O método de pré-exaustão: o que é e como usar

· 19 de setembro de 2018
Essa técnica foi utilizada por muitos anos de forma não sistemática, mas foi apenas em 1996 que ela foi organizada como método para fortalecer os ossos e ligamentos, uma vez que constrói os músculos de uma forma diferente do treinamento tradicional.

Você sente que já tentou de tudo, mas seus músculos ainda parecem pequenos e sem muita força? Então esse post é para você. Trazemos para você o método de pré-exaustão, uma técnica que  vai fazer seus músculos crescerem quando você achava que isso não seria mais possível. Continue lendo!

O método de pré-exaustão, também chamado de pré fadiga, consiste em isolar o treinamento em um grupo específico de músculos. Isto é acompanhado por algumas séries de exercícios compostos no final do treino. Este método ajuda a dar o passo a mais que seus músculos precisam para começar a crescer e adquirir força.

O método de pré-exaustão: uma questão de técnica

O método de pré-exaustão coloca toda a sua concentração em músculos específicos, submetendo0s a trabalhar o dobro do que em um treino convencional. Isso causa um esgotamento muscular antes de uma exaustão mental.

Além disso, após o isolamento muscular, exercícios compostos são realizados a fim de limitar a força dos músculos já trabalhados e assim utilizar músculos secundários. Esta técnica garante bons resultados. No entanto, você deve ser cauteloso, visto que este método de treinamento é bastante exigente.

Homem fazendo bíceps com barra

Um exemplo de treino de pré-exaustão é o seguinte:

  • Passo 1: concentre-se em um único grupo de músculos. Por exemplo, adutores, bíceps, quadríceps, entre outros. Digamos que você escolha o quadríceps; você pode então fazer várias séries no leg press em isolamento.
  • Passo 2: ao final do passo 1, faça um exercício composto para esse mesmo grupo de músculos, neste caso, agachamentos.

É simples assim: dois passos, o primeiro sendo um pouco mais exigente do que o segundo. No entanto, em conjunto, eles levam ao crescimento dos músculos através da fadiga.

Ideal para todos?

O método de pré-exaustão pode ser feito por qualquer pessoa? Não, esse método não é ideal para todos. O que deve ser levado em consideração é a capacidade física que o indivíduo tem. Ou seja, pessoas que estão apenas começando no mundo dos esportes não devem usar esse método.

Este método é destinado a pessoas que já treinam há bastante tempo, que já tenham trabalhado com pesos e que tenham um conhecimento prévio de como determinados exercícios devem ser feitos.

Não é um método simples, então é importante que iniciantes na prática de exercícios não experimentem este método até que tenham mais experiência.

Vantagens e desvantagens

Como tudo neste mundo, há aspectos bons e outros não tão bons assim. Você deve ter em mente que as vantagens e desvantagens vão além dos resultados. Ou seja, é preciso que exista um equilíbrio entre o quanto a pré-exaustão te beneficia e o quanto ela te prejudica. Você deve estar consciente do seu limite e até onde pode ir.

Estamos falando isso com a finalidade de evitar problemas no futuro. Por isso, vamos explicar quais são as vantagens e as desvantagens do método de pré-exaustão:

Vantagens:

  • Seus músculos crescem e se fortalecem.
  • Você não fica tão esgotado mentalmente.
  • Não é entediante, já que você pode variar os grupos musculares.
  • Permite conseguir um desenvolvimento mais acelerado.

Mulher cansada na academiaDesvantagens:

  • Risco de overtraining.
  • Estar mais propenso a sofrer de dores musculares.
  • Não é destinado para qualquer pessoa.
  • É altamente exigente.

Concentre-se em você

O método de pré-exaustão dá excelentes resultados em relação aos músculos, mas não se descuide. Alimente-se da melhor forma possível, consuma muita proteína e carboidratos, visto que esse é um tipo de treino que envolve o consumo de muita energia. Por isso, seu corpo deve estar o mais saudável e nutrido possível.

Além disso, descanse o suficiente pois, como o próprio nome indica, este processo ‘exaure’ o músculo. Para reabastecer os músculos, você deve descansar a quantidade de tempo necessária para o seu corpo voltar ao normal.

Isso é muito importante, porque se você não descansar tanto quanto o corpo precisa, então seus músculos não vão se recuperar adequadamente, impedindo assim o seu crescimento.

Além disso, não abuse desse método. Apesar do desejo de fazer seus músculos crescerem, lembre-se de que sua maior prioridade é o bem-estar do seu corpo. Então, agora que você já sabe tudo sobre o treino de pré-exaustão, você pode experimentar o método caso isso esteja dentro das suas possibilidades. Treine duro ou então vá para casa!