Conheça os benefícios de beber água alcalina
O pH da água é determinado pelos minerais encontrados nela. A água alcalina é submetida a um processo de ionização que resulta em um líquido com um pH maior do que sete. Assim, um pH sete é considerado neutro, pois acima disso estaríamos falando de um meio básico ou alcalino e, abaixo disso, de um meio ácido.
A mídia e o marketing atribuíram várias propriedades à água alcalina com base em um suposto efeito desintoxicante. Essas teorias consideram que ela pode ser um elemento interessante para prevenir certas doenças, como o câncer, por exemplo. Mas será que isso é verdade?
Supostos benefícios da água alcalina
Os defensores do consumo da água alcalina afirmam que ela ajuda o corpo a eliminar os resíduos ácidos que são produzidos dentro dele. Portanto, ela apresentaria um papel homeostático, pois estaria corrigindo o equilíbrio ácido-base do corpo.
Além disso, também afirmam que ela tem uma função antioxidante, pois reduziria a produção de radicais livres e favoreceria a regeneração celular. Dessa maneira, o consumo habitual de água alcalina serviria para evitar os efeitos do envelhecimento.
Por fim, vale mencionar o seu suposto papel no combate à osteoporose. A eliminação de resíduos ácidos também incluiria a eliminação do ácido úrico e dos nefrólitos através da urina, o que serviria para prevenir os processos de osteoporose e para eliminar o cálcio que pode ficar retido nesses resíduos.
Evidências dos seus benefícios para a saúde
Na literatura científica atual, não há nenhuma indicação de que o consumo de água alcalina produza benefícios para a saúde. De fato, pode até mesmo não ser aconselhável consumi-la regularmente, devido à presença de certos minerais em grande proporção.
Sim, é verdade que existem alguns tipos de águas de mineralização fraca que podem ser interessantes para o tratamento de problemas como os cálculos renais. No entanto, isso não se deve ao seu pH, mas sim à presença específica de determinados minerais.
Apesar disso, existe sim uma função da água alcalina cientificamente comprovada. O consumo dessa bebida serve para combater o refluxo, devido à sua capacidade de absorção dos ácidos.
A água alcalina desnaturaliza a pepsina instantaneamente, deixando-a inativa. Dessa maneira, os efeitos do refluxo são aliviados muito rapidamente [1].
Como produzir a água alcalina
É relativamente fácil obter água alcalina sem sair de casa. Uma maneira simples é ferver a água e então deixá-la esfriar. Outro método usado é adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio a um copo de água.
Com ambos os métodos, a água terá um pH maior do que 7,3 – o mínimo necessário para que ela seja considerada alcalina.
Importância do consumo de água potável
Além de todos os supostos benefícios do consumo da água alcalina, o que está claro é o quão crucial é consumir água potável. Em muitos países, a água ainda é consumida com microrganismos ou sem purificação, o que aumenta a probabilidade de sofrer de um grande número de doenças gastrointestinais [2].
Devemos garantir que a água que consumimos tenha um grau adequado de purificação. Isso é garantido pelos fabricantes que engarrafam água, mas não é bem assim quando se trata de água da torneira ou de alguma fonte em via pública.
Em caso de dúvida, a melhor opção é não consumir uma água cuja origem ou nível de higiene sejam desconhecidos. Assim, vamos nos proteger de muitas intoxicações alimentares que poderiam colocar a nossa saúde em risco.
Benefícios da água alcalina: conclusão
O consumo de água alcalina não tem outros benefícios comprovados além do combate à azia ou refluxo. Isso ocorre por causa da sua capacidade de neutralizar a pepsina e os ácidos estomacais. No entanto, não há evidências do seu poder antioxidante ou da sua capacidade de prevenção do câncer.
Além disso, o consumo frequente de água alcalina pode não ser positivo devido à distribuição de minerais na sua composição. O que é inquestionável, no entanto, é a necessidade de consumir água purificada de boa qualidade todos os dias.
A água engarrafada geralmente é uma opção que oferece garantias em termos de saúde e higiene. Pelo contrário, não devemos consumir água de fontes ou torneiras se não soubermos a sua origem ou se não pudermos garantir a sua segurança alimentar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Koufman JA., Johnston N., Potential benefits of pH 8.8 alkaline drinking wáter as an adjunct in the treatment of reflux disease. Ann Otol Rhinol Laryngol, 2012. 121 (7): 431-4.
- Bylund J., Toljander J., Lysèn M., Rasti N., Enggvist J., Simonsson M., Measuring sporadic gastrointestinal illness associated with drinking water – an overview of methodologies. J Water Health, 2017. 15 (3): 321 – 340.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.