Conheça os benefícios de beber água alcalina

18 de janeiro de 2020
Vamos ensinar os benefícios de consumir água alcalina, de acordo com a ciência.

O pH da água é determinado pelos minerais encontrados nela. A água alcalina é submetida a um processo de ionização que resulta em um líquido com um pH maior do que sete. Assim, um pH sete é considerado neutro, pois acima disso estaríamos falando de um meio básico ou alcalino e, abaixo disso, de um meio ácido.

A mídia e o marketing atribuíram várias propriedades à água alcalina com base em um suposto efeito desintoxicante. Essas teorias consideram que ela pode ser um elemento interessante para prevenir certas doenças, como o câncer, por exemplo. Mas será que isso é verdade?

Supostos benefícios da água alcalina

Os defensores do consumo da água alcalina afirmam que ela ajuda o corpo a eliminar os resíduos ácidos que são produzidos dentro dele. Portanto, ela apresentaria um papel homeostático, pois estaria corrigindo o equilíbrio ácido-base do corpo.

Além disso, também afirmam que ela tem uma função antioxidante, pois reduziria a produção de radicais livres e favoreceria a regeneração celular. Dessa maneira, o consumo habitual de água alcalina serviria para evitar os efeitos do envelhecimento.

Por fim, vale mencionar o seu suposto papel no combate à osteoporose. A eliminação de resíduos ácidos também incluiria a eliminação do ácido úrico e dos nefrólitos através da urina, o que serviria para prevenir os processos de osteoporose e para eliminar o cálcio que pode ficar retido nesses resíduos.

Benefícios de beber água alcalina

Evidências dos seus benefícios para a saúde

Na literatura científica atual, não há nenhuma indicação de que o consumo de água alcalina produza benefícios para a saúde. De fato, pode até mesmo não ser aconselhável consumi-la regularmente, devido à presença de certos minerais em grande proporção.

Sim, é verdade que existem alguns tipos de águas de mineralização fraca que podem ser interessantes para o tratamento de problemas como os cálculos renais. No entanto, isso não se deve ao seu pH, mas sim à presença específica de determinados minerais.

Apesar disso, existe sim uma função da água alcalina cientificamente comprovada. O consumo dessa bebida serve para combater o refluxo, devido à sua capacidade de absorção dos ácidos.

A água alcalina desnaturaliza a pepsina instantaneamente, deixando-a inativa. Dessa maneira, os efeitos do refluxo são aliviados muito rapidamente [1].

Como produzir a água alcalina

É relativamente fácil obter água alcalina sem sair de casa. Uma maneira simples é ferver a água e então deixá-la esfriar. Outro método usado é adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio a um copo de água.

Com ambos os métodos, a água terá um pH maior do que 7,3 – o mínimo necessário para que ela seja considerada alcalina.

Importância do consumo de água potável

Além de todos os supostos benefícios do consumo da água alcalina, o que está claro é o quão crucial é consumir água potável. Em muitos países, a água ainda é consumida com microrganismos ou sem purificação, o que aumenta a probabilidade de sofrer de um grande número de doenças gastrointestinais [2].

Devemos garantir que a água que consumimos tenha um grau adequado de purificação. Isso é garantido pelos fabricantes que engarrafam água, mas não é bem assim quando se trata de água da torneira ou de alguma fonte em via pública.

Benefícios de beber água alcalina

Em caso de dúvida, a melhor opção é não consumir uma água cuja origem ou nível de higiene sejam desconhecidos. Assim, vamos nos proteger de muitas intoxicações alimentares que poderiam colocar a nossa saúde em risco.

Benefícios da água alcalina: conclusão

O consumo de água alcalina não tem outros benefícios comprovados além do combate à azia ou refluxo. Isso ocorre por causa da sua capacidade de neutralizar a pepsina e os ácidos estomacais. No entanto, não há evidências do seu poder antioxidante ou da sua capacidade de prevenção do câncer.

Além disso, o consumo frequente de água alcalina pode não ser positivo devido à distribuição de minerais na sua composição. O que é inquestionável, no entanto, é a necessidade de consumir água purificada de boa qualidade todos os dias.

A água engarrafada geralmente é uma opção que oferece garantias em termos de saúde e higiene. Pelo contrário, não devemos consumir água de fontes ou torneiras se não soubermos a sua origem ou se não pudermos garantir a sua segurança alimentar.

  1. Koufman JA., Johnston N., Potential benefits of pH 8.8 alkaline drinking wáter as an adjunct in the treatment of reflux disease. Ann Otol Rhinol Laryngol, 2012. 121 (7): 431-4.
  2. Bylund J., Toljander J., Lysèn M., Rasti N., Enggvist J., Simonsson M., Measuring sporadic gastrointestinal illness associated with drinking water – an overview of methodologies. J Water Health, 2017. 15 (3): 321 – 340.