Você sabe preparar uma mochila de emergência?

Sem dúvidas ser prevenido nunca é exagero, portanto ter uma mochila de emergência pronta para qualquer problema inesperado é uma escolha sábia
Você sabe preparar uma mochila de emergência?

Última atualização: 10 abril, 2019

Você já ouviu as recomendações de governos de todo o mundo de ter uma mochila de emergência pronta? Você sabe para que? Bem, vamos falar sobre isso e, mais importante, vamos te ensinar a preparar a sua.

O que é uma mochila de emergência

Em linhas gerais, uma mochila de emergência é uma ‘despensa’ com as coisas que podem ser úteis caso haja um desastre natural na área em que vivemos. Ou podemos viver no mundo da fantasia e acreditar que nada nunca vai acontecer.

No entanto, este é um erro que leva muitos a perderem suas vidas diante de um desastre natural. Devemos lembrar que nos últimos anos houve mais terremotos, enchentes, tufões, maremotos e tornados que ao longo de toda a história da humanidade.

O que é uma mochila de emergência

Isso pode ser causado por mudanças climáticas, por danos à camada de ozônio ou, resumindo, porque estamos destruindo a terra. As fortes enchentes que vimos  no nosso país fizeram com que muitos perdessem suas casas.

Para todos esses eventos, os governos recomendam fortemente que tenhamos uma mochila de emergência para cada membro de nossa família em casa. Em caso de nos vermos em meio a um desastre, isso poderia nos manter vivos até que as equipes de resgate chegassem ou até mesmo salvar nossas vidas.

Como deve ser e o que você deve colocar

De modo geral, a mochila de emergência deve ser do tipo montanhismo, com um tamanho suficiente para carregar tudo o que está listado abaixo, e também deve ser feita de materiais resistentes capazes de suportar a inclemência do tempo.

Como deve ser e o que você deve colocar em uma mochila de emergência

Por isso é melhor que seja à prova de água, porque nos permitirá manter tudo em boas condições, mesmo que tenhamos que nadar ou passar por grandes quantidades de água.

Nesse sentido a mochila, ou mochilas dependendo de quantas pessoas moram em casa, deve estar em uma área acessível, para que possamos pegá-la rapidamente sem parar para procurá-la e correr caso seja necessário.

O que sua mochila de emergência deve ter?

  • Cobertores (melhor se forem térmicos, porque são eficazes e ocupam pouco espaço), uma muda completa de roupas quentes e sapatos resistentes.
  • Lanterna, rádio (bateria ou manivela) e baterias sobressalentes.
  • Kit de primeiros socorros e um apito para pedir ajuda.
  • Talheres, abridor de latas, ferramentas de bolso multiuso e fósforos à prova d’água.
  • Máscaras, fita adesiva à prova d’água e lona plástica para se cobrir.
  • Escovas de dentes, sabonete, absorventes e papel higiênico. Além disso, uma toalha também pode ser útil.
  • Itens para o cuidado de crianças e idosos ou doentes.
  • Um recipiente à prova d’água com medicamentos, cópias de prescrições médicas e documentos importantes.
  • Os números de telefone dos seus contatos, pontos de encontro e um mapa da área.
  • Cartões bancários e dinheiro em espécie.
  • Um conjunto extra de chaves da casa e do carro.
  • Alimentos enlatados com validade longa ou alimentos não perecíveis; por exemplo, oleaginosas, barras energéticas, etc. O melhor é ter alimentos calóricos que nos mantenham com energia mais tempo e em menor quantidade.
  • Água para pelo menos três dias. Recomenda-se entre 1,5 litros e 3 litros por pessoa. É evidente que tudo também depende de quanto peso você pode carregar.
  • Um celular extra com uma bateria carregada.
  • Carregador de celular externo ou uma placa de painéis solares.
  • Pastilhas de purificação de água ou um filtro, na sua ausência. Isto irá limpar a água suja.

Em suma, vá preparando sua mochila de emergência; pode ser que você nunca precise usá-la, mas é melhor ser prevenido. Lembre-se de conferir a comida e a água todos os anos e substitua-as se necessário.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.