Seis posturas de Yoga para te ajudar a aliviar a dor menstrual

· 5 de janeiro de 2019
Uma forma complementar que temos para combater a dor menstrual é através da prática da Yoga. Isso porque ela possui vários exercícios que reduzem o desconforto e aumentam o nosso bem-estar.

Se tem uma coisa que caracteriza a Yoga é a sua grande contribuição para o bem-estar daqueles que a praticam. Nas mulheres, essa disciplina também pode ajudar a superar os desconfortos durante o período menstrual. Veja que posturas ajudam a aliviar a dor menstrual a seguir.

Durante os dias do período menstrual, muitas mulheres sentem desconfortos e dores. Isso não se limitada a apenas uma condição física, mas também pode incluir náuseas, cãibras nas pernas, sangramento em abundância, dores de cabeça, mau humor, cansaço e falta de concentração, entre outros sintomas.

Embora seja possível que determinados remédios aliviem esses sintomas, é melhor procurar soluções naturais. Algumas delas podem ser obtidas através da prática da Yoga. Mas como? Por meio da execução de diversas posições que permitem prevenir e aliviar a dor menstrual.

Seis posturas de Yoga para te ajudar a aliviar a dor menstrual

É importante assinalar que, assim como existem posições de Yoga para a dor menstrual existem também outras que devem ser evitadas durante o período menstrual. Exemplo disso são as invertidas, a posturas de pé livres e as de extensão para trás, sem sustentação, entre outras.

No entanto, existem diversas posturas que são extremamente favoráveis para aliviar esses sofrimentos. Vamos descrevê-las abaixo.

1. – Balasana (postura da criança)

Para realizar essa posição você deve colocar os seus joelhos no chão, procure se sentir o mais confortável possível. Em seguida, incline-se para frente e estenda os seus braços até a sua cabeça. Você deve tocar no chão com a testa. Quando estiver nessa posição, faça de 5 a 10 respirações lentas e profundas.

Menina fazendo a postura da criança

Essa posição é extremamente positiva para aliviar dores nas costas, além de ser muito relaxante.

2. – A ponte com apoio

Você deve iniciar essa posição deitada de barriga para baixo. Coloque embaixo dos seus joelhos uma ou duas almofadas para elevá-las um pouco. Primeiro, flexione os joelhos e tente trazer os calcanhares o mais perto possível dos glúteos. Leve também as suas mãos para trás e segure os tornozelos.

Mantenha o olhar para a frente e continue nessa posição por 10 segundos. Não se esqueça de inspirar e expirar profundamente para aproveitar ao máximo o exercício.

3. – Janu Sirsasana (cabeça no joelho)

Assim como a postura anterior, você pode usar como suporte almofadas ou cobertores para essa posição. Para realizá-la, você deve se sentar no chão com uma perna flexionada e com o calcanhar nos glúteos e a outra esticada para a frente.

começar no yoga fazendo a postura da criança

Depois, dobre as costas para frente com os braços esticados. Você deve tentar tocar na extremidade do pé esticado com as mãos. Enquanto isso tente abaixar as costas o máximo possível. Como se você estivesse tentando levar a cabeça ao joelho.

4. – Posição do pombo

Em primeiro lugar, você deve se sentar de cócoras para iniciar a execução dessa posição. Depois, cruze uma perna para frente e estique a outra para trás. A que ficar na frente deve ser flexionada, de modo que o seu joelho fique tocando no seu peito.

Finalmente, estique os braços para frente – assim como a postura Balasana – e dobre as suas costas para baixo. É importante, ao fazer esse movimento, manter as costas retas o tempo todo. Pode parecer difícil no início, mas com o tempo que você vai ganhando flexibilidade. Você tem que repetir o exercício com ambas as pernas.

5. – Supra Virasana (postura do herói)

Essa é outra das posturas de Yoga que te ajudam a aliviar a dor menstrual que é praticada com um suporte. Você deve ficar de joelhos e com os glúteos no chão. O suporte, que pode ser uma almofada alta ou uma manta dobrada, deve ficar atrás de você.

Tente levantar lentamente o seu corpo para trás, de modo que suas panturrilhas e glúteos fiquem apoiadas no chão. Ou seja, as costas devem estar em linha reta no suporte, enquanto as mãos devem permanecer abertas nas costas para promover o equilíbrio. Elas também podem servir de suporte.

A melhor coisa dessa posição é que oferece flexibilidade e resistência ao abdômen e aos músculos..

6.- A Paschimottanasana (pinça com suporte)

A última posição que iremos descrever é muito simples. Você deve se sentar no chão com os pés para frente. Coloque no seu colo duas almofadas como suporte.

Uma vez assim, levas as costas para frente até conseguir apoiar a cabeça nas almofadas. Permaneça assim durante 8 respirações profundas. Em seguida, vire e apoie o outro lado do rosto.

Antes de começar a praticar qualquer uma dessas posições de Yoga para aliviar a dor menstrual, é necessário levar em consideração dois fatores importantes. O primeiro é ouvir o corpo. Isso significa que sempre que sentir algum desconforto ou dor, você deve deixar de fazer o exercício.

Além disso, e como recomendação final, lembre-se de fazer um aquecimento adequado. Por exemplo, você pode fazer dez saudações ao sol (Surya Namaskaraantes) antes de começar com os exercícios específicos que foram descritos neste artigo.