Benefícios da postura do cachorro olhando para cima da Yoga

· 28 de julho de 2018
A yoga é uma prática que traz saúde e estabilidade, tanto para o corpo quanto para a mente, e a postura do cachorro é uma das mais características desse esporte

Dentro dessa modalidade ancestral, existem diferentes posturas, posições ou ‘asanas’ e cada uma delas nos oferece seus benefícios. Neste artigo vamos falar sobre a postura do cachorro olhando para cima, uma das mais básicas e que nos traz mais benefícios.

Como é a postura do cachorro olhando para cima?

Seu nome em sânscrito é Urdhva Mukha Svanasana, mas a conhecemos pela tradução em português: a postura do cachorro olhando para cima. É uma das asanas mais comuns entre as práticas de Yoga e seu principal objetivo é alongar toda a parte de trás do corpo: pescoço, costas, quadris, glúteos e até mesmo pernas. Também serve para descansar a barriga e a cabeça.

Mulher fazendo a postura do cachorro olhando para cima

Para realizar a postura do cachorro olhando para cima, devemos nos deitar em um colchonete e esticar bem as pernas, apoiando a barriga. Em seguida, colocamos as palmas das mãos na altura do peito e esticamos os braços completamente.

Desta forma, as costas serão levadas para trás e a barriga e a pélvis se levantarão do colchonete. Não se esqueça de que a cabeça fica reta, com a vista para a frente e os ombros relaxados.

As pernas ficarão esticadas o tempo todo e o peito do pé apontando para baixo; o ponto que vai exercer mais pressão contra o chão será o apoio dos dedos dos pés.

Empurre um pouco com as mãos e os pés para que o corpo (exceto por essas duas partes) fique suspenso no ar. Preste atenção para não estender demais os cotovelos – que não ficam para fora – porque isso pode gerar dor. Abra bem os dedos para se apoiar o máximo possível.

Inspire profundamente quando levantar do chão e, quando você soltar o ar, arqueie as costas um pouco mais para trás, para que a área lombar se estenda. Segure por alguns segundos e desça.

Como a postura do cachorro olhando para cima nos beneficia?

Esta Asana tem vários benefícios, tais como a melhora da circulação sanguínea, trabalho da força dos braços e das costas, alongamento da coluna, manutenção de uma postura correta e ativação dos músculos dos glúteos e quadris.

Esta posição também estimula os órgãos abdominais; revigora o corpo (nos dá muita energia, por isso é aconselhável realizá-la quando nos sentimos cansados); também evita tensões no pescoço, tão comuns hoje em dia.

As outras duas posições do cachorro na Yoga

Além da postura do cachorro olhando para cima, também podemos encontrar outras duas asanas relacionadas a esse animal. E a melhor parte é que elas podem ser combinadas para que alcancemos melhores resultados!

A posição do cachorro olhando para baixo é outra das mais comuns na prática dessa técnica; seu nome em sânscrito é Adho Mukha Svanasana e é feita da seguinte maneira:

Primeiramente, fique em posição de 4 apoios; costas retas, as mãos apoiadas no solo na altura dos ombros e os joelhos também apoiados no colchonete formando uma linha imaginária com os quadris.

Mulher realizando a postura do cachorro olhando para baixo

Levante os joelhos para estender as pernas e suba o máximo possível os quadris; as plantas dos pés e as palmas das mãos são o único contato com o chão. Coloque a cabeça entre os ombros e olhe para o umbigo. A ideia é que se forme um V invertido com o seu corpo e que as costas se alonguem completamente.

A outra posição do cachorro (Eka Pada Adho Mukha Svanasana ou postura do cachorro olhando para baixo com perna elevada; é semelhante a essa, mas um pouco mais difícil. Depois de levantar os quadris e ficar equilibrado, levante a perna direita e deixe-a esticada como se quisesse tocar o teto com a ponta do pé. Após alguns segundos, desça lentamente e repita com a perna esquerda.