Fórmula de Karvonen para calcular a frequência cardíaca desejada
Cada vez mais pessoas estão usando monitores de frequência cardíaca para treinar. Na prática, se bem utilizados, eles podem ser uma ferramenta valiosa para aproveitar melhor o tempo que dedicamos à atividade física e para cuidar da nossa saúde. A fórmula de Karvonen também pode nos ajudar bastante.
O monitor de frequência cardíaca nos ajuda a medir a frequência cardíaca máxima e a de repouso. Além disso, ele também nos permite calcular a frequência cardíaca ideal para resistir a um treino longo.
No entanto, é necessário ter alguns conhecimentos básicos para poder usar esses dispositivos corretamente. Da mesma forma, também é fundamental conhecer bem o nosso corpo para tirar o máximo proveito dele.
A fórmula de Karvonen é, sem dúvida, uma referência para o cálculo da frequência cardíaca ideal para o treinamento. A seguir, veremos alguns elementos para conhecê-la melhor.
O que é a frequência cardíaca?
A frequência cardíaca é o número de vezes que o coração se contrai durante o lapso de um minuto. Essa frequência varia de pessoa para pessoa e também muda ao longo do dia, dependendo de um grande número de estímulos.
A frequência cardíaca pode ser medida contando o número de pulsações durante 15 segundos e multiplicando o resultado por quatro. No entanto, a maneira mais precisa de fazer isso é por meio de um monitor de frequência cardíaca.
A frequência cardíaca em repouso é a frequência cardíaca mínima que uma pessoa apresenta enquanto está acordada. Geralmente varia entre 50 e 100 batimentos por minuto, dependendo de cada pessoa. No entanto, as pessoas que treinam bastante têm uma frequência cardíaca em repouso mais baixa.
Para conseguir medir esse valor corretamente, é necessário que isso seja feito logo após acordar ou após dez minutos de repouso.
Ela sempre deve ser medida em jejum e sem ter feito nenhuma atividade física intensa antes. Para obter uma medida mais precisa, é aconselhável fazer a medição durante pelo menos três dias seguidos.
Um dispositivo pode nos ajudar a conhecer a nossa frequência cardíaca.
Por outro lado, a frequência cardíaca máxima é o número máximo de vezes que um coração pode bater. Esse valor é relativo e varia de pessoa para pessoa, dependendo de vários fatores, tais como idade, tamanho do coração, temperatura ambiente, hidratação etc.
Existem várias maneiras de calcular a frequência cardíaca máxima, mas nenhuma delas é totalmente precisa. No entanto, uma das fórmulas mais utilizadas é: frequência cardíaca máxima = 220 – idade.
O que é a fórmula de Karvonen?
A fórmula de Karvonen é uma fórmula matemática usada para calcular a frequência cardíaca alvo de cada pessoa, de acordo com a intensidade de atividade desejada com base nos seus objetivos de treinamento.
A fórmula permite determinar diferentes ‘zonas de treinamento’. Isso é algo muito útil para os atletas, pois eles podem planejar as suas atividades com base nessas zonas.
O cálculo combina a frequência cardíaca em repouso com a frequência cardíaca máxima e a intensidade de treinamento que se deseja alcançar. Dessa forma, é definida uma frequência cardíaca alvo.
A fórmula de Karvonen é a seguinte: % da frequência cardíaca alvo = (frequência cardíaca residual x % de intensidade) + frequência cardíaca em repouso. A diferença entre a frequência cardíaca máxima e a de repouso é chamada de frequência cardíaca residual ou de reserva.
Por exemplo, para calcular a frequência cardíaca ideal para uma intensidade de treinamento de 80% de uma pessoa cuja frequência cardíaca máxima seja 200 e a mínima 50, os valores seriam os seguintes: (150 x 0,8) + 50 = 170 bpm.
Esses valores que acabamos de ver significam que, para atingir uma intensidade de treinamento de 80%, devem ser alcançados 170 batimentos por minuto.
Treinos baseados na frequência cardíaca
Na prática, uma vez que os valores da frequência cardíaca máxima e em repouso forem conhecidos, é possível aplicar a fórmula de Karvonen para cada pessoa e, assim, planejar os treinos com base na frequência cardíaca.
É possível fazer o cálculo para todas as intensidades que se queira alcançar e elaborar uma tabela com a frequência cardíaca correspondente. Os especialistas distinguem cinco zonas de treinamento de acordo com a intensidade e cada treinador ou atleta deve analisar em qual delas deve trabalhar.
Essas zonas vão desde a zona um, que implica entre 50% e 60% de intensidade e corresponde a uma zona de aquecimento ou de reabilitação, e chegam até a zona cinco, com intensidade de 90% a 100%, o que corresponde ao esforço máximo que podemos suportar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Club Atletisme Sant Joan. 2011. Fórmula de Karvonen. Extraído de: https://corredorespopulares.files.wordpress.com/2011/12/formula-de-karvonen.pdf
- Edgar Lopategui Corsino. 2011. Determinación de la intensidad del ejercicio mediante la frecuencia cardíaca. Extraído de: http://www.saludmed.com/PEjercicio/requisitos/laboratorios/Determinacion_Intensidad-FCE.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.