias!