4 exercícios para aliviar a dor lombar
A área lombar é a parte inferior das costas e consiste em cinco vértebras, que são responsáveis por sustentar a maior parte do peso da parte superior do corpo. Uma boa maneira de prevenir e aliviar a dor lombar é através dos exercícios.
É uma região propensa a dores causadas pelo esgotamento físico, pelo ganho de peso, por permanecer muito tempo em pé ou sentado, pelo envelhecimento, por lesões, entre outros fatores. Estimular, fortalecer e dar flexibilidade à região lombar ajuda a dissipar a dor.
Além disso, o treinamento traz outros benefícios, tais como uma melhor postura, o aumento do fluxo sanguíneo e a liberação de endorfinas.
Exercícios para aliviar a dor lombar
1. Cadeira chinesa
Esta primeira opção é um exercício isométrico que trabalha as pernas, as costas, o abdômen e as panturrilhas. Portanto, é um exercício excelente para fortalecer a região lombar e, assim, reduzir a dor.
Para praticar a cadeira chinesa, siga atentamente os seguintes passos:
- Fique em pé, de costas para a parede, a uma distância de aproximadamente dois passos.
- Incline-se para trás até que as suas costas toquem a parede, comece a flexionar os joelhos para ficar na posição de agachamento.
- É extremamente importante destacar que as panturrilhas devem estar em um ângulo de noventa graus, e que os joelhos não devem ultrapassar a ponta do pés.
- As costas devem estar completamente apoiadas na parede e o abdômen deve estar contraído.
- Mantenha essa posição durante dez segundos; descanse e então repita cinco vezes.
2. Ponte
Se você quer aliviar a dor lombar e, ao mesmo tempo, ter glúteos firmes, então a ponte é um exercício que você definitivamente deveria experimentar. Para executá-la, você só precisa de um colchonete para evitar hematomas por causa do atrito com o chão.
- Deite-se de barriga para cima e flexione os joelhos até que as solas dos pés estejam apoiadas no chão.
- Seus pés devem estar afastados na largura do quadril.
- Eleve o quadril enquanto os braços permanecem no chão.
- Você deve ter cuidado para não arquear as costas, mas sim simplesmente elevá-las de uma forma reta.
- Mantenha a postura durante dez segundos, descanse por mais dez segundos e então repita o exercício mais seis vezes.
3. Postura do gato e da vaca: usando o Yoga para aliviar a dor lombar
No Yoga, a postura do gato e da vaca são duas asanas separadas que geralmente são executadas uma após a outra. Ambas as posturas alongam as costas, incluindo a área lombar, funcionando assim como uma maneira de tratar a dor nas costas.
Assim como acontece com o exercício da ponte, para estas posturas de Yoga você também precisará de um colchonete ou tapete de Yoga. A postura do gato é feita da seguinte maneira:
- Ajoelhe-se no tapete e coloque as mãos sobre ele, com os olhos voltados para a frente; você deve estar em uma posição semelhante a uma mesa.
- Então, arqueie as costas para cima lentamente, enquanto leva o queixo ao peito.
- Durante o processo, é necessário manter uma respiração estável e calma.
- Retorne a posição das costas de volta ao normal e repita o procedimento durante trinta segundos.
Uma vez que você tenha terminado de executar a postura do gato, é hora de fazer a postura da vaca, que ilustramos na capa deste artigo. Esta postura de Yoga, além de aliviar a dor nas costas, também libera o estresse e melhora a coordenação do corpo.
- Na mesma posição de mesa, arqueie as costas, empurrando a barriga para baixo e voltando o olhar para cima.
- Inspire e expire lentamente enquanto você executa essa postura.
- Então, retorne à posição inicial e repita por trinta segundos.
4. Cachorro olhando para baixo
Mais uma vez, o Yoga fornece exercícios fenomenais para que a dor lombar se torne algo do passado. Neste caso, o cachorro olhando para baixo ou Adho Mukha Svanasana é uma postura que fortalece e alonga a coluna inteira.
Ao mesmo tempo, dá flexibilidade às pernas e enche o corpo de energia. Para fazer a postura do cachorro olhando para baixo, faça o seguinte:
- Comece em pé, com as costas firmes e os pés juntos.
- Estenda o tronco para a frente até que as suas mãos toquem o chão.
- Eleve o quadril e afunde as costas até ficar em uma posição de ‘V’ invertido.
- Certifique-se de que as solas dos pés não saiam do chão.
- Respire calmamente e mantenha a posição durante trinta segundos.
A dor lombar geralmente é muito desagradável e desconfortável. Principalmente por esse motivo, é conveniente preveni-la e evitá-la a qualquer custo. Assim, ao invés de tomar remédios para a dor a todo momento, é melhor se exercitar para obter resultados melhores e mais saudáveis.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Drake, R., Vogl, W., Mitchell, A. (2015). Gray anatomía para estudiantes. Elsevier. https://doi.org/10.1007/978-3-642-10470-1_18
- Tilbrook, H. E., Cox, H., Hewitt, C. E., Kang’ombe, A. R., Chuang, L. H., Jayakody, S., … Torgerson, D. J. (2011). Yoga for chronic low back pain: A randomized trial. Annals of Internal Medicine, 155(9), 569–578. https://doi.org/10.7326/0003-4819-155-9-201111010-00003
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.