Lesões dos ligamentos do joelho: quais as mais comuns?
As lesões dos ligamentos do joelho são um motivo comum de trauma. Embora não seja motivo de preocupação se nos exercitarmos com precaução e atenção à técnica, é um tipo de lesão a ser levada em consideração em esportes como futebol ou hóquei, nos quais estamos expostos a movimentos mais bruscos.
Anatomia do joelho
Devemos conhecer a estrutura anatômica para saber quais tipos de lesões dos ligamentos do joelho poderíamos sofrer. Para isso, veremos quais ligamentos temos nessa articulação e quais são mais propensos a uma lesão.
1. Ligamento cruzado anterior (LCA)
Este ligamento atravessa a parte interna da articulação e evita que a tíbia se hiperestenda em relação ao fêmur. É o ligamento que se lesiona com mais frequência.
Não é incomum que sua lesão esteja associada ao ligamento lateral interno do joelho e do menisco, com os quais forma a conhecida “tríade”. É lesionado devido a movimentos bruscos e mudanças de direção, como as que ocorrem no futebol ou basquete.
2. Ligamento cruzado posterior (LCP)
Assim como o ligamento cruzado anterior, ele atravessa o interior do joelho, mas posterior ao anterior. Sua lesão é menos comum e menos dolorosa que a do LCA. A lesão desse ligamento geralmente é, com mais frequência, resultado de golpes e traumas.
Imagem: artroscopiadrcortez.com
3. Ligamentos laterais (LLI e LLE)
São dois ligamentos que percorrem as faces laterais da articulação. Temos dois: um na face interna, que é o ligamento lateral interno, e outro pela face externa, que é o ligamento lateral externo.
Esses ligamentos impedem que ocorram giros bruscos do joelho, tanto interna quanto externamente. Sua lesão é típica de giros bruscos com o pé apoiado ou de traumatismos.
Fatores de risco
Há uma série de fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de sofrer este tipo de lesão nos ligamento do joelho:
- A obesidade é um dos principais fatores de risco. Quando uma pessoa com obesidade começa a se exercitar, além de colocar a articulação diante de um estresse que não está acostumada a suportar, precisa carregar todo o peso adicionado. Por isso, esses indivíduos precisam começar a praticar esportes de forma mais gradual e controlada.
- Esportes de risco. Modalidades como futebol, hóquei, basquete ou até pádel incluem muitas mudanças repentinas de movimento e intensidade, assim como certos giros que podem levar a lesões em nossos ligamentos.
- Traumatismos. Como já mencionamos, as lesões de alguns desses ligamentos em muitos casos são causadas por traumas. Por isso, certas profissões ou a prática de alguns esportes de contato estão associadas a um risco aumentado de sofrer uma lesão nos ligamentos.
Prevenção das lesões dos ligamento do joelho
A melhor maneira de combater este tipo de lesão é a prevenção. A seguir, listaremos uma série de recomendações que geralmente são feitas para colocar em prática e cuidar de nossos joelhos:
- É essencial iniciar com um bom aquecimento, que nos ajudará a preparar a articulação para o trabalho.
- Os alongamentos no final da sessão servem para eliminar toxinas e metabólitos que se acumulam nas estruturas periarticulares (especialmente a bursa) e favorecem a inflamação. Além disso, permitem que você relaxe os músculos usados durante a atividade física.
- É aconselhável adquirir conhecimentos de biomecânica e ergometria. Para isso, podemos ir à um fisioterapeuta ou especialista em medicina esportiva, que nos ensinará a realizar exercícios com uma técnica apropriada. Também é possível que nos proponham exercícios de fortalecimento, que ajudarão a evitar essas lesões.
Finalmente, se já sofremos alguma dessas lesões, a primeira coisa que devemos fazer é procurar um traumatologista para decidir qual tratamento será apropriado. Em muitos casos, isso envolve passar pela sala de operações.
De qualquer forma, é recomendável enfatizar a prevenção e o fortalecimento articular para evitar as lesões dos ligamentos dos joelhos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Forriol, F., Maestro, A., & J, V. M. (2008). El Ligamento cruzado anterior : morfología y función The anterior cruciate ligament : Morphology and function. Trauma Fundación MAPFRE, 19, 7–18.
- Calzada, B. (2006). Biomecánica de la articulación de la rodilla tras lesiones ligamentosas. Revista Internacional de Metodos Mumericos Para Calculo y Diseño En Ingenieria, 22, 63–78. Retrieved from http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2004170
- Jacquot, L., Selmi, T. A. S., Servien, E., & Neyret, P. (2012). Lesiones recientes de los ligamentos de la rodilla. EMC – Aparato Locomotor, 36(2), 1–22. https://doi.org/10.1016/s1286-935x(03)72276-x
- An Overview of Knee Ligament Injuries [Internet]. WebMD. 2019 [cited 13 March 2019]. Available from: https://www.webmd.com/fitness-exercise/guide/knee-ligament-injuries#1
- (LCA) L. Lesión del ligamento cruzado anterior (LCA): MedlinePlus enciclopedia médica [Internet]. Medlineplus.gov. 2019 [cited 13 March 2019]. Available from: https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/001074.htm
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.