Logo image
Logo image

Quais são as causas da retenção de líquidos?

3 minutos
A retenção de líquidos pode ter causas dietéticas ou hormonais. Vamos falar sobre a influência das primeiras, que são as que podem ser controladas com mais facilidade.
Quais são as causas da retenção de líquidos?
Última atualização: 23 dezembro, 2020

Muitas pessoas experimentam um leve ganho de peso ou uma sensação de inchaço e não sabem exatamente por quê. Vamos explicar quais são as causas da retenção de líquidos para que, dessa forma, você aprenda como evitá-la.

Em primeiro lugar, lembre-se de que os sintomas da retenção de líquidos muitas vezes são confundidos com outros problemas relacionados à inflamação. Nesse sentido, uma alimentação adequada é fundamental para evitar qualquer uma das duas circunstâncias, o que melhora o estado de saúde.

Causas da retenção de líquidos

Na lista a seguir, vamos explicar quais podem ser as possíveis causas da retenção de líquidos.

1. Aumento da ingestão de sódio

O sódio é um mineral introduzido no corpo por meio da dieta e que tem a capacidade de alterar o equilíbrio osmótico. Ou seja, ele pode gerar um aumento na retenção de água no organismo para compensar o aumento dos sais minerais no seu interior.

Além disso, essa situação também pode afetar a função renal e a pressão arterial, conforme afirma um estudo publicado na revista Journal of Clinical Hypertension.

Some figure

Para amenizar esse problema, podemos optar por aumentar a ingestão de potássio, já que este é o seu mineral antagonista, ou seja, que desempenha a função inversa. Dessa forma, é possível regular a pressão arterial e até mesmo reduzir a retenção de líquidos.

2. Má alimentação

Uma dieta baseada na ingestão de açúcares simples e de produtos industrializados ultraprocessados também pode ser a causa da retenção de líquidos. Nesse sentido, tanto a glicose quanto os aditivos alimentares podem potencializar o fenômeno, o que tem um impacto negativo na saúde.

Além disso, as gorduras trans que eles contêm podem causar um aumento da inflamação no organismo.

Como consequência, podemos sentir um aumento da sensação de desconforto e inchaço. Além disso, a saúde é colocada em risco a médio prazo, devido aos efeitos que essa classe de alimentos gera no funcionamento da fisiologia do organismo.

3. Suplementos dietéticos

Alguns suplementos dietéticos usados ​​para melhorar o desempenho esportivo podem levar ao aumento da retenção de líquidos, embora, nesse caso, o armazenamento geralmente ocorra no nível muscular.

O produto que consegue gerar esse evento de forma mais evidente é a creatina, conforme afirma um estudo publicado em Nutrición Hospitalaria.

No entanto, esse efeito geralmente não é considerado negativo. De forma geral, essa retenção de líquidos não causa desconforto, apenas um maior peso na balança e uma aparência com maior tamanho muscular.

Além disso, no momento em que a administração da substância é suspensa, o problema cessa, levando assim à recuperação do peso considerado normal para o indivíduo. Apesar disso, é comum experimentar uma retenção de líquidos de pelo menos 1,5 kg durante a suplementação.

Some figure

A retenção de líquidos é um problema comum

Os fatores dietéticos que discutimos podem influenciar na retenção de líquidos. O consumo de quantidades excessivas de sal e o consumo de junk food são dois aspectos que agravam o problema.

No entanto, também existem outros fatores capazes de gerar essa situação além dos estritamente dietéticos. Por exemplo, as mudanças hormonais ou uma gravidez podem aumentar o problema.

Se você sentir uma maior sensação de inchaço ou inflamação no corpo e não souber o porquê, o melhor a fazer é consultar um especialista. Ele poderá avaliar se esta é uma questão de hábitos ou se algum sistema do organismo não está funcionando como deveria.

Nesse último caso, uma série de medicamentos diuréticos podem ser prescritos para melhorar a função renal, o que afeta a excreção de líquidos através da urina.

Por fim, lembre-se de que, para prevenir o problema, é sempre aconselhável estabelecer hábitos de vida adequados. Uma alimentação variada e saudável e a prática de exercício físico no dia a dia ajudam a evitar problemas do tipo. Consulte o seu nutricionista se ainda tiver dúvidas ou se quiser melhorar a sua alimentação.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Chmielewski J., Carmody JB., Dietary sodium, dietary potassium, and systolic blood pressure in US adolescents. J Clin Hypertens, 2017. 19 (9): 904-909.
  • Moriones VS., Santos JI., Ayudas ergogénicas en el deporte. Nutrición Hospitalaria, 2017. 34 (1): 204-215.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.