Muitos alimentos gordurosos adicionam calorias à dieta

· 6 de janeiro de 2019
Não adianta preparar um prato saudável e de baixa caloria se, em alguns detalhes essenciais ou facilmente substituíveis, colocamos tudo a perder; conheça os alimentos que você deve controlar ao máximo para não adicionar calorias a suas receitas desnecessariamente

Você sabe quais são os principais alimentos gordurosos que adicionam calorias à sua dieta? Talvez não estejamos cientes disso e assim, com apenas um ingrediente, nosso prato passa de uma opção saudável para uma bomba calórica.

Por isso, a seguir, vamos explicar quais são alguns dos alimentos gordurosos mais consumidos, bem como quais são as alternativas saudáveis pelas quais eles podem ser substituídos.

Alimentos gordurosos que podemos substituir facilmente

A gordura tem 9 calorias por grama, enquanto o carboidrato e a proteína têm 4. Por isso alimentos gordurosos podem acabar nos trazendo mais calorias do que desejamos.

Esses são os macronutrientes, mas claro que também devemos nos atentar para as vitaminas e minerais. Vejamos a seguir como substituir a gordura no contexto dos macronutrientes alguns deles.

Maionese

A maionese é um dos molhos mais tradicionais e mais consumidos. É comum que ela acompanhe frituras, hambúrgueres, ovos recheados, batatas ou a salada de maionese. Este molho é o protagonista de muitos pratos e é o culpado por muitas receitas acrescentarem uma grande quantidade de calorias à dieta.

Você deve ter em mente que os molhos não devem estar presentes na dieta habitual e por isso devem ser consumidos apenas ocasionalmente e em pequenas quantidades.

Se você adora adicioná-los aos seus pratos, então o mais recomendável é que você opte por opções mais leves e saudáveis, tais como o molho de tomate leve, por exemplo.

Além disso, vamos deixar aqui algumas receitas caseiras de molhos de baixa caloria com os quais você pode continuar a apreciar os seus pratos sem adicionar uma quantidade extra de calorias e de gorduras pouco saudáveis.

Oleaginosas

As oleaginosas são um desses alimentos que devemos medir a quantidade muito bem. São um alimento muito saudável e o seu consumo diário é recomendado. Elas dão muita saciedade e também contêm fibras, por isso são um lanche perfeito que vai nos ajudar a acalmar a fome.

Mulher comendo um potinho de oleaginosas

Porém, o que você deve ter em mente é que as oleaginosas são bastante calóricas; por isso é preciso consumi-las em pequenas quantidades. Assim, cuidado ao comer muitas delas porque, dessa forma, o lanche não vai mais ser tão saudável. O mesmo acontece ao adicioná-las a qualquer salada, bolo ou iogurte, por exemplo.

Assim, encontre a linha intermediária entre se cuidar consumindo oleaginosas e aumentar as suas reservas de gordura. Adicionar muitas oleaginosas a suas receitas vai fazer com que elas deixem de ser saudáveis e passem a conter uma grande quantidade de gordura e calorias.

Queijo curado

O queijo curado é o favorito de muitas pessoas. Seu sabor forte, sua consistência e sua textura fazem dele uma deliciosa iguaria que, além disso, também é muito versátil na cozinha.

Porém, você deve ficar sabendo que este tipo de queijo pode conter até 40% de gordura; o que significa um grande número de calorias e uma enorme quantidade de gordura no nosso prato.

Uma opção mais saudável são os queijos suaves ou o queijo fresco. Você pode adicioná-los às saladas, massas ou então consumi-los como lanche. Seu sabor é igualmente muito saboroso e se adapta a qualquer prato.

Embutidos

Se há um alimento que nos salva de qualquer apuro na cozinha são os embutidos. Eles são perfeitos para fazer um sanduíche quando estamos com pressa; também para dar às crianças no lanche, para fazer uma omelete e até mesmo para acompanhar um prato de massa ou arroz.

Os embutidos são muito variados entre si, de acordo com o tipo e do animal de onde vem a carne. Porém, você deve ficar sabendo que, em geral, eles são alimentos gordurosos que contêm uma grande quantidade de calorias.

Existem opções semelhantes e muito mais saudáveis. Algumas delas são o lombo defumado, o peito de peru com baixo teor de gordura ou o peito de frango assado. Assim, escolha estes embutidos se você quiser continuar a apreciar o seu sabor; mas sem fazer com que o seu prato passe a ser uma bomba calórica.

Laticínios integrais

Se você quiser que suas refeições tenham menos gordura, a melhor opção é parar de consumir laticínios integrais e substituí-los por semidesnatados ou desnatados. O sabor é praticamente o mesmo, então você não vai notar as mudanças e ao mesmo tempo você vai comer algo mais leve e com menos gordura. 

Mulher bebendo leite

Em qualquer supermercado é possível encontrar todos os laticínios com uma opção com baixo teor de gordura. Assim, você pode continuar apreciando o café com leite, as sobremesas e os lanches sem adicionar mais gordura do que aquela que é estritamente necessária.

Os alimentos muito gordurosos podem adicionar calorias à sua dieta. Então, agora que você já sabe quais são alguns desses alimentos, você deve tomar cuidado ao consumi-los; bem como limitar suas porções.

Além disso, você pode usar algumas das alternativas para continuar apreciando as refeições, mas com menos gordura.