Por que você deve se manter ativo na quarentena?

20 de maio de 2020
A quarentena é o momento ideal para prestar atenção ao próprio corpo e cuidar de si mesmo. Se manter ativo durante esse período é a melhor maneira de alcançar bem-estar físico e mental.

São muitos os motivos pelos quais devemos nos manter ativo na quarentena. Antes desta situação que estamos vivendo, já era recomendação fazer pelo menos uma hora diária de atividade física. Durante a quarentena, essa recomendação ganha uma relevância ainda maior.

Reservar uma hora do dia para fazer exercícios é reservar uma hora para cuidar de si mesmo. Não tem problema a academia estar fechada, ou você não ter todo o equipamento que tinha disponível antes quando podia sair de casa todos os dias para fazer um treino exigente.

É possível trabalhar com objetos do dia a dia ou com o peso corporal. Além disso, são muitos os profissionais do esporte que estão oferecendo oportunidades de aulas durante o período de confinamento. Podemos aprender com eles, à distância, através da tela do celular ou do computador.

4 motivos para se manter ativo durante a quarentena

Fazer atividades físicas durante o confinamento tem benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. A seguir, falaremos sobre os benefícios psicológicos de fazer exercícios durante a quarentena:

1. Melhora do humor

Um estudo publicado no International Journal of Clinical and Health Psychology comprovou que o exercício físico é um modo eficaz de melhorar o humor e reduzir o estresse. Quando fazemos exercícios físicos, o corpo consegue se livrar da tensões, frustrações e canalizar toda a energia para algo mais positivo.

Além disso, há a liberação de substâncias químicas no cérebro que induzem sensações de bem-estar e tranquilidade. Esse efeito antidepressivo que o exercício possui pode ser generalizado para todos os tipos de atividades físicas.

Ou seja, não existe um só tipo de exercício que é capaz de melhorar o humor. Qualquer atividade, seja ela mais ou menos exigente, será capaz de gerar esse bem-estar se estivermos fazendo algo de que gostamos.

Além disso, o exercício físico também já se demonstrou eficaz na prevenção de transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade, segundo um estudo publicado na revista Medicina Clínica.

Garota fazendo bicicleta

Por esse motivo, se manter ativo na quarentena não sóte  ajudará a se sentir melhor durante esse momento complicado que estamos vivendo, mas também protegerá e fortalecerá a saúde mental a longo prazo.

2. Permite aprender novas habilidades

Fazer exercício durante o isolamento é uma oportunidade única para aprender novas habilidades. Esse período é ideal para testar todas aquelas coisas que o ritmo de vida nos impede de tentar.

Por exemplo, é possível aprender a desconectar a mente fazendo Yoga ou meditação, ou aprender a dançar algum estilo de música que não conhecemos ainda. Estes são apenas alguns exemplos de habilidades que podemos estudar e aprender com aulas online.

Adquirir novas capacidades fortalecerá a percepção que temos de nós mesmos. Quando sentimos que somos capazes de fazer uma coisa nova, que antes parecia fora de alcance, é um estímulo que aumenta a autoconfiança.

3. Ajuda a estabelecer uma rotina

A rotina não deve ser vista como algo negativo. Ter uma rotina reduz a incerteza e ajuda a tornar o dia mais controlável, além de permitir aproveitar o máximo cada jornada.

Durante a quarentena, é mais difícil estabelecer uma rotina porque o tempo desocupado é muito grande. Assim, acabamos esticando uma tarefa pequena durante o dia inteiro. Mas isso não significa que devemos deixar várias horas passarem sem fazer nada de bom.

Estabelecer uma rotina diária de exercícios é uma forma de dar propósito e significado ao dia. Se dedicarmos algum tempo para cuidar do corpo e da mente, o dia já não terá sido em vão.

4. É uma forma de se distrair e não pensar no futuro

Na maioria dos casos, o estresse é originado ao pensar no futuro e não poder prever quando o confinamento vai acabar. Uma forma eficiente de acabar com esse tipo de ruminação diária sobre o futuro é fazer exercícios físicos.

Menina fazendo exercícios na sala

Enquanto fazemos uma atividade física, a mente só pensa nos movimentos que está realizando. Desse modo tão simples, podemos evitar pensar na situação atual.

Além disso, dado que se manter ativo melhora o humor, a forma de olhar para o futuro também será mais positiva. O exercício também é capaz de mudar os pensamentos negativos, transformando-os em pensamentos melhores, com mais ânimo.

A importância de se manter ativo durante a quarentena

Enquanto a quarentena durar, temos que buscar meios para nos distrairmos e para nos mantermos ocupados. O exercício físico é a opção ideal para tudo isso, além de ajudar a manter a forma física e reduzir o estresse.

Como vimos, a atividade física proporciona muito benefícios. Melhora o humor, ajuda a relaxar e a dormir melhor, elimina os pensamentos negativos, e tantos outros. É por isso que deveríamos estabelecer uma rotina diária de exercícios e dedicar um tempo para olhar para o corpo e acalmar a mente.

  • Bayego, E. S., Vila, G. S., y Martínez, I. S. (2012). Prescripción de ejercicio físico: indicaciones, posología y efectos adversos. Medicina clínica, 138(1), 18-24.
  • Jiménez, M. G., Martínez, P., Miró, E., y Sánchez, A. I. (2008). Bienestar psicológico y hábitos saludables: ¿están asociados a la práctica de ejercicio físico?. International Journal of Clinical and Health Psychology, 8(1), 185-202.