Exercícios para combater as dores menstruais
Uma vez por mês, a menstruação se apresenta no sistema reprodutor feminino como sinal da ausência de gravidez. A duração dessa etapa depende do organismo de cada mulher, entretanto, a tendência é entre cinco e sete dias. Durante essa janela, podem aparecer as dores menstruais. Como podemos aliviá-las?
Aproximadamente duas semanas antes da menstruação se apresentar, as mulheres apresentam sintomas como, por exemplo, acne, fadiga, seios doloridos, inchaço, mudanças de humor e depressão. Esse estado se denomina síndrome de tensão pré-menstrual (TPM).
A menstruação é um processo natural que ocorre no corpo feminino de maneira regular. Inevitavelmente, as mulheres devem se habituar a lidar com isso e, ao mesmo tempo, com tudo que a menstruação traz, como dores menstruais e os sintomas da TPM.
Por que aparecem as dores menstruais?
Durante o período menstrual, as dores, cólicas ou cãibras costumam aparecer quando há um excesso de prostaglandinas, que são os compostos que provocam que o útero relaxe ou se contraia para expulsar o seu revestimento.
Então, uma das maneiras de combater as cãibras da menstruação é consumir medicamentos como o ibuprofeno, por exemplo. Além disso, também podem ser usadas compressas mornas ou quentes para fazer massagens, entre outras alternativas.
O esporte para aliviar as dores menstruais
Além das opções enumeradas anteriormente, uma ótima opção para tratar as dores menstruais é o exercício.
A razão é simples: a atividade física ativa processos hormonais e libera endorfinas, que contribuem para diminuir o mal-estar. A seguir, compartilhamos diversos exercícios que você pode colocar em prática, seja durante a TPM ou no próprio período menstrual:
1. Exercício aeróbico
O exercício aeróbico ou cardio é ideal para diminuir a dor menstrual e, ao mesmo tempo, ficar em forma. Dessa forma, existem vários exercícios aeróbicos que você pode realizar com o fim de ter uma menstruação menos dolorosa:
- Caminhar.
- Andar de bicicleta.
- Dançar.
- Trotar.
- Pular corda.
A escolha de um deles depende da sua preferência. Portanto, fica completamente sob o seu controle o tempo e a intensidade desses exercícios. Contudo, usualmente, recomenda-se trinta minutos de trabalho físico por dia.
2. Yoga
O Yoga é uma modalidade que estimula a mente e o corpo. Por esse motivo, ele é uma atividade de grande ajuda, tanto para apaziguar a dor menstrual quanto para relaxar a mente e liberar o estresse.
A única coisa que você precisa para fazer Yoga é de uma esteira para poder se mover confortavelmente no chão. Certamente, há muitas posições de Yoga que você pode implementar. Entre as mais adequadas para a menstruação, se destacam as seguintes:
- Postura da criança.
- Postura de joelhos ao peito.
- Torção da coluna.
- Postura da vaca e do gato.
- Postura do cachorro olhando para baixo.
Realizar posturas de Yoga regularmente antes e depois do seu período menstrual pode ajudar a relaxar e a se conectar com você mesma para um ciclo menstrual mais tranquilo. Do mesmo modo, você vai conseguir dotar os músculos de flexibilidade e de força.
3. Exercícios com trampolim
O rebound exercise (em português, “exercício de rebote”) é um tipo de exercício de baixo impacto que é praticado com um trampolim. Esses treinos costumam ser dinâmicos e ativos, o que cria um ambiente divertido e interessante.
Os exercícios com trampolim são uma alternativa de exercício durante a menstruação, pois é um exercício com muito pouco impacto e que, além disso, pode melhorar o seu humor.
Você só precisa conseguir um pequeno trampolim e fazer diferentes saltos ao ritmo da música. Você vai ver que, na verdade, é um trabalho físico exigente!
4. Alongamentos
Os alongamentos são exercícios para esticar, fortalecer e oxigenar os músculos. Dessa forma, fazer exercícios de alongamento pode beneficiar você em muitos níveis. Por exemplo, eles servem para relaxar os tecidos musculares, lubrificar as articulações e diminuir cólicas, dores abdominais e na lombar.
Esse tipo de trabalho funciona a favor do seu organismo para relaxar os seus músculos, evitar e prevenir as dores. Por conseguinte, os exercícios para alcançar o split e os treinos para melhorar a flexibilidade das pernas ou das costas são realmente efetivos para enfrentar dores menstruais.
Por fim, é compreensível que, ao sofrer de dores menstruais, você não encontre nem um indício de motivação para treinar. No entanto, o exercício pode ser mais efetivo do que você pensa.
Além disso, lembre-se de que se trata de uma alternativa natural, pois os processos químicos do organismo para aliviar a dor são causados pelo movimento.
Então, se você quiser se esquecer dos analgésicos e deixar de lado a inatividade e a dor no seu ciclo menstrual, pegue algum desses exercícios coloque-o em prática!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Dolor menstrual. Marzo 2019. Biblioteca Nacional de Medicina de los EEUU, MedlinePlus. https://medlineplus.gov/spanish/periodpain.html
- Yang, N.-Y., & Kim, S.-D. (2016). Effects of a Yoga Program on Menstrual Cramps and Menstrual Distress in Undergraduate Students with Primary Dysmenorrhea: A Single-Blind, Randomized Controlled Trial. The Journal of Alternative and Complementary Medicine, 22(9), 732–738. https://doi.org/10.1089/acm.2016.0058
- Daley, A. J. (2008). Exercise and Primary Dysmenorrhoea. Sports Medicine, 38(8), 659–670. https://doi.org/10.2165/00007256-200838080-00004
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.