Conheça 5 maneiras de prevenir a dor lombar
A dor lombar é muito comum, porque se trata de uma parte do corpo que costumamos descuidar durante o dia, mesmo sem perceber. No entanto, com um pouco de cuidado e atenção, podemos preveni-la. Neste artigo, falamos sobre a dor lombar crônica, que é o tipo de dor que vai e volta ou que é contínuo.
Mas se a dor for aguda ou limitá-lo na realização de determinadas atividades, você deve procurar um especialista. Ele poderá realizar exames para detectar a origem da dor e indicar o tratamento correto.
Cuide da sua postura
Este é o primeiro e mais importante ponto. Atualmente, passamos muito tempo sentados ou na mesma posição sem nos movermos. Se essa postura for prejudicial, pode sobrecarregar e causar danos às estruturas da região lombar.
Assim, quando você estiver sentado, você deve tentar manter as costas retas, seja usando uma cadeira com apoio para a região lombar ou simplesmente se sentando de forma ereta. Seus pés devem ficar apoiados no chão e seu pescoço em uma posição neutra.
Enquanto isso, seus ombros devem ficar um pouco para trás e para baixo. Uma maneira de saber se você está sentado corretamente é verificar se você está apoiado nos ossos no nível dos glúteos (posição correta) ou atrás (incorreta). Isso se aplica tanto ao usar o computador como ao dirigir, ler, usar o celular ou apenas sentar no sofá.
Manter uma boa postura das costas também é muito importante ao fazer exercícios físicos. Verifique-a com a ajuda do seu personal trainer, do professor da turma ou de qualquer pessoa que frequenta a academia com você.
E, finalmente, sua postura ao dormir também é crítica. A melhor posição para dormir é de lado, particularmente com uma perna dobrada e com uma almofada sob o joelho. Se você dorme de costas, o ideal é colocar uma almofada sob ambos os joelhos. Se você dorme de bruços, coloque a almofada sob o estômago.
Mantenha-se em movimento
Um grande inimigo das costas é o estilo de vida sedentário. Por mais que você cuide da sua postura, o corpo humano se adaptou por milhares de anos a uma vida ativa.
Portanto, seja praticando um esporte, fazendo caminhadas a cada poucas horas ou simplesmente realizando movimentos com o pescoço e os braços a cada hora (idealmente, todos os três) você deve manter o seu corpo em movimento.
Se você não se mexe, seus músculos perdem o tônus e acabam gerando tensão en outras estruturas do corpo. Você também perde um certo nível de mobilidade. Mover-se ajuda o corpo a “lembrar” a mecânica dos movimentos e previne que tendões e articulações se deteriorem ou enrijeçam.
Ficar parado sem se mexer por um longo período também pode causar problemas à circulação. Portanto, tente ser o mais ativo possível!
Seja cauteloso com movimentos corporais
O pior movimento que você pode fazer para a região lombar é a flexão da coluna com rotação. Por exemplo, curvar-se para pegar algo que não está diretamente n sua frente. Ambos os movimentos são problemáticos, mas quando realizados em conjunto, aumentam o estresse na região lombar.
É claro que realizar esse tipo de movimento uma vez não deve causar problemas. Se seus músculos forem fortes o suficiente, os efeitos prejudiciais desse movimento não serão tão graves. Mas se você tem um trabalho em que precisa realizar esse movimento regularmente todos os dias, isso pode causar problemas.
Imagine, por exemplo, trabalhar como caixa. Em vez de girar o corpo inteiro para pegar os itens, você provavelmente girará o tronco e flexionará o tronco para colocá-los em sacolas.
Então, você pode ter que se girar para colocar o dinheiro no caixa ou flexionar as costas para pegar sacolas para o cliente. Como você pode ver, há muitas chances de causar sérios danos à região lombar.
Cuide do seu peso
Outra causa de dor lombar é o sobrepeso. Muito peso corporal exerce uma pressão na coluna vertebral e nas estruturas circundantes. Se você está preocupado com o seu peso corporal, converse com um médico sobre maneiras de perder peso.
Visite um fisioterapeuta
Uma sessão com um fisioterapeuta pode poupá-lo de muitos problemas no futuro. Ele poderá analisar sua situação, aconselhá-lo e tratar sua dor na mesma sessão. Ele também falará sobre como prevenir a dor lombar ou impedir que ela se agrave, então preste atenção!
Se você tentou todas as opções acima e ainda está sofrendo de dor lombar, visite um médico para verificar se há um problema mais profundo. A dor lombar nem sempre é algo sério. Ela é bem comum, mas também pode ser um sintoma de algo mais grave.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- A. Covarrubias-Gómez. Lumbalgia: Un problema de salud pública. Rev Mex Anest; 33 (S1). 2010
- J. Pérez. Contribución al estudio de la lumbalgia inespecífica. Rev Cubana Ortop Traumatol [Internet]. 2006
- A. Gómez, S. Valbuena. Lumbalgia crónica y discapacidad laboral. Fisioterapia. Volume 27, Issue 5, Pages 255-265. 2005
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.