Fazer dieta traz benefícios para a saúde

· 3 de fevereiro de 2019
Conheça todas as vantagens de medir e controlar sua alimentação por meio de uma dieta, leve em consideração os fatores específicos que sua dieta precisa para se adaptar ao seu metabolismo e atividade física

O hábito de fazer exercício e seguir uma dieta traz benefícios para a saúde: ajuda a abaixar o peso e a evitar o mal-estar e muitas doenças. Além disso, fazer dieta traz mais energia, sensação de felicidade, maior autoestima, melhor ânimo e, até mesmo, uma vida mais longa.

No entanto, nem sempre é fácil incorporar um estilo de vida saudável ao nosso dia a dia. Antes de mais nada, é importante saber em que consiste uma dieta saudável, como colocá-la em prática e por que fazer dieta traz benefícios para a saúde.

Existem inúmeras dietas que viram moda, mas que definitivamente não são saudáveis e podem, até mesmo, colocar em risco a nossa saúde. A seguir, vamos ver alguns elementos para entender melhor o que é uma dieta saudável de verdade.

Que tipo de dieta traz benefícios para a saúde

Uma dieta saudável deve ser variada, balanceada e nutritiva. Ela deve incorporar alimentos que sejam pobres em gorduras saturadas, colesterol e sódio, além de outros que forneçam nutrientes, vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais e fibras.

Mulher comendo salada

Em uma dieta desse tipo existem determinados alimentos básicos. Não podem faltar frutas, verduras, cereais, azeite de oliva, oleaginosas, lácteos, carnes magras, peixes e frutos do mar.

Se o consumo desses produtos vier acompanhado de exercício físico, teremos os grandes aliados da nossa saúde, especialmente do coração e do cérebro. Além disso, esses hábitos ajudam a reduzir o risco de sofrermos de determinados tipos de câncer.

Uma dieta saudável também contribui para que consigamos alcançar um peso adequado, melhorando nosso aspecto físico e aumentando a autoestima e a confiança em nós mesmos. No entanto, nossa dieta precisa vir acompanhada de exercício físico, e nós precisamos ser constantes nesses hábitos saudáveis.

Algumas dietas podem ser prejudiciais

Será que toda dieta traz benefícios para a saúde? Não! Na hora de perder peso, muitas pessoas se deixam levar por diversas ofertas de dietas mágicas ou milagrosas.

Desde dietas que estão na moda, como a que recomenda comer apenas abacaxi durante três dias, até uma infinidade de remédios e produtos; não faltam promessas para perder peso instantaneamente.

As dietas muito restritivas são difíceis de serem seguidas e a maioria das pessoas em pouco tempo desiste. Além disso, elas costumam provocar um efeito sanfona: depois de uma impressionante perda de peso inicial, o organismo recupera o seu peso anterior ou, até mesmo, ganha mais peso.

Além disso, os remédios, ervas, cremes e outros produtos que prometem nos fazer perder peso “milagrosamente”, podem colocar em risco a nossa saúde.

Devemos levar em consideração que a única forma de perder peso de forma segura e mantê-lo depois a longo prazo é seguir uma dieta balanceada e um estilo de vida saudável.

Provavelmente os efeitos não serão percebidos imediatamente nem serão tão drásticos, mas quem adota esse estilo de vida, acompanhado de uma boa alimentação e exercício físico, vai garantir seu bem-estar presente e futuro. E é nesse contexto que uma dieta traz benefícios para a saúde.

Mulher com lista de compras no mercado

Dieta e saúde

Quando escolhemos comer alimentos saudáveis, é preciso pensar que o tempo e o dinheiro gastos nisso são, na verdade, um grande investimento. Na realidade, esse tempo e dinheiro vão se traduzir em uma grande economia de dinheiro em tratamentos médicos, hospitais, etc.

Uma dieta balanceada acompanhada de atividade física ajuda a prevenir muitas doenças como as relacionadas com o coração, a hipertensão arterial, os acidentes vasculares cerebrais, a diabetes, etc.

O consumo de alimentos saudáveis ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e contribui para o aumento do colesterol bom (HDL), que protege o coração.

Esse tipo de alimentação também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, permitindo que o organismo se recupere muito mais rápido de lesões e doenças.

Determinados alimentos que fazem parte de uma dieta saudável também são capazes de baixar a produção de cortisol, que é a substância secretada quando estamos estressados.

Garota oferecendo fruta diante de alimentos saudáveis com uma balança na mão

Longevidade e qualidade de vida

Uma dieta e estilo de vida saudáveis se traduzem em uma vida mais longa e, sobretudo, em uma qualidade de vida melhor. A dieta mediterrânea, por exemplo, que é considerada uma das mais saudáveis do mundo, atrasa o envelhecimento.

A funções cognitivas também são beneficiadas por um dieta saudável. O consumo de frutas, verduras, peixes e oleaginosas, como nozes, avelãs ou amêndoas, ajuda a prevenir e a reduzir a degeneração da memória. Além disso, têm um impacto muito benéfico na capacidade de concentração e em algumas funções cerebrais.

O fato de fazer uma dieta, na verdade, deve equivaler a seguir uma alimentação balanceada, o que vai incidir de uma forma muito saudável na nossa saúde.