Tendinite e ruptura do manguito rotador: causas e tratamentos

20 de fevereiro de 2020
Qual é o mecanismo do manguito rotador em nosso ombro? É um sistema muscular que possibilita o movimento dessa articulação. Sua lesão é chamada de tendinite ou ruptura do manguito rotador.

O manguito rotador inclui um grupo de músculos e tendões presos aos ossos da articulação do ombro. Quando ficam irritados ocorre a tendinite. Em outros casos ocorre uma lesão: a ruptura do manguito rotador. É conveniente conhecer as causas desse problema e como tratá-lo.

A função do manguito rotador é de grande importância. É um sistema que suporta a cabeça do úmero na articulação que se forma com a omoplata, conhecida como escápula. Além disso, ele é responsável por controlar os movimentos dos ombros.

No entanto, as lesões no manguito rotador são algo comum. Um exemplo disso é a tendinite, conhecida como síndrome do impacto, ombro do lançador, nadador, tenista ou síndrome da sobrecarga do ombro.

Causas da tendinite

A tendinite causa inchaço, dor e limita o movimento. Geralmente ocorre em jovens, devido ao esforço repetitivo ou sobrecarga no ombro. Nos idosos, a degeneração do tendão é geralmente devida ao envelhecimento.

As causas dessa doença são diversas. Um esporão que reduz o espaço entre os ossos é uma dessas causas. Quem trabalha com computadores ou como cabeleireiro também está propenso a sofrer com isso, pois mantém o braço na mesma posição por um longo período de tempo.

Alguns esportes, como tênis, natação, levantamento de peso ou beisebol, também apresentam riscos. Todos eles exigem movimentos frequentes que forçam o braço a ser elevado acima da cabeça.

Má postura por anos, dormir sempre para o mesmo lado apoiado no mesmo braço e envelhecimento também são causas da tendinite. Além disso, ter um histórico familiar pode aumentar sua chance de ter problemas no manguito rotador.

Causas da tendinite

Ruptura do manguito rotador

Quando um tendão se desprende, pode ocorrer uma ruptura do manguito rotador. Isso pode acontecer devido a uma queda sobre o braço esticado ou após um movimento repentino para levantar um grande peso.

O rompimento crônico pode ocorrer lentamente através do desgaste progressivo do tendão, que em algum momento se rompe. Se o manguito rotador estiver irritado, as possibilidades aumentam.

A ruptura será parcial quando não houver separação total dos tendões do osso. Os exercícios de fisioterapia são geralmente a solução para aumentar a flexibilidade e fortalecer os músculos ao redor da articulação.

A ruptura é completa quando o tendão é completamente separado do osso e a cicatrização fica mais difícil. Essa situação pode exigir uma cirurgia para transferir tendões ou substituir a articulação.

Sintomas da lesão do manguito rotador

A intensa dor no ombro indica alguma lesão, altera o sono e impede os movimentos como tocar ou pentear o próprio cabelo. Se a dor gerar fraqueza no braço, é essencial consultar um médico para evitar uma perda permanente de mobilidade.

Exercícios para prevenir

Os exercícios para fortalecer os ombros e os alongamentos ajudam a prevenir as lesões. É preciso dar ênfase ao trabalho dos músculos da parte de trás dos ombros, bem como dos músculos ao redor da omoplata. Isso irá melhorar o equilíbrio muscular dessa área do corpo.

Como parte da terapia, exercícios para manter a amplitude articular devem estar incluídos. Existem alguns que são específicos para pessoas que praticam determinados esportes. Além disso, são recomendadas massagens, termoterapia, acupuntura, ondas de choque e a modificação de certas atividades.

Sintomas da lesão do manguito rotador

Outros tratamentos

Os anti-inflamatórios não esteroides reduzem a dor e a inflamação. O alívio também pode ser alcançado com injeções de homeopatia e corticosteroides, embora seja recomendável que esta seja a última opção.

A intervenção cirúrgica acontece quando o alívio da dor não é alcançado através dos medicamentos. Nesses casos, a artroscopia ou cirurgia aberta pode ser necessária.

Nessas intervenções, o braço é imobilizado por um curto período de tempo e, em seguida, há um período de reabilitação com exercícios. Estes devem ser adaptados às necessidades da pessoa e ao tipo de operação que foi realizada.

As restrições permanentes do braço não são convenientes. Com isso, o tecido articular aumenta e fica rígido, o que causa a síndrome do ombro congelado.

Todas essas decisões serão tomadas após o diagnóstico, que pode incluir exames de imagem, como ressonância magnética, radiografias ou ultrassom. A escolha dependerá da história clínica e dos sintomas.

Ao aprender mais sobre a tendinite e a ruptura do manguito rotador, suas causas e tratamento, obteremos um alívio mais rápido. É importante estar atento aos sintomas e procurar o especialista na hora certa.

  • C. Pedret; I. Iriarte; A. Carrera. Patología del manguito de los rotadores. Extraído de: https://www.medicapanamericana.com/TemasMuestra/TemaMuestra-Exp-EcografiaMusculoesqueletica.pdf
  • Soler Romagosa. F. Mapfre. Roturas parciales del manguito rotador. http://www.mapfre.com/fundacion/html/revistas/trauma/v23s1/docs/Articulo7.pdf