Curiosidades que acontecem com o seu corpo quando você se exercita

· 6 de fevereiro de 2019
Você já notou fenômenos estranhos no seu corpo ao fazer atividade física? Vamos te contar sobre alguns que certamente você já experimentou alguma vez.

O organismo tem mais curiosidades no seu funcionamento diário do que você imagina. Neste artigo, vamos apresentar as coisas mais estranhas que acontecem no seu corpo quando você se exercita. Continue lendo!

O corpo humano é composto de vários órgãos. Eles estão agrupados em sistemas que se complementam e trabalham para manter o ser humano vivo. Além disso, diariamente, acontecem diversas curiosidades peculiares que certamente você não havia notado, principalmente quando você se exercita.

A maioria das pessoas só conhece aspectos básicos do funcionamento do organismo. Não há nenhum problema nisso, mas quanto mais você souber sobre o funcionamento do seu corpo, melhor você poderá cuidar e tratar dele.

Há situações que são comuns para o ser humano, que sabe como tratá-las; por outro lado, há outros casos em que não se sabe o que está acontecendo e se consulta um especialista. É aconselhável aprender cada dia um pouco mais, para dessa forma nos sentirmos mais autoconfiantes.

O que está acontecendo com o meu corpo?

Ao treinar numerosos músculos, órgãos, ligamentos, hormônios, entre outros elementos do corpo, eles começam a trabalhar para realizar os movimentos e atender aos processos necessários durante o exercício.

No entanto, além dos eventos normais, tais como o aumento da frequência cardíaca, a eliminação de toxinas e a liberação de endorfinas, também acontecem outras coisas, curiosidades que você certamente nem imagina. A seguir, listamos as mais importantes.

1. Você fica mais inteligente

Ao se exercitar, você não terá a mesma inteligência de Albert Einstein, mas há sim uma diferença notável na forma como o seu cérebro processa as coisas se você faz atividade física regularmente.

Seu cérebro trabalha de uma forma mais eficiente devido ao exercício porque o fluxo sanguíneo aumenta, o que também permite que o cérebro seja oxigenado. Desta forma, você pode dividir e analisar as informações de uma maneira melhor.

Casal se exercitando na máquina de remo

Além disso, a sua concentração e a capacidade de coordenação do corpo também melhoram. Ao mesmo tempo, você também retém melhor os elementos que estão ao seu redor.

2. Você precisa ir ao banheiro

Certamente já aconteceu alguma vez que, no meio do treinamento, você precisasse ir ao banheiro. O que ocorre é que, ao treinar, os órgãos gastrointestinais são estimulados; por esse motivo, a eliminação de resíduos é acelerada.

Os níveis de hidratação, os alimentos que você ingeriu e a intensidade do exercício influenciam a frequência com que situações como essa podem acontecer. Por esta razão, tente ter uma dieta equilibrada e espere uma quantidade de tempo razoável depois de comer e antes de fazer exercício.

3. Náusea

Isso é comum para as pessoas que estão começando a se exercitar ou para os atletas que começam a treinar mais intensamente. Isso se deve, a princípio, ao aumento do fluxo sanguíneo no sistema digestivo e aos saltos ou movimentos que balançam o estômago.

A náusea pode até mesmo terminar em vômito. De fato, é possível vomitar ocasionalmente se os exercícios forem muito intensos. No entanto, isso não deve ser algo comum; se isso acontece com você com frequência, o mais recomendável é ir ao médico.

4. Tudo fica girando

Sentir que tudo está se movendo ao seu redor, ter vertigem e até ver estrelas não é produto da sua imaginação, nem significa que algo esteja errado com você.

Simplesmente ocorre que, ao fazer atividade física, o tamanho dos ventrículos do coração aumenta. Ao parar o exercício abruptamente e fazer uma pausa prolongada, o fluxo sanguíneo pode ser reduzido, o que causa a tontura.

Por esta razão, você nunca deve parar o exercício de uma vez. Se você estiver muito cansado e quiser fazer uma pausa, diminua a intensidade gradualmente até estabilizar a sua respiração e frequência cardíaca e, em seguida, sente-se para descansar.

 Homem correndo na estrada

5. Mamilos irritados

Este item da lista de curiosidades serve exclusivamente para os corredores. Durante maratonas ou corridas de longa distância, os novatos geralmente acabam com os mamilos irritados ou até mesmo sangrando. Isso é causado pelo sal do suor que, ao secar, provoca essa reação, além do atrito com o tecido da camiseta.

Os profissionais usam protetores especiais de diferentes marcas. No entanto, se você é um amador, você pode usar alternativas mais baratas, tais como vaselina ou curativos adesivos.

Em resumo, ir ao banheiro, vomitar ou ter pensamentos mais lúcidos são curiosidades que o corpo experimenta durante o exercício.

Pode parecer um pouco estranho, mas a verdade é que elas são mais normais do que parecem. Pelo menos algumas delas já devem ter acontecido com o seu corpo. Não considere isso tão estranho, mais estranho é não saber o que está acontecendo com o seu corpo!