Alimentos funcionais: a fibra vai melhorar a sua vida!

17 de janeiro de 2019
A fibra é um componente necessário para o nosso corpo, por isso é importante não negligenciar o seu consumo e ingeri-la regularmente para garantir a saúde ideal.

Os alimentos funcionais são aqueles alimentos caracterizados não apenas por suas características nutricionais, mas também pelo cumprimento de uma função específica; como melhorar a saúde e reduzir o risco de contrair doenças.

Isto se dá principalmente devido à adição de componentes biologicamente ativos como minerais, vitaminas, fibras alimentares, etc.

Alimentos funcionais

  • Fibra alimentar: a fibra é geralmente encontrada em maior quantidade em frutas, cereais, legumes ou vegetais. Este é um material vegetal que resiste à digestão e facilita o trânsito do sistema digestivo.
  • Ácidos graxos e ômega 3: estes ácidos graxos estão presentes nos óleos de peixe.
  • Prebióticos: são aqueles que favorecem o desenvolvimento de certas bactérias benéficas, naturalmente presentes em nosso intestino.
  • Probióticos: contêm bactérias vivas que têm efeitos no intestino.
Menina comendo um pote de fruta com sementes

Benefícios dos alimentos funcionais

Alguns dos benefícios das fibras são:

  • Protegem contra a possibilidade de sofrer câncer
  • Reduzem o risco de doença cardíaca coronária
  • Diminuem o colesterol no sangue
  • Favorecem o trânsito intestinal

Alguns dos benefícios dos ácidos graxos e ômega 3 são:

  • Previnem doenças cardiovasculares
  • Previnem doenças como o câncer de mama

Alguns dos benefícios dos alimentos funcionais prébióticos são:

  • Podem produzir no intestino ácidos graxos de cadeia curta
  • Eles ajudam o funcionamento do sistema digestivo
  • Previnem doenças, incluindo o câncer

Alguns dos benefícios dos alimentos funcionais probióticos são:

  • Ajudam a reidratar o intestino
  • Fornecem antibióticos naturais que parecem reduzir a diarreia
  • Além disso, eles melhoram a resposta imunológica do organismo

Saiba o que é a fibra e como ela melhora nossa qualidade de vida

A fibra é um componente vegetal que contém lignina e polissacarídeos e que devido a sua composição é altamente resistente à hidrólise de enzimas digestivas humanas.

A fibra pode ser dividida em dois tipos, a solúvel e a insolúvel. A primeira atrai a água e torna a digestão mais lenta. Além disso, esta fibra reduz o colesterol e é encontrada na cevada, nozes, lentilhas e até mesmo em algumas frutas ou legumes.

Por outro lado, temos a fibra insolúvel, que ao contrário das outras fibras solúveis acelera a passagem de alimentos no estômago e intestinos. Esta fibra pode ser encontrada em vegetais, grãos integrais…

Mulher lavando verduras

Benefícios e funções da fibra

  • Se você quer controlar seu peso, a fibra vegetal adiciona volume à sua dieta e isso causará uma grande sensação de estar satisfeito.
  • A fibra trabalha em estreita colaboração com a flora intestinal, o conjunto de bactérias que vive no intestino e que é responsável ​​pelo processamento de alguns alimentos mais complicados de digerir; absorvem nutrientes e formam um ecossistema complexo que se autorregula e permanece em equilíbrio.

A fibra ajuda a dar consistência às fezes e isso favorece o trânsito intestinal. Além disso, reduz a absorção de colesterol, glicose e ácidos biliares.

  • Se você consumir fibras regularmente na sua dieta, isso pode te ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, infecciosas ou respiratórias.
  • Como dissemos anteriormente, a fibra favorece o trânsito intestinal, que mantém o intestino limpo e saudável e previne a constipação e o acúmulo de toxinas no organismo.
  • Ela também ajuda a prevenir a obesidade (porque, como explicamos anteriormente, alimentos funcionais com fibra são mais satisfatórios do que aqueles que não têm).
  • Previne diverticulose, que é a doença causada pela pressão excessiva sobre as paredes intestinais.
  • E já que a fibra é essencial para a defecação e manutenção da microflora do cólon, estudos mostram que as pessoas que consomem alimentos funcionais ricos em fibras têm menos chance de desenvolver câncer de cólon.

Como vimos, é muito importante consumir alimentos funcionais ricos em nutrientes, mas principalmente em fibras, uma vez que a fibra tem múltiplos benefícios para a saúde.

Se você tem problemas intestinais, não se esqueça de comer no almoço ou no lanche um pedaço de fruta, comer pão de trigo integral em vez de pão branco e beber muita água.