Faz mal comer muito amendoim para evitar a ansiedade?

· 6 de fevereiro de 2019
Muitas pessoas comem amendoim porque estão com vontade de beliscar alguma coisa. No entanto, é importante saber se comer muito amendoim faz mal. Neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O amendoim é uma das oleaginosas mais consumidas no mundo. Frequentemente, o usamos para evitar a ansiedade, em situações nas quais beliscamos alguma coisa por questões emocionais. No entanto, às vezes exageramos e surge a dúvida se comer muito amendoim faz mal para o nosso corpo.

Neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber.

Tem problema comer muito amendoim?

Em muitos casos não comemos por fome, mas sim pela ansiedade. Por isso, é importante saber quais alimentos podem te ajudar a se sentir saciado e, assim, evitar consumir calorias extras.

Certamente, o amendoim e as oleaginosas são uma das melhores opções se você quiser acalmar a ansiedade. Portanto, não tenha dúvidas de que, se acompanhado pelos hábitos corretos, o amendoim traz muitos benefícios para as pessoas que o consomem periodicamente.

Além de ter um ótimo conteúdo nutricional que ajuda o bom funcionamento do seu corpo e a gerar uma grande saciedade, o amendoim funciona como um aliado perfeito na remoção dos quilos a mais.

É perfeito para comer entre as refeições, uma vez que reduz a ansiedade e sacia bastante. É por isso que ele é uma ótima opção para parar de beliscar. No entanto, você deve saber que ele é rico em calorias, então o ideal é consumir apenas um punhado do tamanho da palma da sua mão.

Benefícios do amendoim para evitar a ansiedade

O amendoim contém vitamina B, essencial para combater a ansiedade. Ela afeta diretamente a produção de neurotransmissores no cérebro. Como se não fosse o suficiente, o amendoim também é rico em triptofano, por isso causa um efeito relaxante e te ajuda a se sentir bem.

Por outro lado, o amendoim fornece as proteínas de que seu corpo precisa para construir e reparar tecidos, manter os músculos funcionando e produzir hormônios e enzimas.

A proteína também apoia os seus esforços de emagrecimento, além de ajudar a evitar flutuações no nível de açúcar no sangue que nos levam a sentir fome quando esses níveis diminuem.

 Benefícios do amendoim para evitar a ansiedade

Além de reduzir o colesterol e manter o sistema digestivo saudável, as fibras ajudam a emagrecer. Como a fibra solúvel absorve água no seu estômago, isso faz com que você se sinta satisfeito por mais tempo.

No entanto, você deve ter em mente que o amendoim contém muitas calorias. Além disso, algumas variedades contêm sódio e gorduras saturadas, então comer demais pode ter um efeito negativo na sua saúde.

Um grande aliado para superar a ansiedade

O amendoim é o exemplo perfeito de um alimento que pode ser de grande ajuda para superar a ansiedade. De fato, o amendoim faz parte de muitas dietas saudáveis para ajudar a reduzir a fome.

Tenha em mente que os amendoins estão cheios de vitamina E e de manganês, dois antioxidantes que seu corpo usa para evitar danos às células. A vitamina E também promove a comunicação entre células e tecidos, enquanto o manganês dá suporte ao seu metabolismo.

No entanto, deve-se considerar que comer muito amendoim pode aumentar o consumo de sódio e de gorduras saturadas.

Comer alimentos ricos em gordura não só aumenta o consumo de calorias significativamente, mas a gordura saturada do amendoim também pode aumentar o colesterol ruim, o que pode levar a doenças cardíacas.

A chave está no equilíbrio

Mulher se pesando com uma fita métrica amarrada nos pés

Um dos maiores desafios de comer amendoim é justamente manter as porções pequenas para que assim você não se sobrecarregue com calorias. Como comentamos sempre, a chave para emagrecer é se forçar a seguir uma dieta equilibrada e fazer exercícios.

Assim, como você pode ver, o amendoim é um alimento ideal para superar a ansiedade, embora isso sempre deva ser feito com cautela e sem se exceder no seu consumo.

Apesar de ser um alimento que pode ser usado para acalmar os nervos e emagrecer, ele também contém muitas calorias. De qualquer forma, aproveite seus inúmeros benefícios e inclua o amendoim no seu dia a dia com responsabilidade e moderação.