Suplementos de ômega 3 são realmente necessários?

12 de janeiro de 2019
Os suplementos de ômega 3 são uma maneira simples e rápida de ingerir altos níveis desse tipo de gordura saudável, mas também há muitos produtos frescos através dos quais podemos obter o ômega 3.

Os suplementos de ômega 3 ganharam popularidade nos últimos anos e se tornaram essenciais para muitas pessoas. Qual é a diferença entre consumir este nutriente associado a um alimento e fazê-lo na forma de uma cápsula? É igualmente eficaz? Responderemos todas as suas perguntas.

O que é o Ômega 3?

Antes de analisar a eficácia e o consumo necessário de suplementos de ômega 3 é importante conhecer um pouco mais sobre esse nutriente.

Para começar, você deve saber que o Ômega 3 é uma gordura saudável que é classificada como essencial para o corpo. Isso ocorre porque nosso corpo precisa desse nutriente para realizar todas as funções, mas não o produz sozinho.

Por isso é essencial comer ômega 3 no nosso dia a dia. Existem duas maneiras de fazer isso, a primeira é através dos alimentos que o contêm.

Como você verá abaixo, eles são muitos e variados. Portanto não é difícil alcançar a quantidade diária recomendada. A segunda maneira de consumir Ômega 3 é através de suplementos alimentares.

Os suplementos tornaram-se populares nos últimos anos e supostamente têm múltiplos benefícios para o corpo. A seguir analisamos a eficácia desses suplementos e informamos se realmente devemos consumi-los.

Eficácia dos suplementos de ômega 3

Atualmente, há uma grande variedade de suplementos no mercado. Cápsulas de todos os tipos de nutrientes que prometem desempenhar a mesma função como se tivéssemos consumindo a comida que as contém.

Os resultados que eles prometem podem ser descritos como ótimos, mas eles são realmente tão eficazes quanto seus fabricantes defendem?

menina segurando uma capsula de suplemento

No caso dos suplementos de ômega 3, existem vários experimentos que mostraram que eles são ineficazes. Os indivíduos que receberam esses suplementos tiveram os mesmos resultados que aqueles que receberam apenas placebos.

Isso ocorre porque o nosso corpo não absorve ômega 3 da mesma maneira quando está associado a um alimento que quando tomado isoladamente.

A conclusão é clara: os suplementos de ômega 3 não têm a mesma eficácia e a melhor maneira de fornecer ao corpo esse nutriente essencial é através dos alimentos que o contêm.

Alimentos ricos em ômega 3

Depois de falar sobre a eficácia dos suplementos de ômega 3, ficou claro que a melhor maneira de fornecer ao nosso corpo esse nutriente é através dos alimentos que o contêm.

Então te dizemos quais são alguns desses alimentos e as diferentes maneiras de consumi-los. Como você vai ver, é muito fácil consumi-los porque eles podem ser comidos a qualquer hora do dia e são muito variados:

  • Frutos do mar: é uma das principais fontes de ômega 3 e é encontrada em maior escala em espécies como caranguejo ou camarão. Eles são típicos das refeições mais especiais e elaboradas, mas você também pode comê-los em saladas e cozinhar um perfeito jantar leve.
Mulher comendo mariscos

  • Manteiga de amendoim: embora esteja se tornando mais popular, a manteiga de amendoim é consumida muito mais na América do Norte que do Sul. Muitos acham que é pouco saudável, mas a realidade é que contém 10% de Omega 3. Se você consumir com moderação, é perfeito para o café da manhã ou lanchar com torradas.
  • Óleo de linhaça: todos os óleos vegetais contêm ômega 3, mas de todos eles destacamos a linhaça porque metade de sua composição é esse nutriente. É pouco conhecido, mas não menos saudável.
  • Alface e espinafre: a maioria dos alimentos que contêm Omega 3 são de origem animal, mas também alguns vegetais de folhas verdes, como alface ou espinafre, são ricos no nutriente. São receitas perfeitas para o dia a dia e também com muito pouco conteúdo calórico.
  • Abacate: é considerado um superalimento devido ao seu alto teor de gorduras saudáveis ​​e ômega 3. É perfeito para fazer saladas, torradas ou sanduíches. Suas opções são infinitas e combina com qualquer receita.

Agora que você sabe que os suplementos de ômega 3 não têm nenhum tipo de eficácia, você só tem que anotar os alimentos que contêm esse nutriente. É a única maneira de fornecer ao nosso organismo esse elemento tão fundamental.