Foam Roller: tudo o que você precisa saber
No mundo fitness, o Foam Roller tem ganhado importância como uma maneira de ativar a musculatura ou relaxá-la antes ou depois de uma sessão. No artigo de hoje, conheceremos um pouco mais a fundo esta nova ferramenta, suas vantagens e como podemos aplicá-la.
O que é o Foam Roller?
O Foam Roller, ou rolo de liberação miofascial, é um rolo de diferentes materiais — mas sempre firmes — que facilita a aplicação da técnica de liberação miofascial de maneira autônoma.
Para executar essa técnica, devemos utilizar nosso próprio peso corporal para rolar sobre este elemento com a região da musculatura que queremos trabalhar ou liberar.
A aplicação do Foam Roller tem duas indicações:
- O primeiro defende o uso dessa terapia para aumentar a flexibilidade e retardar o surgimento da dor
- Outro menos estudado defende seu uso visando uma melhoria no desempenho esportivo
Quais são os benefícios de utilizar o Foam Roller?
Como mencionado anteriormente, o Foam Roller é uma boa ferramenta para ativar os músculos antes de um treino ou também para relaxá-los após uma sessão. O uso do rolo de liberação miofascial apresenta os seguintes benefícios:
- Ativação e melhora do fluxo sanguíneo
- Pode liberar a musculatura de pequenas contraturas que podem ocorrer como resultado da atividade física ou laboral
- Ativação da musculatura antes do treino e relaxamento da mesma após ele
- Pode gerar uma diminuição da tensão a nível muscular
- Redução do estresse muscular
- Aumento da ativação dos estabilizadores musculares
- Melhoria na flexibilidade
- Correção de problemas de mobilidade, pois pode reduzir os níveis de encurtamento de certas regiões ou estruturas musculares
- Aumento do fluxo de nutrientes, graças à ativação da circulação sanguínea
- Correção de certos desequilíbrios musculares, graças ao trabalho de mobilidade mencionado anteriormente
Como devemos utilizar o Foam Roller?
Para introduzir o Foam Roller em nosso treino, devemos levar em consideração vários aspectos. O primeiro ponto envolve a dureza e o material do rolo.
Dependendo da marca, podemos encontrar dois tipos de rolos: um mais duro e outro um pouco mais macio. Por esse mesmo motivo, para começar a utilizar a ferramenta, é conveniente selecionar o rolo mais macio.
Em segundo lugar, devemos ser bastante cautelosos ao aplicar pressão. À medida que nossa prática com O elemento aumentar e aprimorarmos a técnica envolvida, poderemos aumentar o grau de pressão sem risco de danificar a fáscia.
Como podemos começar a utilizá-lo?
Devemos começar progressivamente. Dessa forma, primeiro realizamos uma pequena pressão na região que queremos trabalhar. É melhor começar com uma região muscular grande, como as pernas.
Gradualmente, manteremos a pressão em pontos específicos, mantendo essa posição por alguns segundos. Em seguida, rolamos sobre o rolo cobrindo a maior superfície possível sobre a região muscular a ser trabalhada.
A todo momento, devemos ter cuidado ao trabalhar qualquer área próxima às articulações. Nessas regiões estão localizados muitos tendões e partes moles. Portanto, quando alcançarmos essas áreas, deveremos reduzir a pressão aplicada.
Quando utilizarmos o Foam Roller após uma sessão de treinamento e temos um ponto de dor localizado, deveremos aplicar uma pressão constante na área por alguns segundos. Feito isso, percorreremos a região continuamente por um tempo nunca inferior a 15 segundos.
Qual o melhor momento para utilizá-lo?
Podemos utilizar o rolo de liberação miofascial antes ou depois da sessão de treinamento. Se decidirmos utilizá-lo como parte do aquecimento, ganharemos amplitude de movimento e aumentaremos o fluxo sanguíneo, pois estaremos ajudando a ativação muscular.
Se, pelo contrário, decidirmos utilizá-lo na parte de recuperação ou para retornar ao estado de relaxamento, estaremos influenciando e favorecendo o processo de recuperação muscular.
Foam Roller no aquecimento
Até poucos anos atrás, o aquecimento tinha como foco o alongamento estático. Seu objetivo não era outro senão aumentar os níveis de flexibilidade antes da sessão.
No entanto, nos últimos anos, observou-se que um alongamento prévio, como parte do aquecimento, pode reduzir os níveis subsequentes de produção de força, assim como a capacidade de contração dos músculos.
Para evitar tudo isso, o Foam Roller pode ser uma boa ferramenta para ativar a musculatura e aumentar a flexibilidade prévia ao treinamento, sem perder a capacidade de produzir força posteriormente.
Pesquisas mais recentes puderam demonstrar que o rolo de liberação miofascial não apresenta um impacto negativo sobre o desempenho esportivo após seu uso.
Foam Roller no retorno ao estado de relaxamento
Um dos principais usos do Foam Roller, e o que conta com um maior número de adeptos, é o uso pós-sessão. Sua utilização ao final do treinamento tem como principal objetivo aumentar a velocidade do processo de recuperação muscular após uma atividade intensa.
Além disso, sua aplicação nesta parte da sessão de treinamento ajuda a reduzir o risco de lesões e possíveis danos musculares.
Pesquisas realizadas mais recentemente demonstraram que a aplicação do rolo de liberação miofascial na parte final da sessão pode ajudar a reduzir a sensação de dor muscular e influenciar na velocidade de recuperação.
Em suma, o rolo de liberação miofascial, ou Foam Roller, se tornou uma excelente ferramenta que podemos utilizar em nossa sessão de treinamento. Dependendo do momento da sessão em que decidimos utilizá-lo, obtemos diferentes benefícios.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Healey, K. C., Hatfield, D. L., Blanpied, P., Dorfman, L. R., & Riebe, D. (2014). The effects of myofascial release with foam rolling on performance. The Journal of Strength & Conditioning Research, 28(1), 61-68.
- MacDonald, G. Z., Penney, M. D., Mullaley, M. E., Cuconato, A. L., Drake, C. D., Behm, D. G., & Button, D. C. (2013). An acute bout of self-myofascial release increases range of motion without a subsequent decrease in muscle activation or force. The Journal of Strength & Conditioning Research, 27(3), 812-821.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.