A importância dos períodos de descanso

21 de junho de 2019
Você sabia que os períodos de descanso são tão importantes quanto o treinamento em si? Se você não respeitá-los, não só será impossível atingir as metas que você estabeleceu para si mesmo, como também haverá um maior risco de lesões.

Quando falamos em entrar em forma, sempre pensamos em treinar. Procuramos os exercícios que melhor se adaptam aos nossos objetivos e nos informamos para saber quais são os mais apropriados. No entanto, tenha em mente que os períodos de descanso são tão importantes quanto o exercício que você faz.

Caso você ainda não esteja ciente da importância de respeitar os períodos de descanso, recomendamos que continue lendo o artigo a seguir,

Você encontrará todas as informações necessárias sobre as características dos períodos de descanso. Além disso, vamos explicar as razões pelas quais é tão importante deixar o corpo descansar para atingir as metas que você deseja alcançar.

Características dos períodos de descanso

Em primeiro lugar, você deve saber que não há dados concretos que descrevam como os períodos de descanso devem ser. Suas características variam dependendo de diferentes fatores, dentre os quais se destacam a modalidade esportiva ou a intensidade do treino.

De qualquer forma, é possível estabelecer uma diferenciação muito clara dependendo se a pessoa pratica o esporte no seu tempo livre ou se faz isso profissionalmente:

  • Atletas amadores: se você é uma dessas pessoas que praticam esportes como uma forma de lazer, é importante que você descanse pelo menos dois dias durante a semana. Mas, se o esporte que você pratica é de alta intensidade, tente ter três dias de descanso.
  • Atletas profissionais: no caso dos atletas profissionais, eles não podem se dar ao luxo de descansar três dias por semana. Seus objetivos são muito mais ambiciosos e seu corpo está melhor preparado; de modo que os períodos de descanso serão mais curtos. Neste caso, é difícil dar um número específico; pois isso dependerá da rotina de treinamento estabelecida pelo treinador, da intensidade do esporte e da proximidade da próxima competição.
A importância dos períodos de descanso

Importância dos períodos de descanso

Até agora, destacamos a importância dos períodos de descanso, mas ainda não explicamos as razões pelas quais ele é tão relevante. A seguir, vamos listar brevemente as principais razões pelas quais todas as pessoas que praticam esportes regularmente devem treinar apenas alguns dias durante a semana:

Que tal experimentar o descanso ativo?

Os períodos de descanso não significam apenas deitar no sofá e deixar o tempo passar. Você deve saber que não se exercitar da maneira que você geralmente faz, porém permanecendo ativo, é totalmente possível.

Para conseguir fazer isso, aproveite os seus dias de descanso para tomar um banho relaxante que promova a recuperação muscular. Se você aplicar um creme reparador, você verá como você vai se sentir totalmente renovado.

Outra opção é dar um passeio; esta é uma boa maneira de passar um tempo com a família e, ao mesmo tempo, permanecer ativo. Caminhe com um ritmo médio e se beneficie de todas as vantagens do exercício de baixa intensidade ao ar livre.

Isto é o que acontece se você não descansar…

Supomos que, a essa altura, você já esteja ciente da importância de respeitar os períodos de descanso. Caso contrário, recomendamos que você conheça todas as consequências de fazer exercícios continuamente:

  • Rupturas musculares devido ao estresse: o exercício constante significa que os músculos estão tensos continuamente. Se não os relaxarmos nem os deixarmos descansar pelo tempo necessário, isso pode acabar causando a ruptura das fibras musculares. Este tipo de lesão pode ter diferentes graus de gravidade, mas geralmente isso vai te manter longe das práticas esportivas por um tempo.
Características dos períodos de descanso

  • Problemas cardíacos: certamente você já percebeu como a sua frequência cardíaca aumenta quando você começa a se exercitar. Dependendo da intensidade, ela ficará mais ou menos elevada. O que está claro é que ela fica mais rápida do que naqueles momentos em que você está em repouso. Submeter o sistema cardíaco a altos níveis de demanda continuamente pode gerar um aumento na pressão arterial.

Em conclusão, podemos estabelecer que a chave, assim como em tantas outras coisas da vida, está no equilíbrio. Assim, se você compensar os dias de treino árduo com sessões de descanso, massagens e caminhadas, certamente você fará um grande favor ao seu corpo e poderá melhorar o seu desempenho no treinamento.

  • Garcia-Mas, A., Aguado, F. J., Cuartero, J., Calabria, E., Jiménez, R., & Pérez, P. (2003). Sueño, descanso y rendimiento en jóvenes deportistas de competición. Revista de Psicología Del Deporte.