Exercícios e outras recomendações para dormir melhor
As chances de ter uma noite ruim são altas se o estresse e a ansiedade estiverem presentes. Nesses casos, adormecer se torna uma missão impossível e, como consequência, surgem outros problemas para a saúde. Algumas dúvidas que podem aparecer nessa hora são se existem exercícios para dormir melhor, ou o que devemos fazer para ficar com sono à noite. Vamos ver as respostas.
Felizmente, um dos grandes benefícios do exercício físico é o relaxamento, um fator essencial para que uma pessoa possa dormir melhor. Por isso, a seguir, vamos apresentar uma série de recomendações sobre o assunto. Não perca!
Exercícios para dormir melhor
A prática de exercícios físicos estimula diversas mudanças a nível fisiológico. Uma delas é a liberação de hormônios relacionados ao relaxamento e à felicidade, tais como serotonina, endorfina, dopamina, ocitocina, melatonina, entre outros.
Todos eles fazem parte de um processo que ajuda o corpo a dormir melhor. Quando o descanso do corpo durante a noite está de acordo com o recomendado, isso pode ser considerado um hábito e um estilo de vida saudável.
Não importa o tipo de exercícios a serem realizados, o objetivo é adotar diferentes exercícios que se ajustem às capacidades físicas de cada pessoa e, por meio da sua execução, obter os benefícios que permitam um melhor descanso.
Alongamentos
Existem muitos tipos de alongamentos. No entanto, a ideia é optar por uma série de exercícios que possam ser feitos sem a ajuda de outra pessoa.
A flexibilidade é uma das capacidades físicas mais importantes para o corpo, porém, ela geralmente diminui com a idade. Os exercícios de alongamento são usados para que essa perda não seja tão rápida. Ao mesmo tempo em que essa prática é favorecida, as horas de descanso noturno também são mais bem aproveitadas.
Os exercícios para dormir melhor incluem um conjunto de atividades de alongamento, pois elas relaxam os músculos e ajudam o suprimento de sangue a atingir todo o corpo mais facilmente. Um estudo de 2016 mostra como o alongamento muscular reduz os níveis de estresse, um fator que quando presente torna o relaxamento impossível.
Diante do exposto, recomenda-se realizar cada alongamento durante um período de 10 a 30 segundos para diminuir o estresse. Além disso, esses exercícios também contribuem para a prevenção de lesões e ajudam a relaxar o corpo.
Exercícios aeróbicos
As opções para fazer exercícios aeróbicos são quase infinitas. Eles vão desde atividades físicas individuais – caminhar, trotar, correr, dançar – até esportes – natação, futebol, atletismo. Portanto, basta escolher o que você mais gosta.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda fazer pelo menos 150 minutos de atividade física moderada – ou 75 minutos de maior intensidade – por semana. O exercício aeróbico é recomendado para melhorar a capacidade cardiopulmonar, já que a sua intensidade é moderada-alta.
Essa intensidade permite que o coração bombeie o sangue oxigenado por todo o corpo. A irrigação contribui para o bem-estar do corpo em geral e, juntamente com o gasto energético induzido pelo exercício, isso também vai permitir dormir melhor, de acordo com publicações especializadas.
Exercícios de força
O objetivo é desenvolver os grupos musculares relacionados a cada segmento do corpo – pernas, tronco e braços –, a fim de melhorar o tônus muscular, o posicionamento dos órgãos internos e a postura. Apesar de não influenciar o sono diretamente, isso afeta o funcionamento cardíaco, que é o responsável por fornecer o sangue oxigenado para o corpo.
De forma simplificada, o treinamento de força traz uma série de benefícios necessários para alcançar uma sensação de bem-estar – fisicamente e psicologicamente necessária na hora de dormir. Além disso, os tipos de exercícios são complementares. Portanto, é melhor combinar os diferentes tipos e os exercícios de força não devem ser deixados de fora.
Outras recomendações para dormir melhor
Fazer exercícios para dormir melhor é uma das recomendações mais importantes. Porém, também existem outras sugestões que devem ser levadas em consideração e adotadas regularmente a fim de criar hábitos de vida saudáveis. São as seguintes:
- Ter uma alimentação balanceada
- Evitar bebidas energéticas
- Não usar tabaco
- Evitar pensar em problemas e preocupações e buscar pensamentos calmos
- Melhorar o ambiente do quarto
Exercícios para dormir: o que deve ser levado em consideração?
Tudo o que envolve o exercício físico traz benefícios. Apesar disso, é necessário levar em consideração alguns aspectos que podem inviabilizar a sua execução.
Assim, se houver alguma patologia ou problema físico que impeça a prática de exercícios físicos, é necessário consultar o médico para obter o tratamento adequado. Da mesma forma, não hesite em consultar um especialista se achar que o seu problema de sono possa estar relacionado a um problema de saúde.
Caso contrário, simplesmente consulte profissionais do treinamento para que eles possam elaborar treinos adequados às suas habilidades físicas. Desse modo, dormir melhor se tornará um hábito do qual você vai aproveitar diariamente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Johnston, B. 2018. Beneficios del ejercicio. Merck Manuals. https://www.merckmanuals.com/es-us/hogar/fundamentos/ejercicio-y-forma-f%C3%ADsica/beneficios-del-ejercicio
- Actividad física. Organización Mundial de la Salud. https://www.who.int/dietphysicalactivity/pa/es/
- Paredes Ramírez, Paola Catalina (2016) El efecto de los estiramientos musculares sobre los niveles de estrés en cuidadores de la salud que laboran en áreas de cuidado crítico y urgencias, en la Fundación Cardioinfantil Instituto de Cardiología. Maestría thesis, Universidad Nacional de Colombia – Sede Bogotá.
- Alfonso Jiménez Gutiérrez. 2006. Entrenamiento de Fuerza y Salud: Efectos Positivos de los Cambios producidos por el Entrenamiento de Fuerza sobre la Salud. G-SE. https://g-se.com/entrenamiento-de-fuerza-y-salud-efectos-positivos-de-los-cambios-producidos-por-el-entrenamiento-de-fuerza-sobre-la-salud-746-sa-C57cfb2717e6c8
- Ejercicio físico para la salud. (2001). Revista Mexicana de Cardiología.
- Santamaria, J. (2003). Mecanismos y función del sueño: su importancia clínica. Medicina Clinica. https://doi.org/10.1157/13048048
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.