Logo image
Logo image

Você sabe o que é o balanço energético?

5 minutos
Atualmente, uma das grandes preocupações da sociedade é o peso corporal. O que muitas pessoas não sabem é que o peso ideal está intimamente relacionado a um bom balanço energético.
Você sabe o que é o balanço energético?
Última atualização: 18 novembro, 2019

Após o período das férias, muitos de nós passamos a ter novos objetivos, e um dos mais comuns é o emagrecimento. O mesmo acontece com os atletas, que muitas vezes veem o seu balanço energético comprometido dependendo da temporada em que estão.

No entanto, em muitos casos há um desconhecimento sobre o peso de um fator crucial para esse aspecto: o balanço energético.

Por isso, no artigo de hoje, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse conceito, além de aprender como alcançá-lo e de observar a sua importância para que possamos alcançar os objetivos aos quais nos propomos.

O que é o balanço energético?

O nosso corpo, da mesma forma que qualquer outro tipo de mecanismo que se movimenta, precisa de um aporte de energia (ou seja, um combustível) para funcionar.

Nos seres humanos, isso é obtido através da ingestão de alimentos. Dessa forma, poderíamos definir o balanço energético como o equilíbrio que pretendemos alcançar por meio da ingestão da mesma quantidade de energia que gastamos.

Que tipos de balanço podem ser encontrados?

Podemos encontrar três tipos diferentes de balanço energético, que se refletem no aumento ou na perda de peso:

  • Primeiramente, o balanço energético neutro, com o qual vamos manter um peso estável por causa do equilíbrio entre a ingestão e o gasto energético.
  • Por outro lado, há o balanço energético negativo. Nesse caso, é possível emagrecer, pois a quantidade de energia ingerida é menor do que aquilo que se gasta.
  • Finalmente, há o balanço energético positivo, no qual temos um excedente de energia porque ingerimos mais do que vamos gastar.

Como podemos alcançar um balanço energético ideal? 

Para alcançar um balanço energético ideal, devemos ter em mente as necessidades específicas de cada indivíduo, seja ele um atleta ou não. Ao mesmo tempo, é necessário prestar muita atenção ao estilo de vida ou à modalidade esportiva praticada pela pessoa em questão.

Some figure

Se quisermos otimizar o nosso desempenho e alcançar o balanço energético mais adequado para as nossas necessidades, devemos ter em mente os diversos fatores que podem alterar a ingestão calórica de cada pessoa.

Esses são fatores subjetivos que, conforme já mencionamos, devem ser identificados e analisados separadamente. Portanto, podemos afirmar que não existe um balanço energético padrão, pois ele deve ser adaptado de acordo com as necessidades específicas de cada indivíduo.

Importância de um programa nutricional adequado

Para garantir que a nossa ingestão seja adequada para alcançar o equilíbrio energético, será necessário dar uma ênfase especial à nossa dieta e também adaptar um programa nutricional às nossas características físicas e estilo de vida.

Se o que procuramos é melhorar o desempenho ou a qualidade de vida, tão importante quanto ter um balanço energético adequado é realizar um treinamento de qualidade e otimizar o tempo de descanso.

Benefícios de um bom balanço energético

Obter um bom balanço energético pode trazer uma série de benefícios muito interessantes para a saúde do atleta:

Os macronutrientes no balanço energético

Poderíamos definir os macronutrientes como os nutrientes que fornecem grande parte da energia metabólica necessária para o organismo. No mundo dos esportes, os mais importantes são os carboidratos e as proteínas.

Os carboidratos têm como objetivo reabastecer e manter os depósitos de energia em níveis adequados. Enquanto isso, as proteínas têm a função de melhorar o tempo e a qualidade da reparação dos tecidos musculares após o recebimento de estímulos estressantes.

Ambos os fatores, juntamente com a intensidade e o tempo de prática esportiva, vão determinar quais são as demandas energéticas de cada indivíduo, portanto, não devemos generalizar. A seguir, vamos analisar os dois fatores separadamente.

Some figure

Carboidratos, desempenho e balanço energético

Conforme mencionamos anteriormente, a intensidade do exercício está intimamente relacionada aos carboidratos, uma vez que eles são os responsáveis ​​pela manutenção de reservas de energia estáveis.

Para obter um bom balanço energético, devemos introduzir cerca de 60% de carboidratos no total da dieta do atleta. No entanto, consultar um profissional da nutrição é sempre a melhor alternativa antes de fazer alterações na alimentação.

Ao mesmo tempo, se quisermos ter um resultado ideal, será importante prestar atenção ao momento da ingestão desses carboidratos. Ou seja, devemos decidir se eles vão ser consumidos antes, durante ou após o treinamento.

Necessidades proteicas no esporte

Podemos dizer que os atletas precisam de uma grande quantidade de proteína para ter um bom equilíbrio energético. No entanto, esses requisitos não serão os mesmos para alguém que faça treinamento de força em relação a um atleta que treine resistência.

Quando pensamos no caso das proteínas, será importante prestar uma atenção especial à sua qualidade. No mercado atual, encontramos vários produtos que não possuem a qualidade recomendada e que podem ser prejudiciais à saúde.

Além disso, as proteínas do soro de leite, da soja ou do ovo também devem estar presentes no nosso programa nutricional se quisermos que o balanço energético seja o ideal.

As gorduras e o balanço energético

Embora isso possa parecer errado a princípio, as gorduras são um fator importante em uma dieta. Na medida certa, elas fornecem grandes quantidades de energia, além das vitaminas A, D ou E.

Conclusões

Como podemos ver, alcançar um equilíbrio energético ideal não é uma tarefa tão simples quanto poderíamos imaginar. No entanto, se prestarmos atenção às características e necessidades específicas de cada indivíduo, podemos obter resultados sem jogar a toalha na primeira oportunidade.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Joint Position Statement: Nutrition and athletic performance. American College of Sports Medicine, American Dietetic Association, and Dietitians of Canada. Medicine and Science in Sports Exercise 2000, 32:2130–2145.
  • Meredith CN, Zackin MJ, Frontera WR, Evans WJ: Dietary protein requirements and body protein metabolism in endurance- trained men. Journal of Applied Physiology 1989, 66:2850–2856.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.