Continue seu estilo de vida fitness nas férias sem se descuidar

· 3 de janeiro de 2019
Levar uma vida saudável durante onze meses e jogar fora todo o esforço durante o outro mês do ano não é a melhor ideia, mas se preocupar muito com a vida fitness nas férias também não é. Existe um meio termo, sobre o qual vamos falar a seguir!

As férias são um momento de relaxamento e descanso; a rotina termina e os dias ficam cheios de planos divertidos, descanso e refeições mais abundantes. Como manter a vida fitness nas férias com todas essas novidades?

Nunca se esqueça de que cuidar da saúde e do organismo é algo que não compreende férias.  Entendemos que o exercício e o estilo de vida fitness não parecem se encaixar nessas circunstâncias. Mas você pode sim aproveitar ao máximo suas férias sem esquecer o treinamento e a vida saudável!

É possível se divertir mantendo um equilíbrio que nos permita manter nossa condição física e não estragar o trabalho que fizemos durante todo o ano. Mesmo porque estudos indicam que ficar duas semanas completamente parado pode nos prejudicar. A seguir, veremos algumas ideias para manter um estilo de vida fitness nas férias.

Mudar a rotina

Nas férias é importante mudar completamente a rotina. Viajar para outra cidade ou estar na praia e buscar uma academia para se inscrever e fazer os mesmos exercícios que são feitos durante o ano provavelmente não é a melhor ideia.

As férias são feitas para relaxar e viver experiências novas e divertidas com seu parceiro, sua família ou seus amigos. Mas isso não é incompatível com manter uma rotina saudável.

Você pode fazer uma variedade de coisas divertidas que ao mesmo tempo nos permitem manter o estilo de vida fitness nas férias. Praticar ciclismo, caminhar pelos parques, dançar, andar de caiaque ou fazer snorkel são apenas algumas das opções.

Meninas surfando

Você também pode simplesmente nadar na piscina ou no mar ou inventar jogos divertidos com as crianças dentro da água. O segredo é fazer algo que gostamos e desfrutar ao máximo todos os dias. Assim podemos nos manter ativos, mas sem obrigações.

Correr na praia

Um dos maiores prazeres das férias na praia é caminhar ou correr pela orla. Para aqueles que estão acostumados a correr todos os dias, caminhar ou correr na praia será um esforço extra. Isso porque terão que adaptar seus músculos e suas articulações às exigências da areia.

Fazer exercícios na companhia da brisa e do som do mar é uma experiência extraordinária. Para evitar o calor e os efeitos nocivos do sol, você deve correr na praia no início do dia ou no final da tarde.

Também podemos usar tênis se as regras da praia permitirem ou, simplesmente, fazê-lo descalço; sentir a areia nos pés é muito bom.

Esportes em grupo mantêm o estilo de vida fitness nas férias

Na praia você pode praticar muitos esportes em grupo. Jogar futebol ou vôlei de areia é uma maneira muito divertida de queimar calorias e se manter em forma.

Além disso, essas atividades que podem incluir toda a família favorecem a vida social e são uma grande oportunidade para fazer novos amigos ou fortalecer vínculos.

Trilhas e Trekking

Se, ao invés da praia, for escolhida a montanha, você também pode fazer trilhas ou trekkingSerá uma maneira excelente de descobrir novas paisagens e lugares maravilhosos enquanto se mantém um estilo de vida fitness nas férias.

Grupo fazendo trekking

A trilha pode ser praticada em qualquer idade e é uma atividade ideal para compartilhar com a família, com os mais jovens e também com os idosos. Só será necessário adaptar a rota de acordo com as necessidades e capacidades físicas do grupo.

Para os mais aventureiros, há também opções de trekking que, ao contrário das trilhas, não tem caminhos construídos de maneira artificial. Nessas duas atividades, será possível queimar calorias, tonificar músculos e reduzir o estresse e a ansiedade enquanto desfrutamos da natureza.

Comer saudável sem obsessão

Para manter o estilo de vida de fitness nas férias, também é importante manter um equilíbrio na comida, mas sem obsessão. Experimentar novos alimentos e novas receitas é uma parte fundamental da experiência de férias. E é um enorme prazer que não devemos nos privar.

Mulher tomando café da manhã com uma vista maravilhosa de mar e montanhas

O importante é manter sempre o controle das porções e evitar excessos na medida do possível. É claro que podemos comer certas coisas fora da dieta normal. Mas é importante manter um certo ritmo de refeições e consumir muitas frutas e vegetais para manter um equilíbrio nutricional.

Os cafés da manhã são uma refeição essencial e é necessário mantê-los saudáveis e nutritivos, mesmo nas férias. Se durante o dia você quiser comer algo fora do comum, é importante aproveitá-lo ao máximo, sem culpa. É por isso que estamos de férias!

Depois de um dia de excesso ou de ter comido tudo o que gostamos, no dia seguinte ou no jantar, devemos tentar compensar esse excesso para manter uma dieta equilibrada.