Você sabe o que é sobrecarga muscular?

27 de setembro de 2019
A sobrecarga muscular é uma das lesões mais comuns entre esportistas. No artigo a seguir você descobrirá tudo o que precisa saber para evitá-la e, se necessário, tratá-la.

A sobrecarga muscular é causada pela repetição prolongada de um movimento que resulta na fadiga do músculo envolvido. A principal causa das sobrecargas musculares é o treinamento excessivo.

Esse tipo de lesão é muito comum entre os esportistas, por isso, neste artigo informamos tudo o que você precisa saber. Tome nota e descubra mais a seguir!

Em poucas palavras, sobrecarregar seu sistema muscular significa se exercitar em um nível superior ao que você está acostumado. Sempre é recomendável, ao notar uma sobrecarga muscular, procurar um especialista para evitar que ela piore e possa resultar em uma lesão maior.

A sobrecarga causa incômodo nas articulações e falta de mobilidade, além de dor nos músculos afetados.

Além disso, sempre é importante respeitar os períodos de descanso para eliminar a tensão muscular e evitar o excesso de treinamento, fatores que podem levar a uma sobrecarga muscular.

Após uma sobrecarga muscular, a atividade física pode ser retomada somente quando não houver mais dor e a força muscular e a mobilidade do membro lesionado tiverem retornado ao normal.

Garante resultados

A sobrecarga pode parecer algo ruim, pois talvez evidencie que você esteja se excedendo. No entanto, o que realmente significa é que a intensidade do exercício é alta o suficiente (acima do normal) para que ocorra a adaptação fisiológica.

De fato, essa sobrecarga fará com que as fibras musculares se tornem mais fortes e, às vezes, maiores, para suportar a carga adicional. Se você deseja ver os resultados no treino com pesos, deve levantar mais do que seus músculos podem suportar.

A sobrecarga segura e eficaz é importante para a obtenção de resultados. No entanto, devido ao potencial de lesões, você deve procurar o aconselhamento de um personal trainer experiente e certificado antes de planejar e alterar seu treino.

Nesse sentido, o fato de ajustar periodicamente o treino para incorporar a sobrecarga também pode ajudá-lo a reduzir o tédio de fazer a mesma coisa repetidamente. Com um planejamento adequado, isso pode significar uma excelente maneira de continuar desafiando seu corpo em cada aspecto da sua condição física.

A sobrecarga muscular é causada pela repetição prolongada de um movimento que resulta na fadiga do músculo envolvido

Exercício cardiovascular e sobrecarga muscular

O tipo de exercício que você pratica fará com que seu corpo realize ajustes e melhore sua capacidade para essa atividade física específica.

Assim, você pode criar uma sobrecarga com exercícios cardiovasculares ou com o treino de resistência. A sobrecarga do sistema muscular pode ser alcançada aumentando as variáveis, embora de uma forma ligeiramente diferente.

A sobrecarga cardiovascular, por exemplo, pode ocorrer quando se aumenta a duração, a intensidade ou a frequência do exercício aeróbico. Quando falamos de duração, estamos nos referindo ao tempo durante o qual você realiza o exercício, como pode ser o caso se você adicionar cinco minutos ao treino.

Além disso, a intensidade também pode ser aumentada ao ir mais rápido, o que dificulta o mesmo exercício de sempre. Quanto à frequência, significa simplesmente aumentar o número de vezes que se realiza um trabalho.

Levantamento de pesos e sobrecarga muscular

A sobrecarga muscular no levantamento de pesos pode ser alcançada aumentando a quantidade de tempo que você gasta levantando pesos. Também quando você aumenta o número de repetições ou o número de séries por exercício ou reduz o tempo de descanso entre cada série.

A frequência desse tipo de exercício não deve ser aumentada sem o devido cuidado. Isso se deve ao fato de que o treino de resistência geralmente deve proporcionar aos músculos exercitados um período de descanso de 24 a 48 horas entre cada sessão antes de retomar os exercícios.

A principal causa das sobrecargas musculares é o treinamento excessivo

Em suma, a sobrecarga efetiva através do exercício consiste em realizar progressos em relação ao estado físico. Uma vez que seu corpo se adapte à nova carga de trabalho, você poderá começar a realizar ajustes adicionais.

Por fim, não esqueça que, para evitar uma sobrecarga muscular, é muito importante seguir um plano de treinamento progressivo e realizar um bom aquecimento. Siga essas dicas e melhore os resultados do seu treino!