Por que eu tenho dificuldade para dormir? Como superá-la?

· 8 de julho de 2018
Ter o sono em dia é uma tarefa muito difícil para algumas pessoas. Todos os dias, milhares de pacientes procuram médicos com queixas relacionadas à insônia. A pergunta mais comum é "por que tenho dificuldade para dormir?"

Não conseguir cumprir as horas de sono necessárias para o descanso faz com que o dia seguinte se torne um desafio. O mesmo acontece quando o sono não é reparador. A falta de energia, problemas de concentração, baixo desempenho e mau humor são características básicas para quem tem dificuldade para dormir.

As razões pelas quais temos dificuldade para dormir

  • Alterações de humor. Aqueles que sofrem de depressão ou níveis excessivos de ansiedade podem ter distúrbios do sono. A mente não consegue chegar a um estado de relaxamento.
  • Ausência de hábitos de sono. O organismo precisa ter algumas rotinas associadas ao momento de dormir; se o horário ou o ambiente são sempre alterados, será difícil entrar em sonolência. É bom preparar o corpo para chegar a esse momento.
  • Assistir televisão ou filmes na cama. Embora possa ser um prazer para muitos, está provado que isso afeta o descanso. De acordo com o programa que você assiste, o cérebro permanece em atividade constante. Os estímulos visuais e auditivos geram mais excitação ao corpo.
  • Utilizar o celular. Como no ponto anterior, o uso de celulares tem consequências negativas para o sono. Ele funciona como um estimulante e não permite que o cérebro entre em um estado de relaxamento; além disso, o brilho da tela no escuro é prejudicial aos olhos.
  • Problemas e estresse. É verdade que atualmente existem muitos problemas que as pessoas devem enfrentar diariamente. As crianças, a educação, a estabilidade no emprego e a economia doméstica são questões constantes de reflexão.
  • Pensar cada minuto nas soluções para cada particularidade impede que você feche os olhos e relaxe. Da mesma forma, as situações estressantes causam contraturas musculares dolorosas e desconfortáveis.
  • Consumo de cafeína e açúcares. Alguns produtos, além do café, contêm esses ingredientes que mantêm a pessoa acordada. Café, chá, refrigerantes e chocolate são inimigos de uma boa noite de sono.
Mulher dormindo bem

Exercícios, álcool e a dificuldade para dormir

  • Exercícios noturnos. É verdade que fazer atividades esportivas pode causar cansaço na pessoa. O cansaço não está, no entanto, diretamente relacionado a cair no sono. Esportes noturnos podem ativar seu corpo.
  • As pessoas que dizem “não consigo dormir” são aconselhadas a fazer exercícios físicos pela manhã. Se são feitos pouco antes de ir para o quarto, o corpo está cheio de energia.
  • Excesso de álcool. Este tipo de bebida afeta o organismo em sua totalidade. Pode ser que no começo a pessoa consiga adormecer. Mas não haverá descanso adequado e no início do dia seguinte as consequências aparecerão.
  • Desequilíbrio ambiental. É necessário que o ambiente seja propício ao sono. Para que o corpo chegue ao estado de relaxamento completo, todos os sentidos devem estar em relaxamento.
  • Uma cama confortável e com um toque suave são essenciais. A escuridão faz com que a visão não encontre entretenimento e feche os olhos. O olfato também conta e, se estimulado com maus odores ou cheiros fortes, o efeito desejado não é alcançado. O mesmo acontece com a audição, para realmente descansar, é necessário silêncio.
  • Leituras reflexivas e analíticas. Apesar de que ter o hábito de ler pode ser algo bom antes de se despedir do seu dia, você deve saber o que ler. As leituras que estimulam a reflexão ou a análise ativam o cérebro. Melhor deixá-las para outro momento.
  • Postura corporal. Assim como existem dicas para acomodar o corpo em atividades de trabalho, você deve escolher a posição ao dormir. Às vezes pode acontecer que, devido a razões externas, doenças, lesões, etc., você não possa ficar na posição mais confortável. Você tem que escolher uma posição e permanecer até adormecer; começar a dar voltas na cama gera nervosismo.

O que fazer se tenho dificuldade para dormir?

Aqueles que sofrem de distúrbios do sono devem começar procurando qual é a verdadeira causa. Pode ser uma ou várias das mencionadas. Em seguida, você deve tentar trabalhar na solução; mesmo que seja necessário consultar um médico ou aprender técnicas de relaxamento.

Lembre-se sempre de que o momento de descanso deve ser algo realmente agradável e você deve se preparar antes de ir para a cama. Há muitas alternativas para tentar contornar esse problema. Comece hoje preparando uma nova rotina para sua noite!