Como fazer uma dieta para parar de fumar

25 de junho de 2019
Hoje vamos apresentar algumas dicas para orientá-lo sobre a dieta que você deve realizar para parar de fumar. Explicaremos uma série de truques muito simples para acalmar a ansiedade sem engordar e também vamos indicar alguns alimentos adequados para esse processo.

Parar de fumar é uma missão impossível para muitas pessoas. Demanda um grande esforço, sobretudo para aquelas pessoas que fumam bastante e o fazem compulsivamente. De qualquer forma, com força de vontade, tudo é possível. Para ajudá-lo no processo, trazemos hoje uma dieta que irá ajudá-lo a parar de fumar.

O que fazer em uma dieta para parar de fumar

Coma lanchinhos saudáveis

Parar de fumar é sinônimo de ansiedade e mau humor. Essas sensações acabam sendo descontadas, na maioria dos casos, na comida e, como resultado, a maioria das pessoas que para de fumar aumenta de peso.

É comum que nos momentos em que a ansiedade aparece queiramos ir até a geladeira para comer o que estiver pela frente. Por um motivo ou outro, acabamos comendo alimentos pouco saudáveis e mais do que devíamos.

Mulher comendo fruta em trilha

A realidade é que sentir ansiedade durante as primeiras semanas é inevitável. É normal que o corpo reaja dessa forma na ausência da nicotina. Pouco a pouco, o corpo vai se acostumando e os quadros de ansiedade aparecem com menos frequência.

Já que aliviar a ausência de nicotina com comida é praticamente inevitável, a seguir daremos algumas dicas para tornar o processo mais suportável e para que você não engorde.

  1. Não compre alimentos pouco saudáveis. Parece uma coisa muito simples, mas, na verdade, temos que nos esforçar para pensar de forma saudável na hora de ir às compras. É muito fácil, se não tivermos fast-food ou lanchinhos pouco saudáveis ​​em casa, não os comeremos. Faça compra quando você não estiver com ansiedade, porque se estiver, você vai querer comprar alimentos que deviam estar fora da dieta. A melhor hora para ir no mercado é depois de comer, porque já estamos saciados e relaxados e simplesmente compraremos o que estiver escrito na lista.
  2. Cozinhe lanches saudáveis. Uma boa maneira de manter a sua mente ocupada e não pensar em fumar é cozinhando. Você pode fazer os seus próprios lanches saudáveis ​​e matar dois coelhos com uma cajadada só. Por um lado, você prepara uma comida saudável e, por outro, estará ocupado e relaxado. Se você decidir cozinhar, neste link deixaremos algumas receitas tradicionais nas suas versões light e neste uma receita de barras de cereais caseiras.
  3. Tenha sempre frutas em casa. As frutas são um alimento saciante e com poucas calorias. Escolha aquelas frutas que tenham menos teor de açúcar e desfrute do seu sabor delicioso. Você pode comê-la diretamente, fazendo uma salada de frutas ou um suco.

Coma alimentos ricos em vitamina C

Outro truque de dieta para ajudar a parar de fumar é comer alimentos ricos em vitamina C. Você sabia que as pessoas fumantes tendem a ter deficiência dessa vitamina?

Os alimentos com vitamina C tendem a ser bastante saciantes, fora que também são adequados para acalmar a ansiedade. A seguir, iremos mostrar alguns alimentos ricos nessa vitamina que você pode facilmente incorporar em seu dia a dia.

  • Couves-de-bruxelas
  • Couve-flor
  • Laranja
  • Limão
  • Pimentão verde
  • Pimentão vermelho

Ande sempre com uma garrafa de água

Uma maneira de acalmar o desejo de fumar é andar sempre com uma garrafa de água. Sempre que você sentir o desejo de acender um cigarro, você pode tomar um gole de água. Além de acalmar a ansiedade, você conseguirá remover a nicotina mais rapidamente do corpo.

Garota bebendo água

Estima-se que a nicotina leve cerca de 20 dias para ser expelida do corpo. Uma vez passadas as três primeiras semanas, o corpo deixa de pedir com tanta intensidade a nicotina porque já se livrou dela.

Além de ajudar a eliminar a nicotina de forma mais rápida, a água não contém calorias. Dessa forma, também é uma boa maneira de se sentir saciado sem adicionar calorias à sua dieta. Como consequência, você não ganha peso, algo que sempre costuma acontecer quando a pessoa para de fumar.