Praticar Yoga ajuda a controlar a hipertensão

28 de janeiro de 2019
Além de ter uma alimentação e um peso saudável, a prática de Yoga é uma excelente opção na hora de controlar a hipertensão, um problema que afeta cada vez mais pessoas no mundo ocidental.

A pressão arterial elevada ou hipertensão é uma situação muito comum que afeta um em cada três adultos no mundo ocidental. Essa doença aumenta de forma considerável o risco de sofrer problemas cardiovasculares, cerebrovasculares, insuficiência cardíaca e doença renal. Por isso hoje veremos como controlar a hipertensão.

Os sintomas da hipertensão não são sempre fáceis de identificar e, muitas vezes, aparecem quando a pressão arterial já é perigosamente elevada. É por isso que é conhecido como o “assassino silencioso”.

Felizmente, existem tratamentos farmacológicos muito eficazes para tratar a hipertensão. Mas, além disso, há outras medidas que podem ser tomadas na vida cotidiana e que ajudam a controlar a pressão arterial elevada.

Hipertensão e estresse

A pressão arterial é a força que o sangue exerce ao passar pelas artérias quando percorre o sistema circulatório. Essa pressão varia ao longo do dia em função das atividades e do estresse.

Aula de Yoga

Quando a atividade é intensa, ou em uma determinada situação de estresse, a pressão arterial se eleva. Ao contrário, quando o organismo está em repouso, a pressão abaixa.

Uma pressão arterial elevada crônica pode ser causada por fatores genéticos ou por outras doenças como a diabetes, doenças renais ou alterações hormonais. No entanto, é muito frequente que a hipertensão seja causada por estresse; e este é um fator muito difícil de controlar.

O estresse é uma exigência imposta ao organismo por um fator externo. No entanto, diferentes indivíduos podem se sentir mais ou menos estressados diante de uma mesma situação. Para algumas pessoas, algumas situações podem ser sinônimo de ameaça e para outros não, isso pode variar muito.

Apesar de não ser possível controlar as diferentes situações que cada pessoa tem que passar, é possível trabalhar para que possamos enfrentar a vida da melhor forma possível. Dessa forma, poderemos evitar um elevado nível de estresse que pode afetar a pressão arterial.

Praticar Yoga ajuda a controlar o estresse

As pessoas que sofrem de hipertensão causada ou agravada pelo estresse costumam ter dificuldades para controlá-la, mesmo estando sob tratamento farmacológico. E é aí que o Yoga pode se tornar o seu maior aliado.

Mulher fazendo posição de Yoga

Essa disciplina milenar pode ser uma forma saudável e natural de controlar a hipertensão causada por estresse. Ao praticar Yoga é possível tratar muitas doenças desde um ponto de vista holístico. O Yoga afeta a relação direta que existe entre a mente, o corpo e as emoções.

Através da prática dessa disciplina, consegue-se aquietar do pensamento, acalmar o sistema nervoso e fazer com que o coração trabalhe mais lentamente.

Ao mesmo tempo, com as posturas a mente e os músculos atingem um relaxamento profundo: o estado geral de relaxamento contribui de forma muito eficaz para controlar a hipertensão.

Durante a prática de Yoga também se praticam técnicas de controle respiratório ou pranayamas. Essa forma de respiração consciente e controlada também tem a capacidade de controlar imediatamente uma pressão arterial elevada.

As técnicas de respiração que são adquiridas com a prática do Yoga podem ser uma ferramenta muito útil para os pacientes hipertensos em situações de estresse. O controle da respiração é sempre positivo.

Asanas para controlar a hipertensão

Algumas posturas e exercícios de Yoga, também chamados de asanas, são especialmente úteis para conseguir controlar a hipertensão. A prática, em geral, tem efeitos relaxantes e ajuda a equilibrar o sistema nervoso; mas há certos exercícios que funcionam melhor do que outros na hora de baixar a pressão arterial elevada.

Postura de Yoga para as costas

É o caso dos exercícios de Yoga invertidos. Essas posturas consistem em reverter a ação da gravidade sobre o corpo, já que as pernas e o abdômen devem estar acima do tórax. Esse tipo de exercício produz mudanças muito importantes no sistema circulatório, uma vez que o sangue circula mais rapidamente, aliviando a pressão.

Outros exercícios especialmente benéficos para controlar a pressão arterial são os de respiração. A prática de Yoga nos ensina a respirar de forma consciente; ao inalar e exalar temos o poder de nutrir o corpo e acalmar a mente.