O que pode ser feito para a dor de cabeça tensional

4 de setembro de 2019
Todos nós já tivemos uma dor de cabeça em algum momento. Esse é um dos problemas de saúde mais frequentes atualmente.

Você sabia que a dor de cabeça tensional é um dos problemas mais comuns nos adultos atualmente? O pior de tudo é que ela pode causar outros distúrbios mais graves se não for tratada adequadamente. Neste artigo, vamos mostrar o que fazer diante de um episódio de enxaqueca tensional.

O que é a dor de cabeça tensional?

Primeiramente, vamos definir o que é uma dor de cabeça tensional e quando ela aparece. Embora você possa não acreditar, a maioria das dores de cabeça que temos são o resultado de tensões, principalmente se estivermos passando por uma situação muito estressante.

Essa dor pode ser muito intensa e conviver com ela se torna algo complicado, uma vez que ela aparece a qualquer momento, sem aviso prévio, e pode durar de meia hora até uma semana.

As dores de cabeça tensionais são mais frequentes do que pensamos e não são um problema apenas dos adultos. Muitas crianças sofrem com elas por causa das pressões recebidas dos pais ou por não dormirem adequadamente.

É necessário ter em mente que, se tivermos dor de cabeça uma vez por semana e ela permanecer durante uma hora ou mais, podemos estar sofrendo de enxaqueca ou de enxaqueca crônica. Então, será necessário consultar um especialista e encontrar um tratamento adequado.

Não se sabe muito bem porque a dor de cabeça tensional aparece. Por exemplo, pode ser devido às más posturas, por estar em frente ao computador por muitas horas, por usar o celular olhando para baixo (com o pescoço tensionado), por causa do bruxismo enquanto estamos dormindo ou por causa da insônia.

Sintomas e tratamento da dor de cabeça tensional

Para diferenciar uma dor de cabeça tensional de qualquer outro tipo de cefaleia, pelo menos dois dos seguintes sintomas devem estar presentes:

  • Dor de cabeça não pulsante, porém constante nos dois lados da cabeça.
  • Pressão, como se a nossa cabeça estivesse sendo prensada.
  • Dor constante no pescoço, nas têmporas e na parte de trás da cabeça (também pode irradiar para o trapézio).
  • As dores de cabeça tensionais podem reaparecer quando estamos em uma situação de muita tensão, estresse ou ansiedade.
Sintomas e tratamento da dor de cabeça tensional

Algumas pessoas conseguem conviver com a dor e continuar com as suas atividades, pois já se acostumaram com ela. Isso não é bom, porque haverá cada vez mais sofrimento e os tratamentos levarão mais tempo para fazer efeito.

É essencial consultar um médico para que ele faça um diagnóstico preciso do problema e nos ofereça o tratamento adequado. A dor de cabeça tensional geralmente desaparece com os analgésicos vendidos sem receita, mas é preciso ter muito cuidado com a automedicação.

Além disso, em muitos casos, ocorre o que se conhece como efeito rebote. Começa quando o analgésico para de fazer efeito e, para não sofrermos mais, aumentamos a dose. Com o tempo, sentimos dor toda vez que paramos de tomar o medicamento.

Como prevenir a dor de cabeça tensional

A dor de cabeça é um dos males mais frequentes na história do homem. Atualmente, no entanto, ela se tornou mais frequente devido às pressões, ao estresse, ao sedentarismo e ao tipo de trabalho que temos.

A boa notícia é que podemos reduzir ou prevenir os episódios de dor com certas mudanças nos nossos hábitos, tais como:

1. Reduzir o estresse

Existem muitas técnicas que podem nos ajudar a desestressar, tais como meditação, Yoga, banho de imersão com sais, passeios na praia, viagens de fim de semana… Tente fazer com que esses métodos se tornem algo cotidiano, e não uma solução desesperada quando você não aguentar mais as tensões.

2. Dormir bem

As oito horas de sono contínuo não são um capricho ou uma quantidade aleatória, mas sim a quantidade que os seres humanos precisam para se recuperarem da fadiga de um dia inteiro. Também recomendamos que você use um travesseiro especial para apoiar a área cervical.

Dormir bem

3. Cuidar da postura

Isso é essencial. Pincipalmente porque passamos muitas horas em frente ao computador na escrivaninha ou com a cabeça abaixada enquanto usamos o celular. A cada uma ou duas horas, levante-se da cadeira, mova a cabeça para todos os lados e faça uma rotação dos ombros.

Finalmente, caso tenha dores de cabeça tensionais várias vezes por mês, recomendamos certas terapias, tais como massagem, acupuntura ou aplicação de calor.