Benefícios de substituir os cereais matinais industrializados por integrais

· 9 de abril de 2019
Hoje vamos analisar todos os benefícios dos cereais integrais e, além disso, também vamos explicar rapidamente várias receitas com as quais você pode desfrutar deles no café da manhã sem se cansar de comê-los sempre da mesma maneira.

Se você trocar os cereais matinais industrializados por opções integrais, seu corpo vai agradecer e, além disso, você também vai notar as mudanças imediatamente.

Estes cereais têm muito mais benefícios e é importante saber que eles não incluem gorduras nem açúcares. Vamos ver como há muitas outras opções além do típico leite com cereais que quase todo mundo come todas as manhãs.

Benefícios dos cereais integrais

Trocar os cereais matinais industrializados por opções integrais é benéfico para o nosso corpo. Este tipo de cereal, ao contrário dos industrializados, não contém açúcar nem gordura. Pelo contrário, eles na verdade têm fibras e dão saciedade.

Uma tigela de cereais com frutas e leite

  • Reduzem o colesterol. O alto teor de fibras dos cereais contribui para a eliminação do colesterol de uma forma mais eficaz e em maior quantidade. Portanto, um café da manhã à base de cereais integrais é uma maneira natural e saudável de reduzir os níveis de colesterol.
  • Não contêm açúcar. Isto é especialmente importante para os diabéticos. Os cereais matinais industrializados contêm altos níveis de açúcar. Alguns até mesmo excedem 25% de sua composição, o que é uma quantidade enorme em relação à ingestão diária recomendada.
  • Não engordam, visto que não contêm gordura. Os cereais integrais são os aliados de qualquer dieta. Isso ocorre porque eles não contêm gordura e, portanto, não engordam. Eles permitem continuar desfrutando de um café da manhã saudável e delicioso sem ganhar peso.
  • Proporcionam saciedade. Em muitas ocasiões, as dietas estão associadas à fome. Isso faz com que, mais cedo ou mais tarde, a pessoa acabe abandonando a dieta. Como já mencionamos anteriormente, os cereais integrais são adequados para a perda de peso, mas o que é ainda melhor é que eles têm um poder de saciar. Eles demoram várias horas para serem digeridos, então a sensação de fome vai demorar a aparecer até a próxima refeição.
  • Melhoram o trânsito intestinal. Os cereais integrais são ricos em fibras, por isso são benéficos para melhorar o trânsito intestinal e manter a flora intestinal.

Ideias de café da manhã com cereais integrais

Se pensarmos em um café da manhã com cereais integrais, a primeira coisa que vem à nossa mente é o típico leite com cereais. Mas temos também muitas outras opções além dessa.

Assim, podemos desfrutar dos cereais de maneiras diferentes e não nos cansarmos de sempre comer a mesma coisa. A seguir, vamos propor várias ideias de café da manhã com cereais integrais.

Ideias de café da manhã com cereais integrais

Cereais integrais com iogurte e mel

Despeje os cereais integrais, como por exemplo o arroz ou o trigo, em uma tigela. Em seguida, adicione um iogurte natural e uma colher de sopa de mel.

Dessa forma tão simples e rápida você terá preparado um café da manhã saudável com o qual poderá se beneficiar de todas as propriedades desses cereais. Além disso, este café da manhã também é rico em cálcio.

Mingau de aveia integral e frutas

O mingau de aveia é um dos cafés da manhã mais populares entre os atletas e as pessoas que levam uma vida saudável. Para prepará-lo, comece fervendo meio copo de água e cozinhando a mesma quantidade de aveia integral. Em seguida, adicione meio copo de bebida de soja e deixe descansar.

Assim que a mistura estiver espessa, adicione pedaços da fruta que você mais gosta. Se você quiser dar um toque diferente, você pode adicionar uma colher de mel ou de cacau. Além do café da manhã, o mingau também pode ser uma ideia de um lanche ou jantar saudável.

Barrinhas de cereais integrais

As barrinhas de cereais acompanhadas por um copo de suco natural e um copo de café ou de leite formam um café da manhã saudável e, dessa forma, te ajudam a começar o dia com energia.

Para prepará-las você mesmo, comece misturando 50 gramas de manteiga e duas colheres de sopa de mel. Em seguida, adicione coco ralado e amêndoas picadas. Além disso, você também pode picar frutas desidratadas. Depois de misturar todos os ingredientes, corte em forma de barrinhas e então leve ao forno por 15 minutos a 180 graus.