Faça estes exercícios para relaxar as costas

· 18 de fevereiro de 2019
Cuidar das nossas costas é uma maneira de protegê-la contra possíveis lesões e dores que possam ocorrer tanto devido à idade quanto por certas ações de risco, como carregar peso.

Além dos treinos de fortalecimento e definição, devemos realizar exercícios para relaxar as costas, já que ela suporta o peso de outras partes do corpo. Sendo tão importante em nossa cinética, é compreensível como ela tende a ser sobrecarregada com a atividade física.

As costas são o suporte de todos os vícios e excessos do ser humano. A obesidade, tabagismo, más posturas e até pedras nos rins se projetam neste setor.

A escoliose é apenas o resultado do desgaste que o nosso torso experimenta na vida diária. Por tudo isso, hoje trazemos alguns exercícios para o seu relaxamento.

Exercícios de alongamento são a base do relaxamento

É muito normal ver nos escritórios de hoje a promoção de exercícios de alongamento quando passamos horas sentados. São bastante simples: colocação ereta da coluna, alongamento dos braços e pernas, etc.

Homem com dor nas costas

Além dessas práticas cujo efeito é de curto prazo, existem treinos de alongamento mais complexos aos quais podemos recorrer. A maioria envolve apenas algum tempo na cama ou no sofá.

A boa notícia é que com o tempo vamos fortalecer as costas e melhorar a postura. Mas, como em todas as atividades físicas, o mais importante é a dedicação e a perseverança. Se a continuidade for perdida, os resultados não serão os mesmos.

Exercícios para relaxar as costas

Uma postura parecida com o Yoga

Este exercício é excelente para começar o relaxamento. Ajoelhe-se e deixe as costas caírem até os calcanhares. Então, estenda o torso e braços para a frente. Para se ter uma ideia, isso é semelhante à posição que os muçulmanos adotam ao fazer suas orações.

A ideia é que nosso apoio esteja nas nossas pernas, deixando a parte superior do corpo descansar. O correto é realizar este exercício em uma superfície firme e plana. Podemos fazer isso no chão, por exemplo.

Apoiando a postura correta com os braços

Este é um exercício básico, embora tenha seu nível de complicação. Para fazer isso, devemos deitar na cama de bruços e apoiar nosso tronco com os braços estendidos. Esta posição é um pouco semelhante àquela de quando fazemos flexões, mas com as pernas totalmente relaxadas.

A ideia é que nossos braços permaneçam firmes enquanto fazem força e arqueamos a coluna. Quanto mais força exercemos, mais correção estaremos gerando nesse grupo ósseo. É claro que, se formos altos, sofrermos de escoliose ou tivermos uma má postura, isso poderá gerar um pouco de dor no começo.

Se pudermos fazer isso por cinco a dez minutos, poderíamos alcançar excelentes resultados para aliviar a dor. No entanto, a ideia é ir avançando com a prática desta posição.

Alongamento com a barriga para cima

Há também exercícios para alongar as costas ficando de barriga para cima. A melhor coisa sobre essas posições é que oferecemos suporte total ao corpo, permitindo descanso. No que diz respeito à pressão que devemos fazer, neste caso ela recairá sobre as extremidades.

Mulher fazendo exercício

Primeiro, nos deitamos de costas. Então levantamos a parte superior de nossas pernas e seguramos nossos braços com os joelhos. Podemos interligar as mãos para apoiar a posição. O levantamento é semelhante ao que praticamos nos exercícios abdominais.

A princípio, podemos fazer isso com as duas pernas. Mas o ideal é trabalhar de maneira localizada. Ou seja, nós nos levantamos e seguramos com os braços uma perna, enquanto esticamos a outra. Isso irá restaurar a estabilidade da nossa coluna. Podemos contar 10 segundos por repetição.

Na posição indiana

Nem todos os exercícios para relaxar as costas devem ser em posição de descanso. Existem exercícios de alongamento enquanto mantemos o tronco firme. O importante é sentar de pernas cruzadas, para levar o suporte do peso para a parte inferior do corpo.

Mulher fazendo Yoga na praia

Estando assim, colocamos as mãos na nuca, com os cotovelos flexionados. A seguir devemos realizar apenas movimentos laterais leves com a cintura. O movimento é semelhante aos exercícios de aquecimento que nos ensinaram na escola. Nesse caso, é essencial manter as costas retas.

Com essas rotinas podemos melhorar gradualmente a postura, liberando tensões e, claro, aliviando a dor. Com o tempo, essas práticas nos proporcionarão uma melhor qualidade de vida. Os exercícios para relaxar as costas nos ajudarão a superar uma vida diária cheia de estresse.