Dicas para evitar lesões quando você fizer exercícios

10 de fevereiro de 2020
Se você é daqueles que pratica exercícios de maneira habitual, o seguinte artigo vai te ajudar. Vamos mostrar algumas recomendações para que você saiba como reduzir o risco de lesões.

Praticar esportes é uma das melhores maneiras de se manter em forma e de saber quais são os seus limites físicos. No entanto, lesões podem aparecer no momento menos esperado e interromper a prática. Por isso, neste artigo vamos repassar as melhores dicas para evitar lesões quando você fizer exercício.

Para obter resultados no treino, é um requisito levar o exercício a um certo grau de intensidade. Mas, dessa forma, surge também o risco de lesões.

Sem dúvida, você não deve deixar de lado nenhuma atividade, já que você perderia todos os benefícios associados ao exercício. Em vez disso, você deve levar em consideração alguns aspectos.

Certamente, as lesões são um sinal que o corpo envia para informar de que algo está acontecendo de maneira incorreta ou em más condições. Nesse sentido, você deve respeitar os seus limites e nunca ignorar a dor quando você realizar qualquer atividade física.

Aspectos como o aquecimento, os alongamentos ou então aumentar gradativamente a intensidade dos trabalhos físicos são algumas das chaves para prevenir qualquer lesão que afaste você do esporte durante uma temporada.

Quando você pratica exercícios, não tem nada mais indesejável do que uma interrupção forçada. Por isso, é importante levar em conta algumas dicas para minimizar o risco de sofrê-las.

As melhores dicas para evitar lesões quando você fizer exercício

A seguir, vamos falar sobre quais são as melhores dicas para reduzir a probabilidade de você se machucar no treino:

1. Aquecimento

Um bom aquecimento é necessário e imprescindível na preparação do corpo para o exercício. Desse modo, os músculos são preparados para que eles estejam prontos para o esforço posterior.

Isso faz com que você aumente a frequência cardíaca e eleve a temperatura do corpo, além de aumentar o fluxo de sangue para os músculos.

Você deve planejar um período de preparação de treinamento e alongamento de acordo com os trabalhos que você planeja realizar. Para realizar um bom aquecimento, recomendamos que você inclua exercícios cardiovasculares, como, por exemplo, correr ou pular corda.

Dicas para evitar lesões quando você fizer exercício

2. Aumente a intensidade gradualmente

Elevar as exigências do treinamento de maneira gradual é especialmente necessário para aqueles esportistas que tiveram que parar por algum tempo.

Igualmente, se você for daqueles que treinam de maneira adequada e regular, também é vital aumentar o rendimento paulatinamente para diminuir o risco de sofrer lesões.

Assim como é aconselhável incrementar a dificuldade paulatinamente, também é necessário diminuir gradualmente a atividade quando chega a hora de concluir o treino.

3. Escute o seu corpo

A dor é um sinal de alerta: nunca a ignore e pare imediatamente se ela persistir. Do mesmo modo, é importante que você aprenda a escutar o seu corpo e agir de modo adequado para evitar lesões. Isso é especialmente relevante para aqueles esportistas que competem em algum tipo de modalidade.

Essa dica envolve saber quando é necessário parar antes de sofrer uma lesão, ou quando é possível levar o esforço ao máximo. Nesse cenário, também devemos considerar o descanso. Aprenda a controlar essa equação, incluindo o repouso necessário para que os seus músculos possam voltar a dar 100% de si no treino seguinte.

4. Alongue corretamente ao finalizar

Por outro lado, é importante realizar os alongamentos depois da atividade esportiva para compensar a tensão muscular e reduzir o risco de lesão. Com esses trabalhos, relaxamos os músculos depois de tê-los forçado, o que é indispensável para evitar as lesões.

Além disso, uma boa sessão de alongamentos permite manter a flexibilidade e ampliar os movimentos musculares para obter melhores resultados. Igualmente, também tenha em mente que, depois de um treino, é recomendável não alongar um músculo que está dolorido.

Dicas para evitar lesões quando você fizer exercício

5. A hidratação, outra das dicas para evitar lesões

O esforço físico gera uma perda de água que pode ser consistente. Essas perdas são produzidas pela transpiração, que regula a temperatura do corpo, e pelo uso das reservas de glicogênio durante a produção de energia essencial para o esforço.

Da mesma forma, beber água suficiente é crucial para regular a temperatura corporal durante o exercício e evitar cãibras. Por isso, certifique-se de beber muita água antes, durante e depois da prática esportiva para evitar qualquer episódio de desidratação que possa desencadear lesões.

O esporte tem muitos benefícios e virtudes, mas você deve seguir essas dicas para não sofrer nenhum tipo de lesão. Agora que você já sabe quais são as melhores, quando você fizer exercício, recomendamos aplicá-las e incluí-las nos seus treinos diários. As lesões não voltarão a ser uma ameaça!

  • Urdampilleta Otegui, A., Martínez Sanz, J. M., Julia Sánchez, S., & Álvarez Herms, J. (2013). Protocolo de hidratación antes, durante después de la actividad físico-deportiva. European Journal of Human Movement, ISSN 0214-0071, No. 31, 2013, Págs. 57-76, (31), 57–76.
  • Ayala, F., Sainz de Baranda, P., & De Ste Croix, M. (2012, June). Estiramientos en el calentamiento: Diseño de rutinas e impacto sobre el rendimiento. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de La Actividad Física y Del Deporte.