O método de pré-exaustão: o que é e como usar

21 de setembro de 2018
Essa técnica foi utilizada por muitos anos de forma não sistemática, mas foi apenas em 1996 que ela foi organizada como método para fortalecer os ossos e ligamentos, uma vez que constrói os músculos de uma forma diferente do treinamento tradicional.

Você sente que já tentou de tudo, mas seus músculos ainda parecem pequenos e sem muita força? Então esse post é para você. Trazemos para você o método de pré-exaustão, uma técnica que  vai fazer seus músculos crescerem quando você achava que isso não seria mais possível. Continue lendo!

O método de pré-exaustão, também chamado de pré fadiga, consiste em isolar o treinamento em um grupo específico de músculos. Isto é acompanhado por algumas séries de exercícios compostos no final do treino. Este método ajuda a dar o passo a mais que seus músculos precisam para começar a crescer e adquirir força.

O método de pré-exaustão: uma questão de técnica

O método de pré-exaustão coloca toda a sua concentração em músculos específicos, submetendo0s a trabalhar o dobro do que em um treino convencional. Isso causa um esgotamento muscular antes de uma exaustão mental.

Além disso, após o isolamento muscular, exercícios compostos são realizados a fim de limitar a força dos músculos já trabalhados e assim utilizar músculos secundários. Esta técnica garante bons resultados. No entanto, você deve ser cauteloso, visto que este método de treinamento é bastante exigente.

Homem fazendo bíceps com barra

Um exemplo de treino de pré-exaustão é o seguinte:

  • Passo 1: concentre-se em um único grupo de músculos. Por exemplo, adutores, bíceps, quadríceps, entre outros. Digamos que você escolha o quadríceps; você pode então fazer várias séries no leg press em isolamento.
  • Passo 2: ao final do passo 1, faça um exercício composto para esse mesmo grupo de músculos, neste caso, agachamentos.

É simples assim: dois passos, o primeiro sendo um pouco mais exigente do que o segundo. No entanto, em conjunto, eles levam ao crescimento dos músculos através da fadiga.

Ideal para todos?

O método de pré-exaustão pode ser feito por qualquer pessoa? Não, esse método não é ideal para todos. O que deve ser levado em consideração é a capacidade física que o indivíduo tem. Ou seja, pessoas que estão apenas começando no mundo dos esportes não devem usar esse método.

Este método é destinado a pessoas que já treinam há bastante tempo, que já tenham trabalhado com pesos e que tenham um conhecimento prévio de como determinados exercícios devem ser feitos.

Não é um método simples, então é importante que iniciantes na prática de exercícios não experimentem este método até que tenham mais experiência.

Vantagens e desvantagens

Como tudo neste mundo, há aspectos bons e outros não tão bons assim. Você deve ter em mente que as vantagens e desvantagens vão além dos resultados. Ou seja, é preciso que exista um equilíbrio entre o quanto a pré-exaustão te beneficia e o quanto ela te prejudica. Você deve estar consciente do seu limite e até onde pode ir.

Estamos falando isso com a finalidade de evitar problemas no futuro. Por isso, vamos explicar quais são as vantagens e as desvantagens do método de pré-exaustão:

Vantagens:

  • Seus músculos crescem e se fortalecem.
  • Você não fica tão esgotado mentalmente.
  • Não é entediante, já que você pode variar os grupos musculares.
  • Permite conseguir um desenvolvimento mais acelerado.

Mulher cansada na academiaDesvantagens:

  • Risco de overtraining.
  • Estar mais propenso a sofrer de dores musculares.
  • Não é destinado para qualquer pessoa.
  • É altamente exigente.

Concentre-se em você

O método de pré-exaustão dá excelentes resultados em relação aos músculos, mas não se descuide. Alimente-se da melhor forma possível, consuma muita proteína e carboidratos, visto que esse é um tipo de treino que envolve o consumo de muita energia. Por isso, seu corpo deve estar o mais saudável e nutrido possível.

Além disso, descanse o suficiente pois, como o próprio nome indica, este processo ‘exaure’ o músculo. Para reabastecer os músculos, você deve descansar a quantidade de tempo necessária para o seu corpo voltar ao normal.

Isso é muito importante, porque se você não descansar tanto quanto o corpo precisa, então seus músculos não vão se recuperar adequadamente, impedindo assim o seu crescimento.

Além disso, não abuse desse método. Apesar do desejo de fazer seus músculos crescerem, lembre-se de que sua maior prioridade é o bem-estar do seu corpo. Então, agora que você já sabe tudo sobre o treino de pré-exaustão, você pode experimentar o método caso isso esteja dentro das suas possibilidades. Treine duro ou então vá para casa!